Livrar-se da confusão de cabos é apenas um dos muitos benefícios de se conectar sem fio com o sistema de som do seu home theater. Ainda assim, se você está se perguntando como seus alto-falantes e subwoofers sem fio recebem energia, você pode se perguntar se precisa comprar baterias.
Os alto-falantes sem fio recebem energia por meio de uma conexão de alimentação CA ou pela capacidade de recarregar antes do uso. Os subwoofers ativos sem fio possuem um amplificador embutido que fornece energia para o equipamento de som. Portanto, nem os alto-falantes sem fio nem os subwoofers precisam necessariamente de baterias. Leia também:8 melhores kits de alto-falante sem fio em 2021 (mais um guia de compra)
Você pode ser pego de surpresa ao descobrir que seus alto-falantes sem fio, afinal, exigem uma conexão com cabo a uma tomada de alimentação CA.
No entanto, este é o único tipo de conexão com cabo que você precisará fazer com alto-falantes sem fio e subwoofer, considerando que a transmissão de sinais de áudio do receptor ocorre via WiFi, infravermelho, Bluetooth, radiofrequência ou Qualcomm aptX. Ainda assim, para receber energia, seus alto-falantes ou subwoofer usarão outra fonte. Vamos olhar mais de perto.
Como os alto-falantes sem fio recebem energia?
A compra de alto-falantes sem fio traz muitas vantagens para o seu sistema de home theater.
Muitas pessoas apreciam a portabilidade dos alto-falantes sem fio, bem como o apelo estético que vem com a remoção da confusão de cabos que costumavam fazer parte de seu sistema de som - mesmo tendo seu próprio local de armazenamento ou colocação em seu espaço de home theater ( embora indesejável).
Ainda assim, é importante notar que nem todos os alto-falantes sem fio são completamente sem fio. Embora eles não precisem de uma conexão com fio para transmissão de áudio, eles ainda precisam de uma fonte de energia. Os alto-falantes sem fio recebem energia por meio de uma tomada CA ou pela capacidade de serem recarregados.
Ao usar alto-falantes sem fio que tenham uma tomada CA, você precisará estabelecer essa conexão com fio. Isso pode ser frustrante para aqueles que desejam eliminar completamente o uso de uma conexão com fio em seu sistema de home theater.
Por esse motivo, os alto-falantes sem fio que podem ser recarregados são uma opção - embora você precise recarregá-los sempre que pretender reproduzir sua mídia por um período prolongado.
Com um alto-falante sem fio que requer uma tomada de alimentação CA, você precisará conectar o alto-falante sem fio - algo que parece um paradoxo.
Mesmo assim, você só precisará conectar este alto-falante a uma fonte de energia em vez de conectá-lo (com cabos) ao receiver e outros equipamentos de som em seu sistema de som.
Por causa disso, os alto-falantes sem fio ainda são considerados sem fio devido ao número significativamente menor de conexões com fio que você precisará conectar.
Tenha em mente, porém, que isso não significa que você não conectará os alto-falantes ao amplificador/receptor apropriado ainda. Em vez de usar cabos para conectar essas peças do seu sistema de som, você estará usando algum tipo de conexão sem fio dependendo das especificações de seus dispositivos.
Com isso em mente, você pode escolher qual opção de alto-falante sem fio é ideal para você:um que precisa ser recarregado (mas não requer uma conexão com fio durante o uso) ou um que é conectado apenas com um fio a uma tomada fonte.
Se você não se importa em recarregar e é consistente com esse hábito, um alto-falante recarregável sem fio pode funcionar para você (geralmente conectado com algum tipo de cabo de recarga, não com baterias).
Alternativamente, se você deseja eliminar a necessidade de uma conexão cabeada entre os vários componentes do seu sistema de som e não se importa com a fonte de alimentação CA, esta opção pode funcionar para você e suas necessidades.
De qualquer forma, você não deve precisar de baterias para seus alto-falantes sem fio, considerando que eles podem recarregar ou conectar a uma tomada CA.
Como os subwoofers sem fio recebem energia?
Quando se trata de subwoofers sem fio, as conexões são ligeiramente diferentes dos alto-falantes sem fio, mas o conceito geralmente é o mesmo.
Embora você ainda precise conectar o subwoofer ao receptor (via WiFi, Bluetooth, etc.), a conexão a um amplificador pode ser ignorada para um subwoofer ativo que tenha um amplificador embutido (fonte de alimentação).
Com um subwoofer ativo, um amplificador é integrado ao equipamento e o dispositivo basicamente se alimenta sozinho. No entanto, com um subwoofer ativo, é necessária uma conexão tanto com o receptor (para a transmissão do sinal de áudio) quanto com um amplificador (fonte de alimentação). Assim, usando um subwoofer sem fio, você pode assumir que é um sub ativo que não requer os mesmos tipos de conexões. Isso é altamente benéfico e, portanto, por que tantos estão dispostos a pagar por um subwoofer sem fio. Os subwoofers sem fio não apenas vêm com os benefícios de não precisar do cabo adicional para uma fonte de alimentação ou conexão a um receptor, mas também são altamente portáteis e relativamente coesos com muitos tipos de equipamentos de som.
Junto com isso, você não precisa se preocupar com um subwoofer sem fio que precisa de baterias. Embora alguns subwoofers sem fio precisem ser conectados a uma fonte de alimentação CA, isso não é comum e não é padrão entre esse tipo de equipamento.
Em vez disso, como um subwoofer será ativo ou passivo (também conhecido como amplificador embutido ou não), a fonte de alimentação pode vir de dentro do próprio dispositivo.
Ao usar um subwoofer sem fio ativo, você precisará estabelecer uma conexão entre o receptor e o subwoofer para que o sinal de áudio de baixa frequência possa ser transmitido para o sub e os graves retumbantes enviados para a sala, consequentemente.
Ainda assim, o subwoofer sem fio (ativo) não precisará ser conectado a um amplificador (porque já está embutido no dispositivo) e, portanto, o dispositivo não precisará de baterias.
Ao usar um subwoofer passivo, você precisará conectar o dispositivo a um receptor para que o sinal de áudio de baixa frequência possa ser transmitido e também precisará conectá-lo a um amplificador para que o dispositivo possa ter energia.
Por esse motivo, subwoofers passivos sem fio não são algo que você provavelmente encontrará ao procurar um componente de graves sem fio para seu sistema de som.
Como funcionam os alto-falantes sem fio?
Se os alto-falantes sem fio não estiverem usando uma conexão por cabo, você pode se perguntar como eles transmitem os sinais de áudio necessários para poder tocar com a mesma qualidade dos alto-falantes que estão fisicamente conectados a um receptor.
Para entender melhor por que alto-falantes sem fio e subwoofers sem fio não precisam de baterias, pode ser útil saber como os alto-falantes sem fio funcionam em uma ampla capacidade.
Os alto-falantes sem fio são alimentados com um plugue de tomada CA ou usam uma porta recarregável. Eles estão conectados ao receptor via Wi-Fi, Bluetooth, Infravermelho ou outra conexão sem fio. Portanto, eles são sem fio em termos de transmissão de áudio, mas ainda podem exigir uma conexão com fio à energia. Para um subwoofer sem fio, você notará o mesmo tipo de conexão com o receptor (na medida em que o cabo que seria usado para transmitir o sinal de áudio é eliminado), mas eles podem ter um amplificador embutido como fonte de alimentação. Este é o caso de um subwoofer ativo, de qualquer maneira.
Ainda assim, ao usar alto-falantes sem fio, você precisará garantir que cada alto-falante tenha sido conectado adequadamente ao receptor e que as especificações de cada alto-falante em seu sistema de som funcionem em coesão com os outros equipamentos de som.
Isso significa que você precisará certificar-se de que seu sistema de som esteja configurado com alto-falantes suficientes para suportar sinais de áudio de baixa frequência, frequência média e alta frequência para cobrir todo o espectro de som.
Só porque o cabo foi eliminado do processo de conexão não significa que as conexões sem fio exigirão menos “ajustes”.
Em vez disso, leva apenas um passo a menos da equação (a confusão de cabos) e permite que você trabalhe dentro da capacidade sem cabos de uma configuração de sistema de som sem fio.
Assim, ao conectar seus alto-falantes sem fio ao receptor, a uma fonte de energia (seja lá qual for a aparência), e certifique-se de que seus alto-falantes (e subwoofer) funcionem em coesão uns com os outros, você pode ter certeza de que seu sistema de som sem fio estará pronto para transmitir sua mídia favorita com uma experiência de áudio de alta qualidade.