No mundo dos equipamentos de som e áudio, a precisão é fundamental para alcançar a experiência de som perfeita em sua casa. Usar o número certo de alto-falantes e colocá-los adequadamente é imperativo. Quando se trata de alto-falantes de canal central, quais limites são necessários?
Embora você possa executar dois alto-falantes de 2 canais centrais, isso geralmente não é o preferido ou não é capaz de fornecer áudio de alta qualidade. Em vez disso, a execução de dois alto-falantes de canal central pode distorcer o áudio por meio do tempo distorcido dos mesmos sinais de áudio, filtragem de pente e outros efeitos de distorção/confusão de som. Leia também:
Você pode usar uma barra de som como alto-falante central? Alguns dizem que nunca há muito de uma coisa boa, mas esse pode não ser o caso para a execução de alto-falantes do canal central.
Como o alto-falante do canal central é um dos mais importantes em todo o seu sistema de som, é importante obter o número e o posicionamento corretos para obter o som de alta qualidade que você deseja. Continue lendo para saber mais.
Por que você não deve usar alto-falantes de 2 canais centrais?
Talvez você esteja sentado em seu home theater recém-projetado curtindo a primeira de muitas noites de cinema com familiares ou amigos quando pensa consigo mesmo:“Meu alto-falante central poderia realmente usar alguma força adicional”.
Você então se lembra de que tem outro alto-falante que pode ser conectado para adicionar um canal central adicional. Antes de iniciar este processo de instalação, você se pergunta se isso realmente será melhor para o seu sistema de som.
A execução de dois alto-falantes de canal central não é recomendada devido a problemas com sincronização inadequada, resultando em som distorcido, filtragem em pente e distorção e confusão de som adicionais. Você pode maximizar o canal central ajustando a potência ou a posição e usando equipamentos de alta qualidade. Como você pode usar dois alto-falantes do canal esquerdo e dois alto-falantes do canal direito, você pode se perguntar o que diferencia os alto-falantes do canal central. No entanto, isso volta ao papel e à importância do alto-falante do canal central e como ele funciona com o restante dos equipamentos de som em todo o seu sistema de som.
O alto-falante do canal central é um dos alto-falantes mais importantes porque não apenas faz a maior parte do trabalho, mas também controla o equilíbrio dos canais de áudio esquerdo e direito - criando uma mistura perfeita de frequências de áudio de médio alcance. Esse é um dos motivos pelos quais ele é altamente confiável para mais de 70% do processamento de áudio que ocorre enquanto você assiste a um filme em seu home theater.
Como o alto-falante do canal central se relaciona com os outros componentes do seu sistema de som, ele faz a maior parte do processamento e fornece resultados eficientes que podem ajudá-lo a ouvir o áudio com clareza e beleza.
Isso é imperativo em sua experiência geral de visualização de mídia. Sem o alto-falante do canal central, você correria o risco de ouvir diálogos confusos, perder os pequenos detalhes que entram na trilha sonora de um filme e muito mais.
Devido a esse alto nível de importância que o alto-falante do canal central reproduz no sistema de som do home theater, é ainda mais importante que você não estrague isso.
Usar mais de um alto-falante de canal central pode causar o risco de distorcer o áudio. Além disso, esse risco de distorcer o áudio também não é muito tolerante, considerando que adicionar dois alto-falantes de canal central realmente não é bom em termos de melhorar a qualidade geral do som.
Em vez disso, usar dois alto-falantes de canal central pode resultar em distorção de tempo, filtragem em pente e distorção de som, conforme mencionado acima.
Em termos de distorção de tempo, isso ocorre quando dois alto-falantes recebem o mesmo sinal de áudio (como em uma configuração com dois alto-falantes de canal central) e, consequentemente, tentam reproduzir o áudio ao mesmo tempo. No entanto, mesmo com a menor variação, a qualidade do som será distorcida e sua experiência de áudio resultante será ruim.
O mesmo princípio ocorre com a filtragem em pente quando os sons idênticos (vindos do mesmo sinal de áudio enviado para dois alto-falantes do canal central) ficam distorcidos à medida que as ondas de frequência interferem umas nas outras, fazendo com que a resposta de frequência pareça um pente em vez de uma onda.
Essa distorção do som resultará em uma qualidade de áudio pior do que ocorreria se você acabasse de deixar o alto-falante de canal central único.
Finalmente, outros modos de distorção também podem ocorrer ao tentar configurar dois alto-falantes de canal central. Isso pode vir de conexões inadequadas, má colocação de dois alto-falantes do canal central (não colocá-los na altura apropriada, muito próximos ou muito distantes, etc.).
Por essas razões, é melhor ajustar a qualidade de seu alto-falante de canal central único do que tentar adicionar um segundo alto-falante de canal central.
Como melhorar o som de um alto-falante do canal central?
Ok, agora que você sabe o básico de por que você não deve usar dois alto-falantes de canal central em seu sistema de som de home theater, você ainda pode estar se perguntando como pode obter os resultados de melhorar sua qualidade de som.
Afinal, você entende a importância do alto-falante do canal central e o efeito que ele tem na qualidade geral do som.
Então, como você faz o alto-falante do canal central soar melhor? Para melhorar o som de um alto-falante do canal central, considere as seguintes dicas: Verifique a elevação do alto-falante do canal central
Se você deseja que o alto-falante do canal central soe melhor, você precisa garantir que o alto-falante seja colocado na altura apropriada. A elevação do alvo para um alto-falante de canal central deve ser aproximadamente 40-50" do chão, ou aproximadamente a altura do ouvido do ouvinte quando o ouvinte estiver sentado.
Isso pode ser ligeiramente ajustado dependendo do arranjo específico dos assentos do home theater, mas você deve manter esse intervalo em mente.
Se você não tiver outra opção a não ser manter o alto-falante do canal central posicionado acima ou abaixo dessa faixa recomendada, você pode inclinar o alto-falante para que as ondas de áudio sejam direcionadas automaticamente para o ouvido do ouvinte.
Isso ajudará com a clareza geral e a percepção do som que ajuda o cérebro humano a localizar e processar os vários fluxos de áudio que são enviados.
Ao colocar o alto-falante do canal central em uma altura apropriada para o ouvinte, o cérebro do ouvinte pode processar “menos” e aproveitar mais a experiência geral de áudio.
Certifique-se de que haja conexões apropriadas e energia suficiente
Se você sente que o alto-falante do canal central nunca é alto o suficiente - por exemplo, você continua perdendo o diálogo mesmo que a sala esteja relativamente silenciosa -, então você quer garantir que estabeleceu as conexões apropriadas e está fornecendo ampla energia ao seu centro alto-falante do canal.
Agora, essas conexões e faixa de potência serão estritamente dependentes do modelo de alto-falante do canal central que você usa. No entanto, você quer ter certeza de que não está usando um amplificador sobrecarregado ao fornecer energia ao alto-falante do canal central.
Fazer esses ajustes com a percepção do seu sistema de som como um todo e como ele funciona pode fazer uma grande diferença no volume geral e na qualidade do som alcançada pelo alto-falante do canal central.
Teste o posicionamento do alto-falante na frente/atrás de uma tela de projetor acusticamente transparente
Se você estiver usando uma tela de projetor acusticamente transparente (uma projetada para permitir que as ondas de áudio passem diretamente através dela, em vez de projetá-las naturalmente na direção oposta), considere colocar o alto-falante do canal central na frente ou tentar atrás a tela.
Você pode descobrir que, com sua configuração específica, pode realmente trabalhar para obter melhores resultados de localização colocando o alto-falante do canal central atrás da tela do projetor (acusticamente transparente) em vez de tê-lo na frente. Ainda assim, você pode achar que o problema oposto é verdadeiro, portanto, testar o posicionamento do alto-falante na frente e atrás da tela pode ajudar.
Junto com isso, você também deve considerar se está montando seu alto-falante ou colocando-o em uma plataforma independente. Esse posicionamento pode ajudar na elevação e na qualidade geral do som, dependendo do restante das peças configuradas em seu home theater.
Remover ou adicionar absorção de som
Juntamente com outras sugestões, você pode achar que o alto-falante do canal central soa confuso, o que significa que algo na frente desse alto-falante pode estar bloqueando as ondas sonoras de serem emitidas claramente em toda a sala de home theater.
Nesse caso, você pode querer remover quaisquer tapetes absorventes, peças decorativas ou considerar colocar o alto-falante do canal central em uma montagem independente.
Alternativamente, se você perceber que o alto-falante do canal central está reverberando demais ou soa um pouco eco, isso pode ser o resultado de pouca absorção de som.
Pense nisso como quando você grita para o desconhecido e sua voz continua pelo que parece uma eternidade. Na mesma capacidade, você deseja que o áudio do alto-falante do canal central seja capturado apenas o suficiente para que não ecoe por toda a sala.
Se você achar que esse é o problema, considere adicionar um pouco de absorção de som localizada especificamente perto do alto-falante do canal central.
Isso pode incluir colocá-lo em um item macio ou em um tapete pequeno, ou pode chegar a colocar um tapete inteiro para ajudar na acústica natural da sua sala de home theater. Isso dependerá muito da sua situação pessoal.
Teste o alto-falante com um medidor de SPL
Se você descobrir que ainda está tendo problemas com o alto-falante do canal central, teste-o em alguns locais diferentes com um medidor SPL. Isso fornecerá valores numéricos que relatam as classificações de frequência do seu dispositivo.
A partir disso, você pode saber quais opções de posicionamento são melhores para o alto-falante do canal central, dependendo da acústica e de outras variáveis em sua sala de home theater.
Use equipamentos de som de alta qualidade, incluindo alto-falantes, amplificadores e cabos
Por fim, se você ainda estiver insatisfeito com a qualidade do som proveniente do alto-falante do canal central, considere atualizar seu equipamento.
Isso inclui não apenas o uso de alto-falantes de alta qualidade, mas você precisa garantir que os outros componentes do seu sistema de som também sejam de alta qualidade.
Isso significa que seus amplificadores e até mesmo seus cabos precisam ser feitos de materiais de alta qualidade e ter um bom desempenho. A combinação de todas essas estratégias pode ajudar o alto-falante do canal central a soar melhor e pode ajudá-lo a evitar tentar executar dois alto-falantes do canal central.