Muitos de nós se orgulham da maneira como somos capazes de usar o que temos e transformá-lo em algo mais notável, funcional ou impressionante. Mas, ao usar nossos alto-falantes de som surround atuais e tentar adicionar mais, podemos questionar a possibilidade de isso funcionar.
Embora alguns audiófilos possam misturar e combinar alto-falantes de som surround com segurança, essa não é a configuração ideal. Se você optar por usar alto-falantes de várias linhas/fabricantes, é mais importante que os alto-falantes frontais (esquerdo, direito, central) combinem um com o outro e os alto-falantes traseiros também. Especificamente, você precisa certificar-se de que o equilíbrio sonoro corresponda nos alto-falantes frontais para obter um timbre bem emparelhado. Isso é importante para dissecar áudio, diálogo e muito mais. Geralmente, os alto-falantes frontais devem ser do mesmo tamanho.
Além disso, os alto-falantes laterais ou traseiros devem combinar um com o outro, mas eles não precisam corresponder ao conjunto frontal, desde que você saiba como conectá-los com sucesso.
Apenas certifique-se de que eles tenham uma faixa dinâmica relativamente semelhante (capacidades de saída) para garantir um som coeso. Vamos olhar mais de perto.
Leia também:Os subwoofers duplos precisam combinar? Os alto-falantes dianteiros e traseiros precisam combinar?
Ao montar o sistema de som surround do seu home theater, você provavelmente está dando uma olhada no equipamento que já possui e está preparando uma lista de compras para os equipamentos que estão faltando.
Afinal, um equipamento de som de alta qualidade é fundamental para alcançar uma experiência de áudio de alta qualidade. Mas, nesta compilação de equipamentos de som, você pode se deparar com alguns dilemas.
Ao configurar seu sistema de som surround, você desejará que seus alto-falantes correspondam ou sejam emparelhados o mais próximo possível de uma faixa dinâmica semelhante (capacidades de saída). Os alto-falantes frontais devem corresponder entre si e os alto-falantes traseiros devem ser um conjunto, mas os alto-falantes dianteiros e traseiros não precisam corresponder. Uma das principais razões pelas quais seus alto-falantes frontais precisam combinar é porque eles trabalham em sincronia para obter uma qualidade de som geral que influencia diretamente a experiência de som que os ouvintes terão quando estiverem em seu home theater.
Com isso dito, os alto-falantes frontais precisam seguir a mesma faixa dinâmica e também ter um equilíbrio sonoro correspondente.
Isso é importante especificamente para os alto-falantes frontais porque os alto-falantes esquerdo, direito e central são usados em seu sistema de som surround para obter diálogos claros e áudio de caracteres que precisam ser particularmente distinguíveis para os ouvintes.
Junto com isso, quando um alto-falante central é maior ou menor que os alto-falantes frontais direito e esquerdo, todo o sistema de som pode ficar distorcido e, consequentemente, o áudio se torna obscuro.
Assim, com isso, você vai querer ter certeza de que os alto-falantes frontais combinam um com o outro. Além disso, optar por tentar misturar seus alto-falantes frontais em seu sistema de som surround pode se tornar bastante complicado em primeiro lugar.
É melhor garantir que seus alto-falantes frontais correspondam um ao outro em seu sistema de som surround por esses motivos.
Em termos de alto-falantes traseiros, eles também devem corresponder uns aos outros, mas não precisam necessariamente corresponder aos alto-falantes frontais. No entanto, os alto-falantes traseiros ainda devem ter uma saída de alto-falante e faixa dinâmica relativamente semelhantes aos alto-falantes frontais para garantir um sistema de som surround coeso.
Mais importante, porém, é que os alto-falantes traseiros (e laterais) em seu sistema surround combinam com seus equivalentes. Isso tem muito a ver com a centralização e localização do som que ocorre quando um ouvinte está experimentando o áudio emitido pelo seu equipamento de som.
Combinar os alto-falantes traseiros um com o outro ajuda a garantir que o alto-falante traseiro direito ou esquerdo não se destaque sobre o outro de maneira tremenda - tanto que faz com que o som pareça estar vindo apenas de trás ombro em vez de vir de uma área “ao redor”.
Com isso em mente, é importante tentar combinar seus alto-falantes dianteiros e traseiros para que todo o sistema de som funcione bem em conjunto.
Afinal, você está mexendo com as leis da física quando configura seu sistema de som surround de home theater perfeito.
E, a menos que você saiba o que está fazendo ao misturar e combinar vários equipamentos de som, é melhor comprar um conjunto que foi projetado para funcionar perfeitamente com cada peça trabalhando harmoniosamente com a outra.
Finalmente, embora você possa encontrar um alto-falante que gostaria de adicionar ao seu sistema de som surround (especificamente, um que não corresponda aos outros alto-falantes em sua configuração atual), você deve considerar o valor de longo prazo desse alto-falante.
Mesmo que seja um alto-falante de alta qualidade, ele não proporcionará uma experiência de áudio de alta qualidade em seu sistema de som surround se não emparelhar bem com outros alto-falantes.
Para uma experiência de áudio de alta qualidade, todos os alto-falantes devem ser o mais parecidos possível (e da mesma linha/fabricante quando isso for possível).
Um subwoofer precisa combinar com seus alto-falantes de som surround?
Ok, então você entendeu a ideia geral por trás da correspondência dos alto-falantes frontais entre si. Então, saber que os alto-falantes traseiros devem combinar um com o outro também está soando bem.
Afinal, alcançar um sistema de som surround coeso no qual todos os alto-falantes trabalham para obter uma experiência geral de áudio de alta qualidade é o que você procura aqui. Mas e quando um subwoofer entra em cena?
Curiosamente, embora muitos sistemas de alto-falantes de som surround tenham um subwoofer em sua linha, um subwoofer não precisa corresponder aos alto-falantes de som surround para conseguir um sistema coeso. Em vez disso, você pode escolher um subwoofer com base nas especificações da saída do subwoofer no receptor e muito mais. Isso pode ser um alívio para alguns que estão de olho em um subwoofer, mas não são atraídos por uma linha específica de outros equipamentos de som fabricados pelo mesmo fabricante ou no mesmo conjunto. Felizmente, isso não precisa arruinar completamente suas esperanças e sonhos em sua configuração de som surround de home theater.
Em vez disso, você pode se alegrar sabendo que adicionar um subwoofer ao seu sistema de som surround pode ser um pouco mais fácil em termos de correspondência com os outros alto-falantes.
Embora os alto-falantes frontais em seu sistema de som surround devam combinar um com o outro, e o mesmo para o traseiro, você não precisa ter um subwoofer correspondente para fazer todo o sistema funcionar perfeitamente.
A principal razão para este ser o caso é que o subwoofer está usando sinais de áudio de baixa frequência que geralmente estão fora do alcance dos outros alto-falantes em seu sistema de som surround. Com isso dito, seu subwoofer não estará sobrepondo a mesma faixa de frequência que outros alto-falantes estão emitindo.
Por causa disso, você provavelmente ficará mais preocupado com a potência usada pelo subwoofer ou alcançar as classificações apropriadas aqui, ao conectar o subwoofer ao seu sistema de som surround do que com a sobreposição de frequências de áudio.
Em vez de se perguntar se o seu subwoofer dominará os outros alto-falantes ou fará com que soe mais alto no lado esquerdo ou direito porque é de uma linha diferente de alto-falantes, você pode se preocupar mais com o posicionamento do subwoofer e a qualidade geral do próprio alto-falante individual.
Com isso dito, ainda é importante selecionar cuidadosamente o subwoofer (ou dois) que você usará em seu sistema de som surround.
O uso de um subwoofer é fundamental para obter uma experiência de áudio de som surround completa, considerando os tons graves baixos que faltariam sem esse equipamento específico.
Então, ao invés de economizar neste equipamento, encontre aquele que funciona melhor no seu espaço de home theater e orgulhe-se do investimento que você fez.
O que acontece se os alto-falantes de som surround não corresponderem?
Então, falamos sobre a importância de encontrar alto-falantes semelhantes para o seu conjunto frontal, bem como os alto-falantes traseiros e combinar todo o sistema quando possível (ou aproximar-se quando não for possível).
Mas, você ainda pode estar se perguntando por que isso é tão importante em primeiro lugar. Eles são apenas alto-falantes com conexões padrão, certo? Errado. Nem todos os alto-falantes são feitos da mesma forma.
O uso de alto-falantes frontais incomparáveis distorce tanto o áudio no diálogo que pode ser indecifrável e prejudicar a experiência geral. Na parte traseira, um conjunto inigualável distorce a localização do áudio em seu home theater. Um sistema totalmente incomparável será desequilibrado e de baixa qualidade. Mais ainda, optar por montar seu próprio sistema de som surround de home theater improvisado usando os equipamentos de som que você possui - mesmo que não sejam da mesma linha / da mesma marca - pode tornar sua experiência de áudio bastante lamentável.
Em vez de ficar impressionado com sua capacidade de conectar cada alto-falante incompatível, você e seus convidados ficarão desapontados com o diálogo pouco claro, faixas de áudio terríveis e experiência geral negativa que vem do uso de alto-falantes incompatíveis em seu sistema de som surround.
Em vez de experimentar esse contratempo, certifique-se de combinar seu equipamento de som da melhor maneira possível e opte por investir em uma linha inteira, se puder.