As pessoas muitas vezes se perguntam se podem mudar a posição dos alto-falantes frontais e surround e obter os mesmos resultados. Enquanto muito disso se resume ao tipo de alto-falantes que você possui, alguns são intercambiáveis.
Você pode usar alto-falantes surround como alto-falantes frontais trocando as conexões dos alto-falantes na parte traseira do receiver AV. O som que deveria ir para os alto-falantes frontais será transmitido para os alto-falantes surround, mas você pode não obter a mesma qualidade de som. Se você trocar seus alto-falantes, a qualidade do som depende do tipo de alto-falantes surround que você possui. As pessoas geralmente compram um alto-falante de qualidade inferior para seus alto-falantes surround, pois não são tão vitais para a experiência de audição. Continue lendo para descobrir o que cada alto-falante faz na configuração surround.
O que é som surround?
O som surround é exatamente o que parece ser. É uma experiência auditiva que envolve completamente o usuário. Isso funciona posicionando fisicamente vários alto-falantes ao redor do ouvinte, para que eles recebam ruídos de muitos ângulos diferentes.
Esses alto-falantes são alimentados e operados por um receptor, que obtém faixas de áudio de diferentes fontes, classifica-as e otimiza-as para áudio 5.1, que é o sistema de som surround doméstico padrão. Em seguida, ele envia cada faixa e som para cada alto-falante específico para criar uma impressionante experiência de home theater ou lounge de música.
Há seis alto-falantes na configuração de som surround padrão. Vamos examinar estes e o que eles fazem abaixo.
O que cada alto-falante faz no som surround
Orador Central
O alto-falante central é sem dúvida o alto-falante mais importante na configuração de som surround. Ele oferece a maior parte do diálogo em filmes e programas de TV. Se você estiver ouvindo apenas seu sistema de som surround para música, provavelmente não é o alto-falante mais importante para você.
Se você é um amante do cinema, no entanto, você se beneficiaria muito ao investir em um alto-falante frontal de alta qualidade.
Os alto-falantes frontais geralmente são projetados para caber facilmente em torno de sua TV. Você deseja posicionar o alto-falante frontal o mais próximo possível da TV. Isso garantirá que o diálogo soe realista e como se estivesse vindo dos atores na tela à sua frente, não na sala à sua frente.
O posicionamento inadequado do alto-falante frontal também pode causar um atraso na entrega do diálogo, o que significa que você pode ouvir as palavras em um momento diferente do que os atores falam na tela.
Oradores de esquerda e direita
Esses alto-falantes também são extremamente importantes para a experiência do som surround. Alguns até dizem que são mais importantes do que o alto-falante central, pois são cruciais para ouvir música e assistir a filmes.
Nos filmes, os alto-falantes esquerdo e direito produzem a maior parte da música e fornecem a maioria dos efeitos sonoros do filme. Eles também emitem diálogos quando os atores se movem para ambos os lados da tela para ajudar a aumentar a sensação de estar imerso no filme.
Esses alto-falantes são capazes de produzir uma ampla gama de níveis de som. Eles podem produzir os graves na música e na ação, bem como as notas médias dos efeitos sonoros e as notas altas da música e dos momentos dramáticos.
As pessoas costumam gastar mais dinheiro com esses alto-falantes, pois são uma parte tão importante da experiência de som surround.
Os alto-falantes esquerdo, direito e central são os principais players em um sistema de som surround. Juntos, eles proporcionam a maior parte da experiência auditiva. Se você vai investir apenas em alto-falantes caros para parte do seu sistema de som surround, esses três alto-falantes são onde você deve investir seu dinheiro.
Colunas surround esquerda e direita
Os alto-falantes surround esquerdo e direito colocam o “surround” no som surround. Estes são os alto-falantes colocados atrás de você para dar a ilusão auditiva de estar cercado pelos sons que saem do receptor AV.
Esses alto-falantes oferecem efeitos sonoros extras e dicas de música. Eles realmente melhoram a experiência audiovisual do filme. Estes são os alto-falantes que transformam um aparelho de TV em um home theater.
Eles precisam emitir uma faixa semelhante de tons para os alto-falantes frontais esquerdo e direito, mas não no mesmo grau. As pessoas costumam gastar menos dinheiro com esses alto-falantes do que seus primos da frente.
Outra nota exclusiva sobre os alto-falantes surround é a maneira como eles emitem som. Muitos alto-falantes surround geralmente são alto-falantes bipolares. Esses alto-falantes têm dois alto-falantes internos que emitem sons em direções opostas ao mesmo tempo. Isso é ótimo para alto-falantes que estão logo atrás da cabeça do ouvinte, pois evita que eles sejam atingidos pelo som e aprimora a experiência “surround”.
Os alto-falantes frontais são geralmente alto-falantes de som direto. Esta é uma das principais razões pelas quais você pode não querer usar seus alto-falantes surround como alto-falantes frontais.
Subwoofer
Um dos tipos de alto-falantes mais falados é o subwoofer. Esses alto-falantes fornecem os graves poderosos que você ouve em cenas de ação, momentos dramáticos e muitos tipos de música.
Muitos audiófilos são extremamente apaixonados pela presença de um subwoofer no sistema de alto-falantes. O baixo é pensado para atuar como ponto de referência para todos os outros sons em uma composição. Como Andrew Pouska diz em The Role of The Bass, “O baixo desempenha um papel poderoso na forma como ouvimos harmonias. Quando ouvimos várias notas tocadas ao mesmo tempo, ouvimos todas em relação ao tom mais baixo – a nota do baixo.”
É por isso que os tons graves têm seu próprio alto-falante, o subwoofer.
Os subwoofers geralmente ficam perto da televisão e diretamente no chão, pois podem fazer com que as prateleiras vibrem com seu ruído poderoso.
Aspectos a serem considerados ao usar alto-falantes surround como alto-falantes frontais
Agora que conhecemos cada uma das funções dos alto-falantes na plataforma de som surround, podemos decidir melhor se queremos usar alto-falantes surround como alto-falantes frontais.
Algumas das coisas a considerar ao usar alto-falantes surround como alto-falantes frontais são:
- Eles são da mesma qualidade? Seus alto-falantes surround são de qualidade alta o suficiente para que você não perceba uma grande diferença ao movê-los para a frente de sua experiência de audição?
- Eles têm o mesmo alcance? Seus alto-falantes surround podem não ter as mesmas capacidades necessárias para os alto-falantes frontais esquerdo e direito para produzir toda a gama de sons em filmes e música. Novamente, sua experiência de audição pode ser prejudicada por causa disso.
- Qual a forma deles? Muitas vezes, os alto-falantes frontais são alto-falantes de pé e os alto-falantes surround são unidades compactas e fáceis de colocar. As unidades menores geralmente não emitem a mesma quantidade de som e definitivamente não no mesmo nível físico.
- Eles são falantes dipolo? Se os alto-falantes surround forem dipolo, eles podem arruinar sua experiência de áudio ao gravar a maioria dos sons ou músicas principais do filme nas laterais da sala, em vez de diretamente em você.
Resumo
É tecnicamente possível usar alto-falantes surround como alto-falantes frontais, mas há muitas coisas a serem consideradas. Alguns dos principais fatores de sua decisão incluem a qualidade de seus alto-falantes surround, sejam ou não alto-falantes dipolo e se eles têm a faixa de som que você deseja dos alto-falantes frontais.
Generally speaking, it is best to use speakers for the specific function that they are designed for.