>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Os palestrantes melhoram ou pioram com a idade?


Se você está comprando alto-falantes usados ​​da velha escola, provavelmente está se perguntando como eles soam. Pode-se supor que eles têm um som quente e vintage, mas você não pode deixar de se perguntar como eles eram quando novos. Então, os falantes melhoram ou pioram com a idade?

Os falantes pioram com a idade. À medida que os alto-falantes envelhecem, os materiais se desgastam e se deterioram, tornando as vibrações do cone do alto-falante menos precisas. A aranha (mola) perde a tensão com o tempo e desequilibra o cone. No entanto, os novos alto-falantes podem soar melhor após o amaciamento, permitindo que a aranha se estique.

Leia também:
  • O que fazer com sistemas de home theater antigos ou quebrados
  • Quanto tempo duram os palestrantes? (A Verdade)

O restante deste artigo explicará como o tempo pode afetar os alto-falantes. Também responderei se os alto-falantes ficam ruins se você não os usar, quanto tempo os alto-falantes de qualidade duram e por que os alto-falantes pioram com a idade.

Os palestrantes melhoram ou pioram com a idade?


Os alto-falantes pioram com a idade porque os materiais se degradam com o tempo. O cone pode perder sua forma original e a aranha perde tensão. Novos alto-falantes soarão melhor com o tempo porque precisam ser amaciados. No entanto, eles também piorarão após um longo período.

Os alto-falantes são feitos principalmente de materiais macios, como papel, plástico e fibra de aramida, que se degradam com a idade. Portanto, faz sentido que um alto-falante antigo não tenha a mesma vibração de um novo.

Além disso, as partes móveis nos alto-falantes pioram com o tempo, como qualquer outra coisa. A aranha é a mais suscetível.

A aranha é uma mola que envolve as bobinas de voz e ajuda a criar e direcionar as vibrações.

Além disso, os alto-falantes antigos geralmente têm espuma surround, que se degrada em questão de anos quando exposta à umidade e à luz solar.

Felizmente, o surround de espuma é a única coisa que você pode substituir com bastante facilidade. Assista a este vídeo do YouTube da Parts Express para saber como fazer isso:
COMO:Reespuma de alto-falante DIY usando um kit de reparo Parts ExpressAssista a este vídeo no YouTube.
Outro componente importante que falha ao longo do tempo é o crossover. O crossover é composto por componentes eletrônicos. Ele divide as frequências de ondas sonoras entre o tweeter e o woofer.

Os capacitores são os primeiros a falhar em crossovers. Com uma expectativa de vida de apenas cerca de 10 anos, eles costumam ser os primeiros a quebrar em alto-falantes vintage.

Os capacitores mais antigos não conseguem manter a tensão e a carga corretas, então os alto-falantes perdem força e precisão.

Novos alto-falantes soam melhor após o amaciamento


Alto-falantes novinhos em folha são outra história. Embora eles também quebrem com o tempo, geralmente soam muito melhor após um período de amaciamento.

O amaciamento é especialmente importante para subwoofers e woofers maiores. Tocar música em alto volume permite que a aranha se estique adequadamente. Isso aumenta a amplitude de movimento e permite que o cone vibre com mais força.

Assim, os novos alto-falantes ficam melhores com a idade no início.

Os alto-falantes ficam ruins se não forem usados?


Os alto-falantes ficam ruins mesmo quando não são usados. Temperaturas extremas, altos níveis de umidade, exposição aos raios UV e oxidação são fatores que podem degradar os alto-falantes ao longo do tempo. Os alto-falantes são feitos de plástico, espuma, papel e fibra, todos materiais bastante delicados.

Vale a pena notar que os alto-falantes se desgastam mais rapidamente se você os usar. Mas simplesmente existir e ser exposto a fatores ambientais é mais do que suficiente para apodrecer seus alto-falantes lentamente.

Dependendo de quanto tempo e onde eles estão sem uso, eles ainda podem funcionar. Um par de alto-falantes vintage sem uso em sua prateleira ainda deve funcionar.

Mas se você os mantiver em uma garagem quente e úmida com roedores, a espuma e o cone provavelmente se degradaram ao longo dos anos. Sujeira e detritos por si só podem degradar os alto-falantes e diminuir a qualidade do som.

Como os alto-falantes levam anos ou décadas para apodrecer, seus novos alto-falantes ficarão bem se você não os usar imediatamente. Eles não ficarão ruins se você não os usar por alguns anos.

Quanto tempo duram os palestrantes de qualidade?


Os alto-falantes de qualidade podem durar de 15 a 10 anos ou até mais se você cuidar deles. Alguns alto-falantes Hi-Fi soarão como novos, mesmo após 40 anos de uso, quando bem mantidos. Ocasionalmente, pode ser necessário substituir peças quebradas ou desintegradas, mas elas ainda funcionarão.

Existem inúmeros exemplos de alto-falantes de alta qualidade da década de 1980 funcionando perfeitamente bem até hoje.

O que a Hi-Fi testou no Mission 70 de 1983 e descobriu que eles são quase tão bons quanto os novos. Claro, percorremos um longo caminho no compartimento de design de alto-falantes.

Alto-falantes mais novos de qualidade comparável terão uma curva de resposta de frequência mais precisa, menos distorção e podem ficar mais altos.

Mas se você gosta do som vintage que apenas alto-falantes e gabinetes de guitarra da velha guarda podem alcançar, não há razão para não comprar alto-falantes usados ​​de alta qualidade.

Se você está considerando um par novinho em folha e não sabe se vale o preço alto, provavelmente vale. Se eles soarem bem hoje, eles soarão muito parecidos em 20 anos também. Limpe e mantenha-os regularmente para prolongar sua vida útil.

Por que os palestrantes pioram com a idade


Existem várias razões pelas quais os alto-falantes se degradam com o tempo. Vamos aos mais comuns.
  • Desgaste regular. O uso regular é o fator mais significativo que afeta a longevidade do alto-falante. O cone, espuma surround, aranha, bobinas de voz e outros componentes se esticam e perdem tensão ao longo do tempo. Isso significa que o alto-falante não é tão preciso quanto costumava ser. Tocar seus alto-falantes em um volume alto os desgastará ainda mais rápido.
  • Umidade e temperatura. Umidade e temperaturas extremamente quentes ou frias irão degradar seus alto-falantes como nada mais. Alto-falantes feitos de fibra, papel, madeira, plástico e outros materiais delicados não lidam bem com altos níveis de umidade e temperaturas.
  • Luz do sol. Novamente, a maioria dos materiais usados ​​para alto-falantes são muito sensíveis à luz solar. Plástico e espuma são especialmente suscetíveis à radiação UV do sol. Quaisquer alterações no nível molecular afetarão inadvertidamente a qualidade do som dos alto-falantes.
  • Qualidade. Nem todos os alto-falantes são iguais, mas você já sabe disso. Além das diferenças na qualidade do som, os alto-falantes de alta qualidade usam materiais melhores. Eles também têm um design melhor e mais resistente e qualidade de construção. Vemos grandes diferenças na qualidade dos materiais para o cone, gabinete, capacitores e praticamente todo o resto.

Considerações finais


Embora os novos alto-falantes possam soar melhor após um curto período de adaptação, os alto-falantes tendem a soar pior com a idade.

Alto-falantes antigos e usados ​​têm bobinas de voz e aranhas desgastadas. Isso leva a vibrações irregulares do cone e frequências de som menos precisas com distorção e recorte.

Fontes

  • Audio Engine:como os materiais fazem a diferença na construção dos alto-falantes?
  • A troca de alto-falantes:como identificar partes de um alto-falante
  • Teufel:O que é um crossover de alto-falante?
  • Quora:Os capacitores ficam ruins se não forem usados?
  • A Klipsch Joint:como e por que usar seus novos alto-falantes
  • Qual ​​Hi-Fi:alto-falantes antigos x alto-falantes novos:como eles se comparam?
  • Quora:há alguma evidência de que os falantes melhoram com a idade?
  • Componentes Essentra:UV e seu efeito em plásticos:uma visão geral