Quando se trata de seu home theater, melhorar o ambiente é uma questão de experiência. Uma das melhores maneiras de melhorar o ambiente é aumentar o volume. Se for esse o caso, adicionar um alto-falante o torna mais alto?
Adicionar um alto-falante a um sistema de home theater aumenta o volume. Para ser específico, cada alto-falante de qualidade semelhante que você adiciona dobra a intensidade do som. Essa duplicação da intensidade do som aumenta o volume em 3 decibéis. Mais alto-falantes significam mais deslocamento de ar, o que resulta em mais volume. Você está tentando aumentar a imersão do seu home theater através do volume? Vamos ver como tudo funciona e o que você pode fazer para deixar seu home theater mais alto.
Como funcionam os palestrantes?
Então, como funciona o volume do alto-falante? O básico dos alto-falantes é simples, mas o cálculo é um pouco complicado demais. Vamos primeiro definir o que é um orador.
Em termos mais simples, um alto-falante de home theater é uma maneira de converter energia elétrica em energia mecânica. O som, em sua essência, é uma onda de pressão onde as partículas de ar se comprimem e rarefazem. Pressão de ar mais rápida significa áudio de frequência mais alta.
Um alto-falante é, em sua representação mais grosseira, um pistão. Quando se move para frente e para trás, esse pistão move as partículas de ar e altera a pressão do ar. Essas pressões viajam, criando ondas sonoras que seus ouvidos ouvem.
Ao converter sinais de áudio em energia elétrica, você pode convertê-los em som. Uma corrente entra na bobina de voz, produzindo um campo elétrico que ativa o campo magnético. À medida que as cargas se atraem e se repelem, o cone se move para frente e para trás, criando ondas de pressão. Isso é som.
Adicionar mais alto-falantes aumenta o volume?
Então, adicionar um alto-falante extra ao seu sistema de home theater o torna mais alto? A resposta simples é sim. Esse detalhe, no entanto, é uma questão de como os humanos percebem o som.
Como o som é energia mecânica derivada do movimento, adicionar um dispositivo extra move mais ar. Se seguirmos a analogia do pistão, adicionar um alto-falante extra significa que você tem dois pistões movendo a mesma pressão de ar. Mais ar mudou os resultados para sons mais altos e a intensidade do som dobra.
Dobrar a intensidade do som, no entanto, não equivale a dobrar os decibéis. Este detalhe é devido à forma como os decibéis são calculados.
Decibéis são funções logarítmicas que medem magnitude. Cada aumento de 10 decibéis significa que o áudio tem 10 vezes mais intensidade. Um som de 60 decibéis é 1.000.000 vezes (106) mais poderoso do que um som de 1 decibel.
Com isso dito, adicionar um alto-falante com volume semelhante adiciona cerca de 3 decibéis. O ouvido humano, para ouvir o dobro do áudio, precisa de um aumento de 10 decibéis. Por quê?
O volume percebido é uma questão de psicoacústica, o que significa que diz respeito a como se percebe o volume. Há uma variação na percepção do som entre as pessoas. Mesmo assim, as evidências sugerem que os humanos medem o volume dobrando a cada 10 decibéis. Essa medida significa que você precisa aumentar a intensidade do som por um fator de 10 para ouvir o dobro do volume.
O aumento no volume também é exponencial. Para cada aumento de 10 decibéis na intensidade, você terá o dobro do som anterior. Por exemplo, 60 decibéis dobrarão em volume quando atingirem 70 decibéis. Quando atinge 80 decibéis, esse som é quatro vezes mais amor que 60 dB.
O que isso significa é que 100 decibéis é igual a 16 vezes o volume de 60 dB.
Medição de volume
Decibéis por si só não é uma boa medida de volume. Se você deseja medir o volume, as duas unidades necessárias são phons e sones.
Phons são a intensidade percebida de um som, medida usando decibéis medidos em um tom de referência de 1 kHz. Um tom de 40 decibéis, 1 kHz é o mesmo que 40 phons.
Sones são uma medida não padronizada, mas mais precisa de volume. Sones começam em 40 phons e dobram de valor a cada 10 phons. Por exemplo, enquanto 40 phons é 1 sone, 100 phons são equivalentes a 64 sones – fazendo 100 phons 64 vezes mais alto que 40 phons.
Mesmo assim, você pode medir o volume com mais facilidade usando um medidor de som para lidar com suas necessidades de áudio.
Indo além da sonoridade para seu alto-falante doméstico
Agora que você conhece esses detalhes, adicionar alto-falantes não é a única maneira de melhorar seu sistema de home theater. Lembre-se de que, para unidades de home theater, o volume não é a única medida de experiência. A imersão é valiosa e você pode obter o máximo de trabalho em seu áudio.
Como? Dê uma olhada nesses.
Combinar seus alto-falantes
Combinar seus alto-falantes pode melhorar sua imersão. Muitos sistemas de home theater que não vêm como um conjunto podem ter diferentes qualidades de áudio. Uma mistura de diferentes alto-falantes pode fazer com que diferentes tenham uma variedade de qualidade de áudio, impossibilitando a imersão.
Ao construir seus próprios sistemas de home theater, adquira os da mesma linha ou da mesma marca. Como cada marca tem sua saída de som de assinatura, usar marcas diferentes pode significar áudio não compatível. Parece que não é grande coisa, mas a verdade é diferente.
O cérebro processa o áudio de maneira diferente e pode detectar variações na qualidade do som audível. Este efeito irá remover a imersão e reduzir o realismo do seu equipamento. Você deseja garantir que o áudio seja contínuo nos alto-falantes.
Se você tiver que combinar um por um, comece com a frente esquerda, depois direita e centro primeiro. Depois de combinar todos os três alto-falantes, avance para combinar seu áudio surround.
Siga o posicionamento adequado do alto-falante
O posicionamento do alto-falante pode ser um ajuste crucial que você pode fazer. Ao posicionar seus alto-falantes, a última coisa que você quer é guardá-los em todos os lugares. Colocá-los em cantos distantes do seu quarto ou dentro de armários de home theater pode ser um problema. Isso pode piorar a qualidade do áudio e o volume.
Dependendo do seu arranjo de assentos, você precisa seguir um arranjo específico. Por exemplo, os alto-falantes frontais esquerdo e direito precisam estar voltados para o centro do seu assento. Você também deve afastá-los da parede para controlar os graves e melhorar o desempenho.
Seu canal central deve estar exatamente no centro da disposição dos assentos. Isso pode ficar em cima da sua TV, alinhando-o no ponto médio. Para melhores resultados, posicione-o ao nível do ouvido.
Dependendo de seus sistemas de som surround, você precisaria apontar seus surrounds laterais tanto para a esquerda quanto para a direita do seu assento. O surround traseiro ficaria atrás do assento central, criando um alto-falante envolvente.
Remediar reverberações
Uma das maiores dores de cabeça para os donos de home theater é o reverb do seu quarto. A reverberação é o áudio secundário que reflete em uma superfície dura. Essas superfícies duras podem ser suas paredes, suas janelas ou até mesmo seu teto.
Quando o áudio salta, nenhuma quantidade de áudio bom funcionará porque o som certamente distorcerá. Você não ouvirá um som puro e adequado dos alto-falantes, mas obterá excesso de ruído. Como você resolve isso na sua casa?
Tente suavizar o ambiente para reduzir o salto do áudio. Adicionar cortinas é a maneira mais simples de fazer isso. Você também pode instalar um pouco de espuma acústica em seu quarto, especialmente em locais importantes onde o áudio será rebatido.
Adicione um subwoofer de qualidade, canal central e amplificador
Em vez de adicionar um alto-falante extra, um subwoofer superior pode oferecer uma melhor experiência de áudio. O subwoofer lida com as frequências mais baixas do seu áudio ou dos graves. Este alto-falante é crucial porque a maioria dos alto-falantes são incapazes de produzir baixas frequências.
Com um sub, você obtém sons mais nítidos e realistas. Com baixas frequências, o áudio do seu home theater terá um efeito mais rico e tridimensional. Isso melhora sua imersão em muito mais do que um aumento de 3 decibéis no áudio.
Ao escolher subwoofers, leve em consideração a qualidade mais do que o tamanho. Um subwoofer de qualidade ajudará a melhorar o impacto do seu áudio sem os sons enlameados dos subwoofers baratos.
Você também gostaria de atualizar seu áudio e amplificadores centrais. O canal central faz a maior parte do trabalho, produzindo mais de 80% das informações de áudio de um filme. Também é crucial tanto para o diálogo quanto para as explosões.
Encontre um canal central grande, permitindo um melhor manuseio dos graves. Quando você o posiciona corretamente, pode proporcionar a todos uma experiência mais agradável.
Quanto ao seu amplificador, você quer um com boa potência de uma marca de qualidade. Um amplificador não apenas ajudará a aumentar o volume, mas também poderá dar uma nova vida à sua qualidade de áudio.
Conclusão
Adicionar um alto-falante é uma maneira boa e simples de adicionar volume aos alto-falantes do seu home theater. Se você deseja um aumento rápido e fácil e possui um alto-falante idêntico, não hesite em usá-lo. Mesmo assim, melhorar a qualidade do áudio do home theater não termina com a melhoria do volume.
A sonoridade pode ser subjetiva e nem sempre se traduz em uma experiência superior. Em vez disso, invista em home theaters que melhorem sua qualidade de áudio. Invista em equipamentos de qualidade que possam fornecer sons mais nítidos e imersivos. Obtenha subwoofers e canais centrais de qualidade e cuide de como você posiciona seus alto-falantes.
Quando se trata de home theater, é útil ter cuidado com a configuração do seu quarto. Você pode adicionar espuma acústica para reduzir reverberações e até mesmo colocar seus alto-falantes surround na posição privilegiada. Fazer um trabalho cuidadoso para tornar sua experiência de home theater perfeita pode ser útil.
Quer melhorar seu home theater? Siga nosso guia e temos certeza de que você pode obter o melhor valor do seu sistema.