>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Revisão do Bang &Olufsen Beoplay A1


O Bang &Olufsen Beoplay A1 é um experimento para trazer a experiência de audição doméstica de classe mundial da B&O para um alto-falante Bluetooth que cabe na sua bolsa. Na maior parte, o experimento é um sucesso, graças ao som incrivelmente equilibrado, médios nítidos e detalhados e design elegante. Onde o experimento fica aquém é no tamanho e no fator de forma. Embora a qualidade de construção pareça muito premium, o alto-falante é pesado, volumoso e de formato desajeitado. Eu queria ter toda a história deste alto-falante Bluetooth portátil de US $ 250, então coloquei minhas mãos em uma unidade de alumínio escovado natural e dei uma volta por quase uma semana em Nova York.

Design:elegante, embora um pouco estranho


A Bang &Olufsen é talvez mais conhecida por seu Beoplay A9 de aparência extraterrestre - um alto-falante circular baseado em tripé que se destina a ficar elegantemente no canto da sua sala de estar ou escritório. A maioria dos audiófilos com foco em design visual conhece a B&O como uma empresa que leva a sério o emparelhamento da estética visual e de áudio. O A1 tenta pegar esse design de alto-falante circular, reduzi-lo e retirá-lo do tripé. O A1 não se parece exatamente com o A9, é muito mais grosso e, do ponto de vista da forma, parece um pouco com um detector de fumaça. Mas a linguagem de design está lá.

O acabamento era o que a B&O chama de “natural”, mas, na verdade, é uma construção de alumínio escovado que não é muito diferente do acabamento unibody original do MacBook. A parte inferior da unidade é construída com material de borracha-plástico resistente que faz com que o alto-falante em uma mesa seja estável e seguro.

A maioria dos audiófilos com foco em design visual conhece a B&O como uma empresa que leva a sério o emparelhamento da estética visual e de áudio.

Talvez a escolha de design mais estranha seja a pulseira de couro amarrada ao dispositivo. É um belo toque de design para adicionar algum contraste e pode ser removido se você quiser, mas parece estranho para um dispositivo que é muito minimalista. A outra queixa principal que você pode ter com a construção é a espessura do alto-falante. Isso tem algumas implicações para a portabilidade do dispositivo, que abordarei na próxima seção, mas acho importante observar que minha primeira impressão quando desembalei o A1 é o quanto o alto-falante é mais grosso do que parece nas fotos online.

Há também cerca de seis outras cores para escolher, portanto, se você quiser algo um pouco mais chamativo (como Moss Green ou Tangerine Red), essa opção está disponível para você - embora todas as cores pareçam premium.

Portabilidade:volumosa e desajeitada


A portabilidade é provavelmente o maior ponto negativo do A1. De cima para baixo, este alto-falante mede quase duas polegadas, tornando-o muito mais profundo e espesso do que eu esperaria de uma marca que normalmente coloca uma forte ênfase em dispositivos finos e elegantes. Além disso, em vez de optar por um design cilíndrico ou retangular, a B&O fez disso um círculo que mede mais de 5 polegadas de diâmetro. Isso tudo equivale a um alto-falante que não cabe tão bem ou tão facilmente em uma mochila, e com cerca de 1,3 libras, você certamente sentirá o peso e o volume se deixar isso em sua bolsa como um acessório permanente.

A alça de couro afixada no A1 oferece algo para você se agarrar, mas o dispositivo é escorregadio para segurar e, como os slots em que a alça se encaixa são cortados quase exatamente na largura dessa alça, você terá que seja específico sobre uma pulseira de substituição se você optar por trocar a sua. O design deste dispositivo é muito bom, então estou pensando que o caso de uso é mais “escritório” do que “piquenique no parque”, então a portabilidade pode não ser o maior negócio, mas é claro que a esportividade não era um objetivo da B&O aqui.

De cima para baixo, este alto-falante mede quase duas polegadas, tornando-o muito mais profundo e espesso do que eu esperaria de uma marca que normalmente coloca uma forte ênfase em dispositivos finos e elegantes.

Durabilidade e qualidade de construção:Robusto, mas arranhável


O Beoplay A1 tem um pouco de crise de identidade e em nenhum lugar isso é mais aparente do que no lado da durabilidade da moeda. O A1 de primeira geração (o que testei) afirma em seus materiais de marketing que é resistente a respingos e poeira, mas não parece haver uma classificação oficial de IP. As classificações de IP não são o limite da durabilidade para ser justo, mas estabelecem um conjunto de diretrizes para que todos falemos a mesma língua.

Sem um, estamos apenas aceitando a palavra da B&O de que este alto-falante estará seguro ao lado de uma piscina ou sob chuva leve. Não notei nenhum problema em meus modestos testes ao ar livre, é claro, mas não posso de boa fé recomendar trazer isso para ambientes extra-arenosos como a praia ou deixá-lo em qualquer precipitação forte. Mas, como mencionei acima, este alto-falante se parece mais com um alto-falante interno do que um dispositivo de música ao ar livre.

Mas nem tudo é ruim. A grade do alto-falante na parte superior do dispositivo é um alumínio anodizado muito forte que oferece muita proteção ao funcionamento interno dos cones dos alto-falantes. A metade inferior do alto-falante é feita da borracha de sensação mais forte que encontrei em um alto-falante portátil, e isso diz algo quando você o compara com os gostos da linha Flip da JBL.

Esses dois componentes materiais fazem o A1 parecer como um tanque, e estou confiante de que sobreviverá à sua bolsa ou a uma queda leve. Parece propenso a arranhões e arranhões, mas isso provavelmente se deve ao fato de o dispositivo ser um alto-falante de aparência premium. Há algo mental em obter qualquer tipo de marca em um dispositivo de luxo.

Conectividade e configuração:simples e estável


O protocolo Bluetooth em jogo no Beoplay A1 de primeira geração é o Bluetooth 4.2, oferecendo cerca de 30 metros de conectividade. Isso é mais do que suficiente se você mantiver a linha de visão do alto-falante, mas como não há Bluetooth 5.0 aqui, você não pode conectar facilmente vários dispositivos, e paredes grossas e interferência pesada podem representar um pequeno problema. Se o Bluetooth 5.0 é um grande requisito para você, recomendo olhar para a segunda geração do Beoplay, pois é uma das principais atualizações que a B&O trouxe para a mesa.

Como esperado com um dispositivo premium, ele foi lançado no modo de emparelhamento Bluetooth imediatamente, foi fácil de configurar no menu Bluetooth do meu iPhone e possui um botão para entrar novamente no modo de emparelhamento para conectar-se facilmente a um novo dispositivo. A estabilidade da conexão também foi impressionante em meus testes do mundo real – tenho muitos dispositivos Bluetooth conectados entre si em meu escritório em casa e não tive problemas com conectividade, mesmo quando meu telefone estava na outra sala. Há também uma entrada auxiliar para facilitar a conexão com fio.

Qualidade de som:o recurso de destaque


Os dois recursos que você procura em um dispositivo B&O são um design bonito e uma resposta sonora igualmente bonita. Nesse caso, a qualidade do som supera um pouco o design. A folha de especificações é bastante clara sobre os pontos de interesse aqui:existem 2 amplificadores de classe D, cada um fornecendo 30 W RMS, um alimentando o driver principal de 3,5 polegadas e o outro alimentando o tweeter de ¾ de polegada. A resposta de frequência oferece cobertura de 60 a 24.000Hz.

Essa extremidade baixa não é surpreendente - esses alto-falantes de formato pequeno não são particularmente bons em produzir sons graves, então a maioria dos fabricantes não tenta bombear muito abaixo de 50Hz. O que é surpreendente aqui é 24.000 Hz na extremidade superior, proporcionando mais headroom e brilho do que eu esperava.

Mas não é sobre os números, é sobre a experiência de audição. Eu quero ser honesto sobre a qualidade do som aqui - o A1 não soa como um alto-falante JBL pesado ou uma unidade forte da Ultimate Ears. Você está obtendo uma resposta muito mais plana e detalhada com o A1. E isso por dois motivos:primeiro, o alto-falante é projetado como suas unidades domésticas, com um ouvido para uma qualidade de som completa, em vez de apenas projetar graves. Em segundo lugar, o alto-falante parece ser projetado para oferecer a melhor qualidade de som quando está sentado em uma mesa, enquanto outros alto-falantes de marcas como Bose ou JBL tendem a querer que você coloque o alto-falante de lado.

O som de disparo superior do A1 oferece o que eles chamam de som “True360”. Mas, na prática, isso significa apenas que o A1 pode preencher seu espaço imediato de maneira muito mais uniforme do que outras opções desta classe. Em geral, o A1 é muito mais silencioso que os modelos mais esportivos de outras marcas, mas isso permite que você tenha uma experiência de audição muito mais equilibrada. Há também muitos ajustes que você pode fazer no som se conectar o aplicativo Beoplay em seu telefone, mas falarei sobre isso na seção de software.

Em geral, o A1 é muito mais silencioso que os modelos mais esportivos de outras marcas, mas isso permite que você tenha uma experiência de audição muito mais equilibrada.

Duração da bateria:talvez uma promessa exagerada


No papel, a duração da bateria do Beoplay A1 de primeira geração é muito impressionante. A B&O afirma que você pode obter até 24 horas de reprodução, que é a melhor duração de bateria que já vi em um alto-falante desse tamanho. Embora não esteja claro o tamanho da bateria em si, o peso desta unidade implicaria que a bateria é bastante considerável. Infelizmente, em meus testes do mundo real, eu estava obtendo metade dessa duração da bateria. Isso pode ser devido ao volume que eu estava ouvindo e quantos recursos de aplicativos conectados eu estava usando, mas é uma pena ver a B&O prometendo demais na folha de especificações.

Sua milhagem vai variar muito com este alto-falante, mas graças à porta de carregamento USB-C e à tecnologia de carregamento adaptável da B&O, o alto-falante se recarrega rapidamente. Há também uma função de reprodução adaptável que otimiza automaticamente o volume quando você fica com menos de 20% de carga. Isso é alarmante no começo porque muda sua experiência de audição, mas é um bom band-aid em uma bateria sem brilho.

Software e recursos extras:um aplicativo impressionantemente intuitivo


Eu vi muitos sinos e assobios oferecidos por aplicativos Bluetooth conectados, de alto-falantes a fones de ouvido e muito mais. Na maioria das vezes, esses aplicativos são muito limitados ou muito complicados. Fiquei agradavelmente surpreso com a facilidade de uso do aplicativo Beoplay. Depois de ativá-lo e criar uma conta, ele reconhece qualquer dispositivo B&O conectado e oferece muito controle ao seu alcance.

Existem funções óbvias, como monitorar a duração da bateria, atualizar o firmware e similares, e você também pode usar o aplicativo para conectar um segundo A1 para um par estéreo (uma boa maneira de obter um palco sonoro mais amplo). Mas o melhor recurso são os controles intuitivos de EQ. Existem cinco predefinições à sua disposição, oferecendo som ambiente, som ativo e tudo mais. Mas se você quiser ainda mais controle, o B&O não o forçará a usar controles deslizantes e botões de EQ às vezes confusos. Em vez disso, eles oferecem uma grade arrastável que permite alternar entre sons energéticos, relaxados, quentes e brilhantes (mapeados em dois eixos). Esta é uma maneira muito visual e muito fácil de usar para obter hiperespecífico sobre o som que você deseja.

Preço:apenas para quem pensa premium


Esteja você adquirindo o A1 de primeira geração (com melhor duração da bateria e som mais alto) ou o de segunda geração (com melhor Bluetooth e design um pouco mais refinado), pagará cerca de US $ 250, a menos que encontre o A1 à venda. Isso é aproximadamente o dobro do que você gastará com uma opção JBL de volume semelhante, mas está alinhado com outras marcas premium.

Isso significa que este alto-falante realmente é apenas para aqueles que desejam um alto-falante portátil premium - um que se sinta em casa ao lado de sua pasta de couro e seu MacBook Pro. Como tal, este alto-falante provavelmente só vale a pena se o design realmente falar com você. Embora o som seja incrível, é a aparência e a qualidade de construção que realmente se alinham com o preço aqui.

B&O Beoplay A1 vs. Bose SoundLink Revolve+


Como a B&O promete um som omnidirecional, não posso deixar de combiná-lo com o SoundLink Revolve + da Bose. Por apenas US $ 50 a mais, você pode obter um alto-falante mais profundo e mais alto que oferece uma propagação de 360 ​​graus muito melhor. A duração da bateria que a B&O promete é melhor e o som qualidade do A1 supera o Bose um pouco na minha opinião. Mas se você quer algo que preencha o espaço um pouco melhor para uma festa, o SoundLink é uma compra um pouco mais impressionante.
Veredicto Final
 Um pequeno alto-falante premium com algumas vantagens.

O B&O Beoplay A1 é um orador difícil de recomendar porque, pelo seu preço, eu não esperava tantas compensações. As alegações de duração da bateria são suspeitas e a durabilidade sem uma classificação de IP literal não é tão definitiva quanto eu gostaria para um alto-falante portátil. E com a falta de Bluetooth 5.0 e qualquer codec Bluetooth premium, este não é o alto-falante premium que o preço implicaria. Mas dois fatores muito eficazes para convencê-lo a comprar isso são o fato de que soa incrivelmente rico e parece realmente incrível sentado em uma mesa ao seu lado. Se esses dois últimos pontos atendem às suas prioridades, certamente vale a pena dar uma olhada.

Especificações

  • Nome do produto Alto-falante Bluetooth portátil Beoplay A1
  • Marca do produto Bang &Olufsen
  • SKU B01DO9KW38
  • Preço $ 249,99
  • Peso 1,3 libras.
  • Dimensões do produto 1,8 x 5,1 x 5,1 pol.
  • Cor Natural, Preto, Pedra de Areia, Verde Musgo, Vermelho Tangerina ou Aloe
  • Vida útil da bateria de 12 a 24 horas (varia muito com o uso)
  • Sem fio/com fio sem fio
  • Alcance sem fio 30m
  • Garantia de 2 anos
  • Especificação do Bluetooth Bluetooth 4.2
  • Codecs de áudio SBC, AAC