>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Fios de alto-falante de calibre 12 x calibre 14 x calibre 16 explicados


Se você estiver configurando um home theater pela primeira vez, pode ficar confuso sobre a espessura do alto-falante e seu impacto na qualidade do som. Mas não se preocupe:estou prestes a dissecar o assunto para você e ajudá-lo a escolher entre fios de alto-falante de calibre 12 vs calibre 14 e calibre 16.

Os fios do alto-falante de calibre 12 (3,31 mm) são mais grossos do que os fios de calibre 14 (2,08 mm) e 16 (1,31 mm). Eles são necessários para execuções mais longas ou aplicações em paredes e subterrâneas para minimizar as perdas na qualidade do som. Para requisitos de comprimento mais curto, você pode usar com segurança fios mais finos de calibre 14 ou 16.

Fios de alto-falante de calibre 12 x calibre 14 x calibre 16


Aqui está uma tabela de comparação rápida entre os fios de alto-falante de calibre 12, calibre 14 e calibre 16:
Calibre 12 Calibre 14 Calibre 16
Espessura 3,31 mm quadrados 2,08 mm quadrados 1,31 mm²
Comprimento máximo (4 ohm/8 ohm) 60 pés / 120 pés 40 pés / 80 pés 24 pés / 48 pés
Aplicativos Correntes mais longas, cabeamento em parede e subterrâneo Correntes médias, alto-falantes de alta impedância Distâncias mais curtas, alto-falantes de impedância mais baixa
Custo Mais caro Menos de calibre 12, mas maior que calibre 16 Mais barato

Continue lendo para saber mais sobre por que você pode optar por um determinado medidor. Primeiro, descreverei como o sistema de medição funciona e, em seguida, analisaremos cada medidor para ver em que situação você deve usá-lo.

Também darei algumas dicas adicionais no final do artigo para que você saiba exatamente o que comprar.

Medidores de fio do alto-falante


No início, você pode ficar confuso com todos os medidores diferentes. No entanto, é um sistema bastante simples que podemos explicar em menos de um minuto.

A American Wire Gauge (AWG) é a escala padrão na América, e também às vezes é chamada de medidor de fio Brown &Sharpe. Não o usamos apenas para fios de alto-falante, mas para todos os tipos de fios. Não é a única bitola de arame do mundo, mas é a usada na América.

Como você pode supor, os números se referem a tamanhos diferentes. No entanto, o sistema pode ser um pouco contra-intuitivo. Quanto menor o número, mais grosso o fio e vice-versa. Portanto, um fio de calibre 12 é mais grosso que um de calibre 16.

Os tamanhos mais comuns são calibre 12, 14 e 16, mas existem muitos fios mais grossos e finos por aí - eles não são muito usados. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de home theaters e sistemas de som em geral.

Agora que resolvemos isso, vamos dar uma olhada nos medidores mais comuns e ver como você pode usá-los em um home theater.

Fio de bitola 12


O fio de calibre 12 é o fio mais grosso que temos na lista aqui. Você pode pensar que um fio mais grosso é sempre melhor, mas nem sempre é esse o caso. A espessura ideal do seu fio depende de alguns fatores:
  • Comprimento
  • Impedância do alto-falante
  • Como você usará seu fio

O comprimento e a impedância do alto-falante andam de mãos dadas e serão os principais fatores determinantes quando se trata de sua escolha.

Quanto mais longo o fio, mais grosso ele deve ser. Também deve corresponder à impedância dos alto-falantes. Idealmente, deve ser inferior a 5% da impedância nominal do alto-falante.

Por exemplo, é aconselhável usar fio de calibre 12 para distâncias entre 60 e 120 pés . A distância também depende dos alto-falantes. Por exemplo, se a carga for 8 ohm, você pode usar um cabo mais longo . Quanto menor a carga, mais curto deve ser o cabo.

Fios mais grossos também são uma boa ideia se tiverem que passar por buracos nas paredes ou no subsolo. Isso ocorre simplesmente porque eles são mais difíceis de danificar e não serão partidos ao meio se a pressão for colocada sobre eles.

Em poucas palavras, use fio de calibre 12 se você precisar de um fio longo ou se precisar de um fio resistente. Caso contrário, pode não ser realmente necessário. Lembre-se de que o fio mais grosso custa mais, portanto, se não houver necessidade de usá-lo, você estará desperdiçando dinheiro.

Fio de bitola 14


O fio de bitola 14 também é uma boa opção para tiragens mais longas, embora não tão longas quanto aquelas para as quais você usaria o fio de calibre 12. É uma boa opção para corridas entre 40 e 80 pés , desde que a saída de potência não seja muito alta e a impedância do alto-falante não seja muito baixa.

O fio de bitola 14 também é um pouco mais barato que o de bitola 12 , por isso pode ser a melhor escolha se você quiser economizar alguns dólares.

Fio de bitola 16


O fio de calibre 16 funcionará bem em quase todas as circunstâncias. É bom para distâncias curtas , e é muito provável que você não precise esticar o fio por centenas de metros para conectar seus alto-falantes ao amplificador.

O fio de calibre 16 funciona muito bem com alto-falantes de baixa impedância, desde que a distância não seja muito grande (24-48 pés) .

O fio de bitola 16 também é mais barato que os fios de bitola 12 e 14, o que o torna ainda mais atraente. Portanto, a menos que você esteja tentando equipar um home theater para todo o bairro (um teatro de bairro, eu acho), o calibre 16 é a melhor escolha para você.

Em distâncias curtas, um fio mais grosso não lhe trará nenhum benefício e apenas custará mais dinheiro. Portanto, o calibre 16 é a escolha certa para a maioria das pessoas, na maioria das vezes.

O fio do alto-falante pode ser muito fino?


O fio do alto-falante pode ser muito fino, em teoria. Se o fio for muito longo, você precisará compensar com mais espessura. No entanto, isso não será um problema para a maioria das pessoas. Você provavelmente não usará um pedaço de fio tão longo que sua espessura se torne um problema.

Vamos dar uma olhada detalhada nisso. No geral, é muito mais fácil para os sinais elétricos viajarem através de fios mais grossos. Isso porque, caso contrário, muito do sinal pode ser absorvido pelo fio, o que pode, teoricamente, diminuir a qualidade do som.

A conclusão lógica pode ser que mais grosso é sempre melhor. No entanto, existem algumas considerações práticas que precisamos ter em mente.

Se você estiver usando um pedaço de fio relativamente curto, ele simplesmente não será longo o suficiente para gerar resistência alta o suficiente para afetar audivelmente a qualidade do som. A menos que você tenha a audição de um elefante experiente, provavelmente não notará nenhuma diferença.

A magreza só se torna um problema com pedaços de arame muito longos. Quanto mais longos eles forem, mais resistência haverá e mais sua qualidade de som será prejudicada. Nesses casos, você precisa compensar com espessura para mitigar esse efeito.

Para a maioria das pessoas, isso não será um problema, portanto, não há necessidade de se preocupar com a espessura do cabo.

O fio do alto-falante pode ser muito grosso?


O fio do alto-falante não pode ser muito grosso. Mesmo se você usar um fio mais grosso do que o necessário, isso não afetará negativamente seu sistema de som. Não há como um fio mais grosso danificar seus alto-falantes.

A única coisa que pode ser potencialmente danificada se você usar um fio muito grosso é o seu orçamento. Você acabará pagando muito mais dinheiro do que o necessário e provavelmente não ganhará nada com isso.

Mas se você está preocupado em danificar seus alto-falantes, pode relaxar. Nada pode acontecer com eles se os fios forem muito grossos.

O fio do alto-falante pode ser muito longo?


O fio do alto-falante não pode ser muito longo, no sentido de que não afetará negativamente a qualidade do som. É até aconselhável obter cabos um pouco mais longos. No entanto, eles podem atrapalhar se forem muito longos, então evite isso.

Contanto que você escolha cabos mais grossos para longas distâncias, não haverá problemas. Na verdade, você provavelmente deve deixar os cabos serem 30 ou 60 centímetros mais longos, para que você possa cortar o pedaço de fio desencapado e simplesmente retirar o plástico da próxima polegada ou duas, caso a extremidade nua oxide.

O único problema em ter um cabo muito longo é que ele pode atrapalhar e pode se tornar bastante confuso e esteticamente desagradável. Você provavelmente vai querer evitar isso, especialmente se estiver propenso a tropeçar em fios e cabos.

Material do fio do alto-falante


Se há uma coisa que você deve prestar atenção, provavelmente ainda mais do que a espessura do fio, é o material. O material de que é feito afetará significativamente sua durabilidade, qualidade de som e resiliência física.

Isso também fará com que o preço seja significativamente mais alto. Mas, neste caso, vale a pena pagar mais, pois na verdade você está ganhando mais com isso.

Os materiais típicos usados ​​na produção de arame são:
  • Cobre
  • Cobre sem oxigênio
  • Alumínio
  • Níquel
  • Zinco
  • Prata
  • Ouro

Você também pode encontrar ligas de cobre e diferentes materiais, que os fabricantes fazem para cortar custos.

O cobre é o melhor material para fios porque é um excelente condutor, não oxida rapidamente e não cria muita resistência. Não é o material mais barato da lista aqui, mas com certeza é a melhor escolha.

O cobre sem oxigênio é uma versão do cobre que contém menos oxigênio, o que significa que não é tecnicamente livre de oxigênio.

Em teoria, menos oxigênio o torna mais puro e deveria ser um melhor condutor. No entanto, é apenas cerca de 0,05% mais puro, então as diferenças não serão realmente audíveis.

A maioria dos outros materiais da lista, bem como as várias ligas, serão mais baratas que o cobre puro.

No entanto, eles não são bons condutores, são mais resistentes e quebram com facilidade, então você acabará comprando fios com mais frequência. É melhor evitar isso, a menos que seja absolutamente necessário.

Prata e ouro podem ser materiais muito úteis, mas não podem ser usados ​​para tudo devido aos seus altos preços.

Por exemplo, a prata é menos resistiva e oxida mais lentamente que o cobre, mas o preço de um cabo de prata o colocaria fora do orçamento da maioria das pessoas.

O ouro é mais resistivo que a prata ou o cobre, mas nunca oxida, por isso é uma boa escolha para terminações abertas. No entanto, seu preço e propriedades o tornam uma má escolha para os fios.

Fio caro é melhor?


Um fio caro geralmente não é muito melhor. Desde que seja feito do material certo e tenha a espessura e o comprimento certos, ele fará o trabalho. Não há necessidade de gastar dinheiro extra com fio de alto-falante.

Se você é um audiófilo hardcore e acha que pode ouvir a diferença de som entre fios baratos e caros, sinta-se à vontade para desembolsar mais dinheiro com isso. No entanto, a maioria das pessoas não será capaz de ouvir qualquer diferença.

Quando você pensa sobre isso, é apenas um pedaço de cobre em uma caixa de plástico. Você não pode reinventar a roda e não pode tornar esse produto significativamente melhor do que as versões de seus concorrentes. O preço mais alto que você pagará provavelmente é aumentado pelo nome da marca e pela qualidade.

Contanto que seja feito de cobre puro e você tenha o tamanho certo, não terá problemas, mesmo que obtenha uma opção mais barata. É muito melhor investir esse dinheiro em seu equipamento de áudio ou tratamento de som.

Ou você pode apenas obter alguns lanches e bebidas para se divertir mais enquanto desfruta de sua nova configuração. Isso também não é uma má ideia, eu diria.

Quanto você deve gastar em fios e conectores?


Uma estimativa aproximada é que você deve gastar cerca de 5% e não mais de 10% do que gastou em todo o seu sistema de som. Você pode pagar menos, mas se estiver gastando mais do que isso, provavelmente será um custo desnecessário.

Não há diretrizes rígidas quando se trata disso. Você deve tentar encontrar o cabo mais adequado para o trabalho e pronto. O mais importante é que seja feito de cobre e que seja a medida certa.

Não se deixe levar pelo hype e compre um cabo superfaturado só porque é feito de algum material mágico super especial polvilhado com pó de fada. Provavelmente não vale a pena, e os benefícios anunciados são tão pequenos que você provavelmente nem os ouvirá.

Você deve usar fios diferentes para alto-falantes diferentes?


Você não deve usar fios diferentes para alto-falantes diferentes. Idealmente, você deve usar o mesmo tipo de fio para todos os alto-falantes. Você pode usar um fio mais fino para os alto-falantes frontais e mais grosso para os alto-falantes surround, se realmente precisar, mas não é o ideal.

As pessoas às vezes pensam que deveriam usar fios mais grossos para os alto-falantes frontais, pois são os alto-falantes mais importantes.

A ideia é que, como esses alto-falantes são mais importantes, eles devem usar o tipo de fio que permite que as correntes elétricas passem com mais facilidade.

Da mesma forma, como os alto-falantes surround são menos críticos para o som, eles podem usar fios mais finos para conectá-los. Embora essa lógica possa parecer fazer sentido inicialmente, está longe de ser verdade.

Se você realmente deseja usar diferentes espessuras para diferentes alto-falantes para cortar cantos, deve fazer o oposto. Você pode usar fio mais fino para as frentes, pois elas são mais próximas e não exigem tanto fio.

Quando se trata dos arredores, você deve usar um fio mais grosso. Como discutimos, quanto mais longo o fio, mais grosso ele deve ser.

No entanto, a melhor ideia é usar o mesmo fio para todos os alto-falantes. Não é como se você economizasse muito dinheiro se usar fios diferentes, e provavelmente é mais seguro não fazê-lo. Não pense demais na situação.

Dicas de conexão


Se possível, tente obter conectores banana para o seu fio. Anexar as extremidades do fio desencapado é possível, e muitas pessoas escolhem esse caminho, mas pode ser uma dor de cabeça, por isso é melhor usar conectores adequados. Se o seu fio preferido vier sem conectores, você sempre poderá comprá-los separadamente.

Se isso não for uma opção ou você simplesmente preferir pontas de fios desencapados, há algumas etapas a seguir.
  1. Use um decapador de fios para remover parte do isolamento do fio, não mais que 2,54 cm.
  2. Torça os fios de cada fio com força, para que não haja fios saindo. Isso pode causar um curto-circuito.
  3. Identifique os leads positivos e negativos.
  4. Conecte-os de acordo com seu amplificador ou receptor. Se você errar, terá uma qualidade de som terrível.

Como você pode ver, esse processo não é ciência de foguetes, mas ainda exige mais esforço do que usar conectores banana. Além disso, sempre há espaço para algo dar errado, e queremos evitar isso o máximo possível.

Considerações finais


Para a maioria dos usuários e para a maioria dos propósitos, o fio de calibre 16 é mais que suficiente. Seu home theater provavelmente não é grande o suficiente para garantir cabos realmente longos, portanto, não haverá perda na qualidade do som, mesmo se você usar fios mais finos. Além disso, eles serão mais baratos, então você economizará um pouco de dinheiro.

O único detalhe realmente importante para comprar fios para sua configuração é que eles são feitos de cobre.

Se você precisar de fios mais longos, pode optar por fios de bitola 14 ou 12. São uma boa opção se você precisar percorrer distâncias maiores, pois terá que compensar o comprimento com a espessura.