Curioso sobre tweeters, drivers de compressão e as diferenças? É só um
pouco mais complicado do que você pode imaginar, mas não muito.
Leia para saber mais!
Qual é a diferença entre um tweeter e um driver de compressão?
Um driver de compactação , também chamado de driver de buzina ou driver de compressão carregado de buzina, usa uma bobina de voz e um diafragma para passar variações de ondas sonoras através de uma abertura de pequeno diâmetro conectada a um corpo de buzina acústica. Os drivers de compressão oferecem maior eficiência (maior pressão sonora) e uma saída de som mais controlada chamada dispersão.
Muitos usam uma forma central conectada ao diafragma chamada de plugue de fase para criar o efeito de compressão antes da saída.
Observe que um driver de compressão é tecnicamente o que chamamos de conjunto de ímã/diafragma que se conecta à buzina. Os alto-falantes de tweeter de cúpula padrão são diferentes dos alto-falantes de driver de compressão, pois criam som mais diretamente da cúpula de tweeter conectada ao diafragma e não usam um corpo de corneta. Ambos podem produzir áudio musical de alta frequência, mas usam designs diferentes.
Além disso, alguns alto-falantes de corneta de compressão podem produzir conteúdo musical em frequências médias que os tweeters comuns não podem. Em ambos os casos, eles são usados em um sistema de alto-falantes com a frequência de cruzamento correta para funcionar com o alto-falante woofer ou alto-falante de médio porte usado, dependendo do design.
Assim como com outros tweeters, é necessário um crossover para bloquear sons de baixa frequência.
Quais tweeters de buzina não são drivers de compressão?
É importante entender que esses nomes às vezes são usados de forma intercambiável, por isso faz uma grande diferença a qual tipo específico estamos nos referindo:
- Os tipos de tweeter de cúpula são um dos mais comuns e não usam um corpo de chifre.
- Um tweeter de fita pode se assemelhar a um alto-falante de corneta devido a um corpo de corneta acústico alargado, mas usa um design de alto-falante muito diferente.
Quando um tweeter é um driver de compressão?
A resposta é que depende do tipo.
Se o tweeter usa um conjunto de alto-falante de driver de compressão com uma pequena saída conectada a um corpo de buzina, então é um tweeter de compressão, como geralmente são chamados. Os tweeters de bala, por exemplo, são um tipo de alto-falante de driver de compressão. Outros tweeters podem ter um tipo de corpo de chifre anexado, mas isso não os torna tweeters de compressão.
Por exemplo, tweeters piezo são um tipo de alto-falante de corneta que geralmente usa um driver piezo em vez de um driver de compressão.
Buzina de compressão vs tweeter prós e contras
As buzinas de compressão têm prós e contras, assim como os tweeters. Aqui está uma lista dos principais que você deve conhecer.
1. Eficiência
Uma das principais vantagens dos tweeters de compressão é a alta sensibilidade que é o nível de pressão sonora (SPL) produzido a 1 watt/1 metro de distância. Ao contrário dos tipos de tweeter de cúpula macia padrão, por exemplo,
eles são capazes de produzir muito mais com a mesma potência. Os modelos de tweeter de corneta de compressão geralmente oferecem de cerca de 105 a 110dB a 1W/1M. Por outro lado, as opções típicas de tweeter de domo macio e tweeter de domo rígido variam de cerca de 90 a 94dB. Por causa de como o volume do alto-falante não é linear (medido em decibéis), isso é até 100x mais volume no mesmo nível de potência em alguns casos!
2. Resposta de frequência e qualidade de som
Este é um pouco mais complicado.
Em muitos casos, você pode obter melhor clareza, realismo e precisão de som usando o design do alto-falante de corneta mas como não é uma garantia. Depende do falante em particular.
Um alto-falante de corneta ruim ou medíocre pode diminuir a qualidade do som, mas maior eficiência do que um tweeter de cúpula bem projetado. Um exemplo seria um tweeter de cúpula de metal de alta qualidade com desempenho de frequência mais alta muito bom, superando o driver da buzina com resposta ruim.
De um modo geral, no entanto, as trompas são consideradas capazes de uma qualidade de som impressionante e que preenche a sala, mas podem precisar de alguma atenuação usando um L-pad, pois podem soar “duras” devido à sua saída mais alta. Combiná-los com um alto-falante de médio porte ou alto-falante woofer pode ser um problema.
Os monitores de estúdio de alta fidelidade geralmente os usam junto com um alto-falante de cone para produzir a porção de música de baixo e médio porte. Alguns drivers de buzina também podem ter esses recursos adicionais de faixa de frequência:
- Produza áudio até a região de médios (até 500 a 400 Hz em alguns casos).
- Capaz de frequências superiores a 20kHz.
3. Custo
A vantagem de custo aqui vai para os tweeters regulares e essa é uma razão pela qual eles são tão populares para alto-falantes de estante, por exemplo. Eles tornam possível criar um conjunto de alto-falantes barato a um preço baixo.
Os alto-falantes de compressão, por outro lado, para um conjunto de qualidade, custam mais. Um bom driver de compressão e buzina, por exemplo, pode custar em média US$ 30 a US$ 100 CADA. Os tweeters de alto-falante de casa ou de carro podem custar apenas US $ 9 cada para modelos de estéreo de domo de seda e cerca de US $ 25 ou mais para tweeters de carro.
4. Facilidade de uso/instalação
Os alto-falantes de corneta são um pouco mais difíceis de instalar em um gabinete de alto-falante, pois exigem:
- Muito mais profundidade de instalação
- Um recorte maior para permitir que o corpo da buzina acústica se encaixe.
Eles são muito raros para uso de áudio automotivo, mas existem alguns tipos, embora sejam muito caros (geralmente algumas centenas de dólares) e exijam trabalhos de instalação personalizados. Nesse caso, eles são usados como alto-falantes componentes junto com médios e woofers conforme desejado para a porção de som que não podem produzir. Isso geralmente está abaixo de 400 a 500Hz ou mais.
5. Manuseio de energia
Outra vantagem dos alto-falantes de compressão é o manuseio de energia. Faixas a partir de 50 W RMS são bastante padrão, com limites de até 75 W ou até 100 W cada um sendo padrão. Isso é um pouco diferente dos tweeters padrão que tendem a variar de 15 a 25W a mais de 50 a 65W na extremidade superior.
Isso os torna ótimas opções para sistemas de alto-falantes de aplicativos de alto volume, porque eles não apenas produzirão mais som (decibéis) com menos potência, mas também serão acionados manualmente com mais potência do que muitos outros tipos.
Como funcionam os tweeters de compressão?
Os tweeters de compressão são alto-falantes de corneta de compressão que produzem som na mesma faixa de frequência superior que outros tweeters. À medida que o alto-falante toca, a pressão sonora musical criada é comprimida na pequena área ao redor da passagem da garganta pelo plugue de fase conectado ao diafragma.
À medida que os sons passam pela garganta e chegam à trompa acústica, o corpo, também chamado de
guia de ondas , orienta a saída da onda sonora de forma ampla para melhor projeção externa e eficiência aprimorada.
Assim como os alto-falantes comuns usando uma bobina de voz e um conjunto magnético, o sinal musical aplicado altera o movimento da bobina, produzindo som à medida que funciona. Durante a porção de tensão positiva do sinal elétrico, o diafragma é movido em uma direção.
During the negative portion, where the voltage changes polarity, the diaphragm moves in the opposite direction, creating a natural back-and-forth air movement to create the sound you hear.
What type of diaphragm do compression horn tweeters use?
A typical horn high frequency driver uses aluminum or titanium dome materials although lower-cost models may use a budget material like Mylar. Typical models aren’t necessarily more expensive, though, as many are still fairly affordable (under $40 each).
Phenolic is another material sometimes used as well as piezo drivers although those aren’t usually what you’d buy for the best results.
Is a bullet super tweeter a compression driver?
A bullet super tweeter is a type of compression driver design but slightly different . There are a few differences to know:
- Bullet tweeters do not have the same small throat that connects to a separate horn body. The phase plug is directly exposed at the bottom of the horn shape.
- The horn is usually permanently attached which usually isn’t the case for compression drivers.
- A bullet tweeter is smaller and requires less installation space. They also often use a general square shape versus the rectangular shape of most compression horn waveguides.
- Bullet tweeters have higher sensitivity than other tweeters but lower than that of compression drivers. Whereas horn loudspeakers tend to range around 104 to 110dB bullet tweeters are generally lower at about 104 to 108dB at 1W/1M.
- The sound dispersion and output characteristics are different than larger horn speakers as you might expect. It’s a result of the compromise required when using such a small horn body.
The design is very similar in that there’s a similar compression driver with a bullet plug attached to the smaller horn. Bullet tweeters are easier to install than larger horn speakers but don’t have the flexibility of you being able to change drivers if you like.
They’re available in both 8 ohm and 4 ohm versions along with pretty good power handling options, too.
More great tweeter articles to read
- What’s the best material for tweeters?
- What is the loudest tweeter type?
- Read to learn what type of tweeter is best.
- Find out what tweeters are and what they do.
- Can you hook up tweeters to a subwoofer amp?
- Learn how to wire tweeters with built-in crossover to an amp.