Os alto-falantes são projetados para vários propósitos - não apenas para funcionar exclusivamente em sua própria configuração, mas para complementar os outros equipamentos em um sistema de som completo. Ao usar alto-falantes de estante, você pode se perguntar se pode fazer a função como alto-falantes de parede.
Colocar alto-falantes de estante na parede pode fornecer resultados satisfatórios, mas isso é improvável. Devido ao design do alto-falante, as portas precisarão de espaço longe da parede e a interferência de alto-falante/limite requer uma montagem ao ar livre. Se necessário, use alto-falantes com portas frontais. Tentar colocar alto-falantes de estante na parede não é como eles são projetados para funcionar, então você estará tentando encontrar uma solução do tipo "faça você mesmo" que pode produzir resultados imprevisíveis.
Mesmo que você acredite que os alto-falantes de estante que você possui serão de qualidade superior aos alto-falantes de parede que você pode pagar, usar um alto-falante para um propósito não intencional fornecerá um desempenho de áudio insatisfatório. Vamos olhar mais de perto.
Leia também:Posso usar alto-falantes de estante como alto-falantes frontais? Por que você não deve colocar alto-falantes de estante na parede?
Na verdade, todos nós já estivemos lá - tentando esticar nossos orçamentos e usar o que já possuímos para tornar nossos sonhos realidade. No entanto, a menos que seus sonhos sejam áudio de baixa qualidade em seu home theater, você deve evitar o uso de alto-falantes de uma maneira que eles não foram projetados para serem usados.
Os sistemas de alto-falantes de home theater exigem física, e colocar alto-falantes de estante na parede interrompe os mecanismos físicos que deveriam ajudar o alto-falante de estante a otimizar seu desempenho. Por esse motivo, entre muitos outros, os alto-falantes de estante devem permanecer em uma montagem ao ar livre para obter melhores resultados. Caso você nunca tenha passado pelo processo cansativo de configurar seus alto-falantes em seu home theater, talvez você não saiba o quão importante é o posicionamento dos alto-falantes para a qualidade geral do som que os alto-falantes produzirão.
Na verdade, a ciência por trás do posicionamento dos alto-falantes (e como os próprios alto-falantes funcionam) é fascinante. Mas, evitar aprender sobre como eles funcionam ou optar por ignorar as recomendações pode deixá-lo insatisfeito com a experiência de áudio que você inevitavelmente experimentará.
Os alto-falantes de estante, por exemplo, são projetados para sentar em uma estante literal ou em outro tipo de montagem. Curiosamente, os alto-falantes de estante funcionam melhor quando estão em uma montagem que permite que fiquem ao ar livre, em vez de em uma estante que pode ter limites muito próximos (ou seja, a parte de trás da prateleira muito próxima à parte de trás do palestrante).
Nessa mesma linha, os alto-falantes de estante vêm com diferentes opções de como eles são portados. A porta em um alto-falante de estante é como o ar escapa, por isso é importante que ela seja deixada aberta para evitar interferência na sequência física de eventos que criam um som de alta qualidade.
Ao usar alto-falantes de estante com portas frontais, você tem um pouco mais de margem de manobra, considerando que os alto-falantes podem ficar na borda de uma prateleira e geralmente têm muito espaço.
No entanto, o uso de alto-falantes de estante de porta traseira exigirá que eles sejam colocados em uma montagem ou pelo menos três vezes a largura do alto-falante longe da parede. Isso é para evitar a reverberação e o som abafado que pode vir de um limite desnecessário colocado próximo ao alto-falante.
Nesse mesmo sentido, é por isso que você não deve colocar alto-falantes de estante na parede - especialmente alto-falantes de porta traseira. Claro, você pode ter sorte em usar alto-falantes de estante com portas frontais, desde que não sejam colocados profundamente dentro da cavidade da parede, mas isso ainda não é o ideal. E colocando alto-falantes traseiros em uma cavidade, você pode esquecer a transmissão de som de alta qualidade deles.
Claro, sempre haverá pessoas que o encorajarão a evitar as recomendações e realizar tentativa e erro no posicionamento do alto-falante em sua casa. Ou talvez seja um membro da família irritante que deseja o apelo estético dos alto-falantes de parede sem precisar substituir os alto-falantes de estante que você já possui.
No entanto, sair dessa rota provavelmente o deixará desapontado, pois o som não será capaz de funcionar tão bem, e sua experiência geral de áudio sofrerá como resultado. Tudo volta a usar os alto-falantes como eles foram projetados para serem usados.
Os alto-falantes de parede foram projetados (e têm a composição física) para funcionar no auge quando colocados em uma cavidade construída na parede. Os alto-falantes de estante exigem ar livre para emitir seus sinais de áudio por toda a sala.
A que distância os alto-falantes de estante devem estar da parede?
Não apenas você não quer colocar os alto-falantes da estante na parede como alto-falantes improvisados na parede para o seu home theater, mas você realmente deseja chutá-los para longe da parede, o que for razoavelmente possível para sua configuração exclusiva.
Especificamente, os alto-falantes de estante devem ser colocados a cerca de 60 cm da parede para otimizar seu desempenho geral. Uma configuração ideal para alto-falantes de estante é em um suporte para que o ar enviado pelas portas possa alcançar o espaço aberto o mais rápido possível. Junto com isso, você deseja considerar como adicionar um limite pode afetar o desempenho de um alto-falante. Com alto-falantes de prateleira, eles são otimizados em seu desempenho quando têm ar livre prontamente disponível para eles. Isso significa que eles não terão o melhor desempenho quando colocados muito perto de uma parede ou outra superfície semelhante a um limite.
É por isso que os alto-falantes de estante funcionam melhor quando são montados e colocados afastados da parede a cerca de 2 a 3 pés. Os limites estão longe o suficiente do alto-falante para permitir que os sinais de áudio emitidos atravessem o ar antes de atingir uma parede e mudar seu curso.
Você pode achar que o único lugar em que você pode colocar seus alto-falantes de estante é em uma estante real - e isso ainda pode funcionar muito bem (mesmo que não seja uma montagem independente).
Ao colocar os alto-falantes de estante em uma estante ou outro tipo de prateleira ou suporte, tente dar ao alto-falante o máximo de espaço a partir do limite mais próximo (parede, móveis, parte traseira da estante, etc.).
Especificamente, certifique-se de que o lado do alto-falante onde a porta está localizada esteja virado para o ar livre ao configurar o sistema de som do home theater.
Claro, você precisará pensar nos drivers do alto-falante, mas você realmente quer que os alto-falantes da estante tenham “espaço para respirar”. Os alto-falantes de estante não são o tipo de alto-falante que pode ser colocado em uma parede ou cavidade - eles gostam de seu espaço e não têm vergonha de pedir.
Como ocultar os alto-falantes da estante?
Ok, então se você não pode colocar seus alto-falantes de estante na parede, você pode estar procurando soluções mais criativas para esconder os alto-falantes. Afinal, a maioria das pessoas quer prestar atenção à tela em um home theater - não aos alto-falantes que permitirão que a experiência de áudio seja completa.
Ocultar alto-falantes de estante pode ser um pouco complicado. Embora possam ser escondidos sorrateiramente atrás de obras de arte, livros e outros itens apoiados, eles devem ter espaço para respirar para que o ar que passa por suas portas não fique abafado. Portanto, sua melhor aposta é criar apelo visual em outras áreas para evitar que o foco seja direcionado para os alto-falantes da estante. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas o objetivo de ser um palestrante é poder experimentar áudio de alta qualidade. Se você está tentando esconder seus alto-falantes de estante, provavelmente não está dando a eles o espaço (e a configuração) que eles precisam para fornecer a experiência de áudio que você espera deles. Pode ser uma fera complicada, mas vale a pena lutar com ela.
Os alto-falantes de estante, especialmente comparados aos alto-falantes de torre, são mais visíveis em seu tamanho menor. Portanto, tentar escondê-los da vista pode significar que você precisa ser bastante criativo.
Afinal, bloqueá-los completamente também prejudicaria a capacidade de os sinais de áudio de frequência média e alta passarem.
Portanto, para ocultar os alto-falantes da estante, você pode tentar criar um apelo visual mais forte em outros locais da sala, para que seus olhos não sejam imediatamente atraídos para eles. Outra opção é colocar a arte perto (mas não bloqueando) os alto-falantes. Isso pode ajudar a perpetuar uma estética visual mais agradável em sua sala de mídia.
Você também pode optar por seguir o outro caminho e abraçar os alto-falantes de estante e seu apelo visual natural. Em vez de tentar escondê-los e, consequentemente, ser forçado a olhar para a configuração estranha que você criou nesta tentativa, você pode optar por se concentrar no posicionamento dos alto-falantes como a principal prioridade e considerar o componente de design posteriormente.
Dessa forma, a função dos alto-falantes da estante passa a ser a mais priorizada, e a experiência de áudio será maior por conta disso.
Por fim, se você estiver realmente preocupado com o fato de os alto-falantes do seu home theater serem menos visíveis, considere investir em alto-falantes de parede de alta qualidade em primeiro lugar.
Emparelhados com um subwoofer, os alto-falantes de parede podem alcançar mais do que você imagina, por isso vale a pena experimentá-los se você deseja que seus sentidos visuais e auditivos sejam satisfeitos.
Leia também:Posso usar alto-falantes de estante para Atmos?