Escolher o tipo certo de alto-falantes para levar ao seu home theater pode ser uma tarefa um pouco assustadora. Com tantas vantagens para cada tipo, pode ser difícil escolher a opção certa para o seu espaço. Por exemplo, alto-falantes de estante e barras de som. Um é melhor que o outro?
Os alto-falantes de estante inevitavelmente produzirão uma qualidade de áudio mais alta em comparação com uma barra de som, mas precisarão ser emparelhados com um alto-falante de canal central e um subwoofer para transmitir uma experiência de áudio de alcance total. As barras de som podem fornecer um som de alta qualidade com vários canais e incluir um sub. O que realmente se resume é qual tipo de alto-falante funcionará melhor em sua sala de home theater exclusiva com sua dinâmica de sala específica, orçamento, preferências de áudio e visão para todo o sistema de som.
Se você deseja simplificar, pode encontrar opções de barra de som de alta qualidade. Mas, se você estiver procurando por uma experiência mais parecida com o cinema, considere investir em alto-falantes de estante e um amplificador junto com outros alto-falantes para seu sistema de som. Vamos olhar mais de perto.
Leia também:Alto-falantes em torre x Barra de som para home theater Colunas de estante versus barra de som – qual é melhor?
Reunir seus amigos e familiares mais próximos, saborear lanches e bebidas e se preparar para transmitir um filme recém-lançado em seu home theater pode parecer um sonho.
Mas, essa experiência é intensificada quando você tem equipamentos de áudio e vídeo de alto nível que podem tornar a experiência ainda mais real. Na verdade, usar um sistema de som de alta qualidade pode mudar drasticamente a experiência de visualização de filmes em sua casa.
Mas, ao escolher qual tipo de alto-falante você deve incorporar ao sistema de som do seu home theater, existe um tipo melhor que o outro? Especificamente, se você estiver procurando por alto-falantes frontais, deve usar alto-falantes de estante ou uma barra de som?
Dizer que os alto-falantes de estante são melhores do que um Soundbar pode ser uma afirmação ousada, especialmente quando um Soundbar é capaz de produzir áudio de alta qualidade em salas de home theater de pequeno a médio porte. No entanto, os alto-falantes de estante são capazes de produzir áudio de alta qualidade quando estão sozinhos, mas especialmente quando combinados com um sub e amplificador externo. Talvez, a pergunta que você deveria estar se perguntando é que tipo de alto-falante é melhor para mim, pessoalmente, e para o meu espaço único?
Existem várias categorias que podem levar você a uma conclusão ou outra, mas todos esses fatores devem ser considerados de uma perspectiva não tendenciosa ao tomar a decisão sobre qual tipo de alto-falante incorporar à sua casa.
Afinal, esta é uma grande decisão digna de investir tempo para pesquisar sua melhor opção se você for gastar algum dinheiro para dar vida a essa visão.
Ao comparar algumas categorias, esperamos que você possa ver por que uma opção pode ser melhor para você do que a outra. Tudo se resume à preferência pessoal e no que você está disposto a investir para seus objetivos de sistema de som de home theater de longo prazo. Então, alto-falantes de estante versus uma barra de som - aqui vamos nós.
Custo
O custo quase sempre será um dos principais fatores quando se trata de escolher qual tipo de alto-falante incorporar ao seu home theater.
Embora todos nós provavelmente desejássemos que nossos orçamentos não tivessem fim, essa não é a realidade para a maioria de nós - mesmo aqueles que estão usando uma faixa de orçamento mais alta em primeiro lugar.
Por causa disso, você precisará considerar não apenas o custo do tipo individual de alto-falante (como o alto-falante de estante ou a barra de som), mas também os custos adicionais que virão com a compra de equipamentos adicionais para atingir os objetivos que você tem para o áudio que você transmite em seu home theater.
Como os alto-falantes de estante e as barras de som podem custar relativamente semelhantes (claro com variações dependendo da qualidade de cada tipo), você deve considerar que o custo dos alto-falantes de estante pode acabar sendo maior quando você considera que precisará de um subwoofer e um amplificador para alcançar o som de alta qualidade que você está procurando.
Junto com isso, você também precisará adicionar um alto-falante central para que o diálogo não se perca na falta de um canal central com seus alto-falantes de estante. Por outro lado, com uma barra de som, você pode não encontrar todos os custos adicionais.
Claro, você pode optar por adicionar canais adicionais, mas usar uma barra de som pode significar que você está confortável com a qualidade de áudio mais baixa que ela pode fornecer, considerando que ela pode hospedar vários canais, incluindo um subwoofer para emissão de sinal de áudio de baixa frequência.
Por fim, certifique-se de considerar como você conectará cada um desses dispositivos e quaisquer cabos, transmissores ou receptores adicionais que precisarão ser adicionados à configuração do seu sistema de som. Estes podem não ser os mais caros, mas ainda podem somar ao considerar seu orçamento geral.
Dinâmica de sala específica
Outro componente que será fundamental para decidir se os alto-falantes de estante ou uma barra de som são a melhor opção para você será a dinâmica específica da sala em seu espaço de home theater. Embora os conselhos on-line sejam úteis até certo ponto, os conselhos só podem ir tão longe, considerando a natureza variável das salas de home theater.
Por exemplo, se você tiver uma sala de home theater maior, convém usar alto-falantes de estante emparelhados com um amplificador para reforçar o som. Isso criará uma experiência de som mais robusta.
Em uma sala de home theater menor ou média, no entanto, você pode se sentir confortável usando uma barra de som com vários canais e um subwoofer.
Junto com isso, o posicionamento dos alto-falantes é algo que também aparecerá na dinâmica da sua sala de home theater. Considere que, se você tiver um espaço mais seletivo para utilizar na configuração do alto-falante, uma barra de som mais elegante e que exija menos equipamento de configuração pode ser a melhor escolha para seus propósitos.
Como alternativa, se você tiver espaço para montar os alto-falantes de estante ou sentar-se com espaço suficiente de suas portas, o uso de alto-falantes de estante pode ser o caminho a percorrer.
Número de canais
Embora a maioria das opções de alto-falantes disponíveis tenham um som de áudio de qualidade superior em comparação com uma barra de som com relativamente o mesmo custo, o número de canais auditivos pode ser algo que você deve considerar mais fortemente.
Os alto-falantes de prateleira são mais compactos em comparação aos alto-falantes de torre, por exemplo, que possuem mais drivers. Por causa disso, os alto-falantes de estante geralmente são de 2 canais e não têm a capacidade de ser usados como um canal central (mas são, em vez disso, usados para uma opção de alto-falante esquerdo e direito).
Em uma configuração de sistema de som de home theater com vários alto-falantes, incluindo surround e um subwoofer, você pode não estar tão preocupado com a falta de canais que seus alto-falantes de estante oferecerão. Nesse caso, você provavelmente tem outros alto-falantes dedicados a esse único propósito.
No entanto, se você não tiver uma configuração completa do sistema de som, considere usar uma barra de som que vem com 5 ou mais canais para acomodar mais canais de alto-falante.
Isso permitirá que você experimente uma gama mais completa de frequências de áudio com clareza para aprimorar o diálogo e outros efeitos sonoros nos filmes e programas transmitidos em sua casa.
Qualidade do som
Finalmente, mas provavelmente uma das áreas mais importantes de comparação entre alto-falantes de estante e uma Soundbar é a qualidade do som que cada equipamento produzirá.
Novamente, você precisa considerar todo o sistema de som com o qual está sonhando, porque a experiência de áudio não será limitada a esses alto-falantes individuais se você planeja adicionar mais ao seu sistema.
Ainda assim, embora as barras de som às vezes sejam mal interpretadas por audiófilos acostumados a equipamentos de som de alta qualidade, o usuário médio ficará muito impressionado com a experiência de áudio que eles podem fornecer.
Além disso, como uma barra de som será um avanço considerável em relação aos alto-falantes internos da TV e as barras de som são tão fáceis de instalar, elas podem ser uma opção muito atraente para o seu home theater.
No entanto, ao fazer uma comparação lado a lado dos alto-falantes individuais, você provavelmente verá uma qualidade muito mais alta (em termos de clareza, som robusto etc.) de um conjunto de alto-falantes de estante do que de uma barra de som .
Com os componentes físicos do alto-falante da estante auxiliando na emissão natural de sinais de áudio, eles simplesmente superam as barras de som com custos semelhantes.
É por isso que muitos audiófilos preferem usar alto-falantes de estante em vez de Soundbars - eles podem ser trabalhados em um sistema de som com outros equipamentos de som e podem fazer uma grande diferença na experiência de áudio em seu home theater.
No entanto, certifique-se de selecionar a opção certa para você, seu orçamento e sua dinâmica de home theater, pois é aí que entra a verdadeira diferença no prazer.
Confira: - 13 melhores barras de som sem subwoofer
- Barras de som para Home Theater – Principais opções