Acumular o número certo de alto-falantes para o seu sistema de som de home theater é muito importante. Considerando o efeito que o número e a qualidade dos alto-falantes que você usa podem reproduzir em sua experiência de mídia, você deve escolher os corretos. Você pode ter 4 alto-falantes frontais em seu home theater?
Usar 4 alto-falantes implica que você usaria dois frontais esquerdo e dois frontais direito para manter o equilíbrio. Com isso, você elimina o alto-falante central que é fundamental para o diálogo e a ação em um filme. Embora 4 alto-falantes possam ser usados em uma configuração de som surround, não é ideal ter 4 alto-falantes frontais. Observar mais de perto como deve ser a configuração da sala para o seu home theater pode ajudá-lo a entender melhor por que 4 alto-falantes frontais podem não ser a escolha certa para o seu home theater.
A configuração do sistema de som tem tudo a ver com física e equilibrar as ondas de áudio que criam sua experiência de áudio. Vamos dar uma olhada em por que isso pode não ser a escolha certa, bem como algumas alternativas.
Leia também:Posso usar alto-falantes de estante como alto-falantes frontais? Quantos alto-falantes você precisa para um home theater?
A próxima temporada do seu programa favorito foi lançada em seu serviço de streaming, seus amigos estão prontamente disponíveis para assistir ao programa com você e você comprou recentemente muitas bebidas e lanches para desfrutar enquanto entretém seus convidados. O que sobrou?
Você precisa ter certeza de que sua configuração de alto-falante em seu home theater está pronta para transmitir uma qualidade de som incomparável - especialmente se você quiser ouvir o diálogo sobre as brincadeiras de seu amigo.
O número de alto-falantes necessários para um home theater é determinado pela acústica natural da sala de home theater. No entanto, a configuração mais ideal é usar um número ímpar, como 3, 5 ou 7 alto-falantes, além de um subwoofer. Isso permite que os canais dos alto-falantes frontal esquerdo, frontal direito e central sejam cobertos, graves e som surround adicionados. Obviamente, a maneira como você escolhe posicionar esses alto-falantes em seu home theater provavelmente será determinada, como mencionado, pelo espaço e pela acústica natural.
No entanto, existem algumas regras básicas que você seguirá ao configurar seu sistema de som. O que é crítico aqui é criar um sistema de som equilibrado.
Por que um sistema de som balanceado é tão importante? Ao usar um número balanceado de alto-falantes em seu sistema de som, você permite que o áudio o atinja de todos os ângulos.
Em vez de se concentrar na parte frontal esquerda da sala com um alto-falante frontal esquerdo avassalador, você pode manter o foco na tela e captar o áudio sem esforço.
É por isso que um número ímpar de alto-falantes é recomendado para ser usado em seu home theater. Primeiro, você deve se concentrar no número de alto-falantes frontais em sua sala de home theater.
3 alto-falantes frontais é um número ideal de alto-falantes porque você pode ter um alto-falante para cada canal de um sistema de áudio padrão esquerdo, direito e central.
Mais do que isso pode ficar um pouco mais complexo - especialmente se você tentar usar um número par como 4 e tiver que equilibrar o som sem um alto-falante central.
Como o alto-falante central é responsável pela maior parte do processamento auditivo em seus filmes favoritos, você não vai querer remover esse canal do alto-falante do seu sistema de som.
E, uma vez que manter o alto-falante central significa que você precisa ter um número balanceado de alto-falantes à esquerda e à direita, você não conseguiria atingir esse equilíbrio com 4 alto-falantes frontais.
Em vez disso, você teria um número desequilibrado de alto-falantes à esquerda e à direita, incluindo o alto-falante central, ou poderia eliminar o canal do alto-falante central e manter um equilíbrio à direita e à esquerda.
Nenhuma dessas opções fornecerá o que você precisa, no entanto, considerando que eliminar o alto-falante central vai roubar a clareza e a precisão necessárias durante o diálogo e a ação nos filmes.
Assim, você pode optar por usar 3 alto-falantes frontais e adicionar mais na parte traseira direita e traseira esquerda com 5 alto-falantes, ou pode até adicionar mais 2 para um sistema de som surround de 7 alto-falantes, incluindo o centro esquerdo e o centro direito também .
Claro, você sempre pode adicionar mais alto-falantes se o seu sistema for capaz de suportar isso com energia e conectividade de áudio. Mas, um alto-falante que você não vai querer esquecer é o subwoofer.
Por que um subwoofer é importante com seus alto-falantes frontais?
Se você estiver usando uma configuração de sistema de som complexa ou relativamente básica em seu home theater, incluir um subwoofer é quase inegociável - pelo menos pelos padrões de qualquer audiófilo que você encontrar.
Um subwoofer permite que os tons graves sejam executados com precisão e de forma elevada, pois seu único objetivo é emitir sinais de áudio de baixa frequência. Sem um subwoofer, você dependerá dos woofers dos alto-falantes frontais para atingir os tons graves baixos que não são possíveis de replicar em comparação com um sub. Enquanto você se concentra no número de alto-falantes que são importantes em seu home theater, você não vai querer esquecer de incluir um subwoofer em seu sistema. É muito importante na maneira como ele pode realizar o baixo baixo para optar por não incluí-lo.
Agora, a menos que você esteja contando um subwoofer como um dos 4 alto-falantes frontais em um home theater, você deve optar por ter mais do que isso para criar um número balanceado.
Idealmente, você terá seu subwoofer posicionado próximo ao alto-falante central com os alto-falantes frontais esquerdo e direito adicionais e outros alto-falantes configurados em torno dele.
Importante, você deve distinguir neste cenário que o uso de um subwoofer com seus alto-falantes frontais em seu sistema de home theater ainda deve resultar em uma sala equilibrada.
Assim, você pode usar 3 alto-falantes frontais (frontal, central e direito) além de 1 subwoofer para uma configuração do sistema de som 3.1. Ou você pode adicionar mais alguns alto-falantes para um efeito de som surround ao criar um sistema 5.1 ou 7.1.
Por fim, se você optar por adicionar outro subwoofer a esta mixagem, poderá adicioná-lo à segunda casa decimal e referir-se ao seu sistema de som como configuração 3.2, 5.2, 7.2 ou além.
Como um subwoofer adicional pode ajudar a aumentar a experiência dos tons graves, essa pode ser uma ótima maneira de incorporar um subwoofer com seus 3, 5 ou 7 (não 4) alto-falantes frontais.
Qual é a diferença entre os alto-falantes frontais e os alto-falantes surround?
Ao examinar mais de perto como cada alto-falante funciona, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre esses alto-falantes.
Como suas diferenças são o que os fazem funcionar bem (ou mal) juntos como um sistema em pleno funcionamento, é importante saber para que os alto-falantes foram projetados.
Os alto-falantes frontais geralmente consistem nos canais dos alto-falantes esquerdo, central e direito que reproduzem os sinais de áudio de média a alta frequência. Por outro lado, os alto-falantes surround são uma adição aos alto-falantes frontais que criam uma experiência de áudio completa, imergindo o ouvinte de uma maneira que o áudio soa como se estivesse vindo de todas as direções - porque é. Com um sistema de alto-falante de som surround, você provavelmente encontrará uma configuração de alto-falante frontal, além de mais alto-falantes adicionados nas laterais ou na parte de trás da sala.
Por exemplo, em uma configuração de som surround 5.1 em comparação com 3.1, você encontraria mais dois alto-falantes que foram colocados no centro esquerdo e no centro direito da sala.
Isso ajuda o ouvinte a perceber o áudio como se não estivesse vindo diretamente da frente de um alto-falante distante, mas como se estivesse acontecendo a poucos centímetros de distância deles. Realisticamente, isso tem muito a ver com a forma como os alto-falantes são projetados para trabalhar juntos em um sistema de som.
À medida que você adiciona mais alto-falantes ao seu sistema de som de home theater, você descobrirá que o posicionamento é fundamental para otimizar o design e a função geral de cada alto-falante em relação aos outros alto-falantes em seu conjunto de sistema de som.
Mantendo o equilíbrio como um proponente frontal da criação de seu sistema de som, você pode encontrar o número perfeito de alto-falantes frontais para colocar em seu home theater - normalmente 3, 5 ou até 7, além de um subwoofer para graves.