Não há nada como ser capaz de abandonar sua bagunça de cabos e fios enquanto você passa de um alto-falante com fio para um sem fio e sistema de som surround. Mas, se você possui um sistema com fio pré-existente e deseja adicionar alto-falantes sem fio adicionais, isso funcionará?
Os alto-falantes sem fio vêm com muitas vantagens e podem ser adicionados a um sistema de som surround existente. Você pode emparelhar os alto-falantes sem fio diretamente ao seu dispositivo de streaming de mídia ou usar um transmissor/receptor sem fio para conectar seus dispositivos. Com qualquer uma das opções, você obtém os benefícios de poder instalar alto-falantes sem fio além do seu sistema de som surround com fio pré-existente (ou, é claro, você pode tornar todo o seu sistema de som surround sem fio).
Seja qual for a sua escolha, adicionar alto-falantes sem fio ao seu sistema de som surround pode levar seu home theater para o próximo nível. Continue lendo para ver como estabelecer essas conexões e muito mais.
Confira:Sistemas de home theater sem fio:uma análise honesta Como adicionar alto-falantes sem fio a um sistema de som surround?
À medida que você começa a configurar seu novo sistema de alto-falantes de som surround (ou adiciona alguns alto-falantes ao seu sistema existente), há muitas opções que você pode escolher.
Obviamente, essa será uma decisão altamente personalizada, pois não apenas o espaço do seu home theater varia, mas também seu orçamento e apelo estético. Com isso dito, ainda existem algumas regras básicas a serem seguidas.
Então, como você adiciona alto-falantes sem fio a um sistema de som surround? Se estiver incorporando alto-falantes sem fio a um sistema de som surround pré-existente, você pode emparelhar os alto-falantes diretamente ao seu dispositivo de transmissão de mídia (como uma TV) ou pode usar um transmissor/receptor sem fio para conectá-los. Se você quiser que todo o seu sistema de som surround seja sem fio, compre um conjunto completo. Claro, o que você escolher fazer dependerá de sua configuração atual. Enquanto muitas pessoas estão optando por atualizar todo o seu sistema de som surround em seus home theaters para um sistema de som surround completamente sem fio, outros querem fazer seus alto-falantes com fio funcionarem com alguns novos suportes sem fio.
Com isso dito, vamos dar uma olhada em algumas das melhores maneiras de adicionar alto-falantes sem fio ao seu sistema de som surround.
Emparelhar alto-falantes sem fio a um sistema de som surround por meio de um dispositivo de streaming de mídia
Uma das opções mais comuns ao incorporar alto-falantes sem fio ao sistema de som surround do home theater é emparelhar os alto-falantes sem fio diretamente ao dispositivo de streaming de mídia. Obviamente, isso requer que o dispositivo de streaming de mídia tenha conectividade sem fio habilitada.
Por exemplo, se você quiser emparelhar seus alto-falantes sem fio diretamente à sua TV e incorporá-los ao seu sistema de som surround dessa maneira, sua TV precisaria ser habilitada para WiFi em primeiro lugar. Caso contrário, você precisaria usar um receptor/transmissor de áudio, mas falaremos mais sobre isso posteriormente.
Para conectar seus alto-falantes sem fio ao seu dispositivo de streaming de mídia, como uma TV habilitada para WiFi, você precisará estabelecer uma conexão com a rede sem fio na TV e nos alto-falantes sem fio.
Depois que os dois estiverem conectados à rede WiFi, você poderá acessar as configurações de conectividade da TV e adicionar os alto-falantes como um dispositivo sem fio.
Essa forma pode ser vantajosa, pois a TV pode usar esses alto-falantes como padrão. No entanto, pode ser um pouco complicado garantir que a TV não corte automaticamente o restante dos alto-falantes de som surround em seu sistema selecionando os alto-falantes sem fio como padrão.
Para evitar esse caos, verifique se o restante dos alto-falantes está emparelhado com os alto-falantes sem fio. Se isso não for possível devido à conexão com fio em seus outros alto-falantes, é melhor conectar os alto-falantes sem fio ao Receptor A/V com um transmissor de áudio.
Honestamente, dessa forma, provavelmente, você economizará um pouco de aborrecimento ao incorporar vários níveis e controles de potência, de qualquer maneira.
Portanto, se você estiver usando uma mistura de alto-falantes com e sem fio em seu sistema de som surround, é melhor emparelhar os dispositivos com o mesmo receptor A/V quando possível para torná-lo mais eficiente e simplificado.
Emparelhar alto-falantes sem fio a um sistema de som surround com um transmissor sem fio
Embora conectar seus alto-falantes sem fio diretamente ao seu dispositivo de streaming de mídia como uma TV pareça ótimo em teoria, pode ser necessário um pouco de configuração técnica para garantir que a energia fornecida aos alto-falantes dessa maneira permita que eles se integrem de forma coesa com o resto dos alto-falantes de som surround.
Para evitar isso, você pode escolher outra alternativa que é emparelhar os alto-falantes sem fio ao receptor com um transmissor de áudio sem fio.
Dessa forma, como mencionado acima, você está conectando os alto-falantes diretamente à fonte de áudio simplificada, o que ajudará os alto-falantes a se encaixarem melhor no restante do sistema de som.
Para emparelhar seus alto-falantes sem fio a um receptor usando um transmissor é realmente muito simples. A maioria dos transmissores se conecta diretamente ao seu receptor, portanto, verifique primeiro o tipo de conexão que seu receptor é capaz de receber (como um plugue USB ou outro tipo de conexão).
Depois de verificar isso, você pode comprar o transmissor, conectá-lo ao receptor e certificar-se de que ele está ligado. Se for um transmissor Bluetooth, você o emparelhará via Bluetooth aos alto-falantes sem fio. Caso contrário, você provavelmente precisará verificar se ele está emparelhado diretamente com sua rede Wi-Fi.
Uma vez que você consiga estabelecer uma conexão entre o transmissor e os alto-falantes, você deve estar pronto para ir. Tudo o que você precisa fazer é controlar o áudio com os controles do seu receptor.
Desta forma de conectar seus alto-falantes sem fio ao seu sistema de som surround, todas as conexões com os vários alto-falantes do seu sistema ficam em um só lugar e são mais facilmente controladas.
Use um sistema de som surround de alto-falante totalmente sem fio
Se você deseja atualizar seu equipamento de som antigo para trazer seu home theater para a tecnologia de ponta dos últimos anos, pode optar por mudar tudo para um sistema de alto-falante sem fio.
Você pode realmente fazer isso de duas maneiras. Você pode converter todos os alto-falantes com fio em alto-falantes sem fio usando um transmissor de áudio conforme descrito acima. Ou você pode investir em novos alto-falantes sem fio para compor um sistema de som surround completo.
Se você estiver usando um sistema de som surround de alto-falante totalmente sem fio, você está realmente em vantagem. O uso de alto-falantes sem fio para um sistema de som surround totalmente sem fio irá equipá-lo com algumas das possibilidades de configuração mais fáceis que existem.
Obviamente, você ainda precisará garantir que cada um dos alto-falantes sem fio esteja conectado ao receptor ou dispositivo de streaming de mídia. No entanto, uma vez que essas conexões são estabelecidas, você tem muita flexibilidade para colocar os alto-falantes em seu espaço de home theater.
Isso não apenas o libertará para evitar conexões com fio, mas você poderá aproveitar o apelo estético de remover a bagunça de cabos que estava lá antes.
Os alto-falantes sem fio podem soar tão bem quanto os alto-falantes com fio?
Se você ainda está em dúvida sobre a incorporação de alto-falantes sem fio em seu sistema de som surround, você não está sozinho. Com esta atualização mais recente na tecnologia com foco em uma conexão WiFi e emparelhamento com dispositivos “inteligentes”, pode haver algumas áreas que você pode se perguntar como elas se comparam.
Por exemplo, alto-falantes sem fio podem soar tão bem quanto alto-falantes com fio? Os alto-falantes sem fio podem ter uma qualidade de som tão boa, se não melhor, quanto os alto-falantes com fio, considerando a conectividade Wi-Fi e os erros tecnológicos físicos mínimos que podem ocorrer. É claro que você pode ter problemas de Wi-Fi que interrompam a conectividade, mas o desempenho do alto-falante é de alta qualidade em geral. Ainda assim, sempre haverá pessoas que preferem usar as formas mais antigas de alto-falantes com fio, pois preferem a conexão estabelecida que podem ver e sentir.
Na verdade, não há nada de errado de qualquer maneira aqui. Ou, como mencionado acima, você pode até optar por emparelhar alto-falantes com e sem fio em um sistema de som surround.
O que quer que você decida fazer, apenas certifique-se de estabelecer as conexões apropriadas entre os alto-falantes e o receptor, amplificadores e a fonte original de mídia que está usando.
Além disso, concentre-se em investir em equipamentos de som de alta qualidade que reproduzam uma ampla gama de frequências e permitam que você experimente uma experiência de áudio robusta em seu home theater (ou outro local).
Com o posicionamento correto, configuração adequada e conexões estabelecidas, você certamente ficará satisfeito com a facilidade e eficiência de usar alto-falantes sem fio em um sistema de som surround. Adeus confusão de cabos - alto-falantes sem fio, aqui vamos nós.
Confira minhas principais opções de kits de alto-falantes sem fio.