Tentando controlar esses tweeters? Não se preocupe - eu vou ajudá-lo a fazer isso sozinho!
Neste artigo, mostrarei como reduzir o volume do tweeter com informações claras e etapas fáceis de seguir: - Como funciona a atenuação do tweeter e quais opções você tem
- Como reduzir adequadamente o volume do tweeter sem afetar a operação e o som do crossover dos alto-falantes
- Tweeter diagramas de volume de resistor e tabela de valor de resistor - não é necessário matemática!
- Escolhendo os tipos de resistores, potências e valores corretos
- NOVO!Adicionei um link e informações sobre minha nova calculadora de teclado numérico
O que é atenuação do tweeter?
Diagrama mostrando como a atenuação do tweeter (redução do volume do tweeter) funciona para reduzir o volume do tweeter para um nível que corresponda melhor a outros alto-falantes, como alto-falantes de médio porte. Uma rede de resistores de tweeter, às vezes chamada de L-pad, pode ser usada para reduzir o volume e a potência que um tweeter recebe. Tweeter atenuação é a redução de tensão e potência para um tweeter para diminuir sua saída de volume. Isso geralmente é feito com uma rede de resistores com valores escolhidos para corresponder à carga esperada de um estéreo, amplificador ou crossover de alto-falante .
Neste exemplo simples, usamos um único resistor em série para diminuir a tensão vista por um tweeter. Depois de descobrir o valor do resistor necessário para uma determinada redução de volume em decibéis (dB), podemos adicioná-lo em série para reduzir a potência que o tweeter recebe. Isso faz com que o volume seja mais baixo. Para sistemas de alto-falantes, os tweeters geralmente são mais eficientes (têm uma saída de decibéis mais alta) do que outros alto-falantes. Nesse caso, há uma incompatibilidade frequentemente descrita como “muito brilhante”. Por exemplo, tweeters incompatíveis com alto-falantes de médio alcance ou woofer de alcance total podem parecer muito ásperos e a música não soará natural.
Como os tweeters são menores e funcionam de maneira um pouco diferente dos alto-falantes maiores, como médios ou woofers, não é incomum que eles tenham um som muito "brilhante".
Explicação da sensibilidade do alto-falante
Os alto-falantes geralmente recebem uma classificação de eficiência do fabricante que é descrita em decibéis (dB) de volume a 1 watt de potência para fins de comparação.
Por exemplo, um alto-falante de médio porte pode normalmente ter cerca de 87dB/W, embora não seja incomum ver um tweeter com eficiência de 92dB/W. Essa é uma diferença de 5 dB, e o suficiente para que seus ouvidos possam ouvir a diferença.
Isso significa que as frequências de agudos (faixa superior de frequências de som) na música podem ser arrogantes e irritantes, causando fadiga do ouvinte – não apenas soando mal!
Para corrigir isso,
podemos usar um circuito de atenuação de tweeter com resistores para reduzir a saída de decibéis dos tweeters, combinando-os com os outros alto-falantes e melhorando o som. Para calcular a potência do alto-falante, você pode usar a fórmula (Volts x Volts)/(Speaker Ohms) ou (V)^2/Rspeaker como fiz acima.
Isso é da Lei de Ohm para potência, tensão e resistência.
Você não pode simplesmente usar um equalizador ou configuração de agudos?
A saída do tweeter pode ser muito difícil de ajustar com alguns equalizadores e quase impossível de corrigir com a maioria dos níveis de agudos em amplificadores ou estéreos. Por esse motivo, a melhor maneira é usar uma solução de atenuação de tweeter. Para piorar as coisas, enquanto um
bom equalizador (EQ) pode ajudar, permitindo que você reduza o volume do tweeter em toda a sua faixa de saída, muitos controles de agudos no carro ou em aparelhos de som domésticos podem ajustar apenas uma faixa muito limitada de som e não fixam toda a faixa de volume do tweeter.
Não apenas isso, mas se houver uma diferença muito grande nos níveis de som entre os alto-falantes,
o EQ ou o controle de agudos podem não ter ajuste suficiente de qualquer maneira e você nunca acertará. Bons equalizadores não são baratos e são mais complicados
Embora seja verdade que um equalizador de 31 bandas muito bom oferece muito alcance de ajuste, muitos não os têm à mão e podem ser caros de comprar. Também leva muito tempo para ajustar um equalizador complexo.
Você também precisará de muito tempo e esforço para tentativa e erro se estiver realmente ajustando seu som da maneira certa. Algumas pessoas usam um microfone calibrado e um analisador em tempo real (RTA) para ajustar um sistema de som para obter melhores resultados. Ambos levam algum tempo e dinheiro.
É muito mais fácil reduzir o volume do tweeter em toda a faixa de som.
Resistores de série vs L-pads para volume do tweeter
Diagramas de resistor mostrados: Valores totais de resistência para carros de 8 e 4 ohms e estéreos domésticos com um exemplo de atenuação de tweeter de -3dB. Os resistores em série são mais simples, mas não podem ser usados em tantas aplicações, enquanto as redes L-pad (série-paralelo) funcionam em qualquer situação. É bastante fácil usar um único resistor em série com um tweeter de áudio de carro ou doméstico para controlar os níveis de volume do tweeter. O problema é que, sem usar um circuito L-pad, seu amplificador ou estéreo verá um valor diferente de carga do alto-falante para o lado do tweeter.
Isso não é um problema se você estiver dirigindo diretamente um alto-falante sem crossover de alto-falante em linha, pois não há nada a ser afetado por uma impedância de alto-falante mais alta (carga de Ohms). O problema surge quando você adiciona um crossover de alto-falante – e esse é quase sempre o caso ao usar tweeters e sistemas de alto-falante de 2 vias.
Os crossovers de alto-falante são projetados para funcionar com uma resistência de alto-falante fixa. Mude isso e você estragará as frequências de crossover e o som também. Não é o que queremos em tudo!
Os L-pads permitem que você mantenha seu som E controle seus tweeters
Mas como podemos adicionar resistores para diminuir o volume do tweeter, mas ainda manter o crossover funcionando corretamente?
A resposta é usar uma rede de resistores L-pad. As redes de resistores L-pad são preferíveis a usar apenas um resistor em série porque a impedância total do alto-falante (Ohms) será a mesma que o amplificador, estéreo ou crossover espera ver.
Essas redes usam uma série e projeto de resistor paralelo que soma uma resistência total igual à do tweeter. Eles são um pouco mais complicados, no entanto. Você precisa fazer matemática e álgebra mais avançadas para descobrir os resistores necessários com base na quantidade de decibéis que você gostaria de reduzir o tweeter. Por exemplo, uma calculadora de resistor L-pad como essa pode permitir que você faça isso se precisar de ajuda ou tiver necessidades mais detalhadas.
Continue lendo, no entanto, pois vou lhe mostrar uma maneira mais fácil.
Usando um L-pad para volume do tweeter
E o L-pad é uma peça pronta que permite reduzir facilmente o volume do tweeter. Com ele, você pode ajustar o nível do tweeter ao seu gosto, em vez de usar níveis fixos de decibéis, como em uma rede de resistores. Os L-pads são uma maneira acessível e muito simples de reduzir o volume do tweeter.
Um L-pad de alto-falante ajustável é simplesmente um ajustável versão de rede de resistores como os de valor fixo que explicarei mais tarde. Ao contrário dos resistores fixos, eles são projetados para permitir que você ajuste o nível do tweeter em uma faixa, pois usam potenciômetros que são simplesmente resistores ajustáveis.
À medida que a saída é ajustada, a resistência total (impedância, como é chamada para alto-falantes) que o estéreo ou os amplificadores veem é mantida a mesma. Isso é quase sempre 8 ohms.
Dessa forma, se você estiver usando crossovers de alto-falante, projetados para uma carga específica de ohms de alto-falante, o som não será afetado - apenas o volume. À medida que você diminui a saída de volume do tweeter, a resistência interna aumenta e menos tensão atinge o tweeter, fazendo com que o volume caia.
O que você deve saber antes de comprar um L-pad
Alguns modelos são de canal único e você precisará de um para cada tweeter, enquanto os modelos estéreo permitem controlar 2 tweeters ao mesmo tempo. Eles também estão disponíveis em diferentes classificações de potência.
No entanto,
embora sejam uma ótima solução, os L-pads quase sempre estão disponíveis apenas para tweeters estéreo domésticos de 8 ohm, não para tweeters de carro de 4 ohm. Como conectar um tweeter L pad
Os L-pads do Tweeter são quase sempre conectados da mesma maneira, mas sempre verifique suas instruções e etiquetas, se fornecidas. Para conectar um tweeter a um L-pad, você fará o seguinte:
- Conecte o fio positivo do tweeter ao terminal de saída do tweeter do L-pad (+)
- Conecte o fio negativo do tweeter ao terminal de terra comum (-) do pad L
- Conecte a saída positiva de amplificador/crossover ao terminal de entrada positiva do L-pad
- Conecte o terminal de aterramento do L-pad ao amplificador negativo ou terminal de crossover
A razão pela qual quase sempre é conectado da mesma maneira é que a maioria dos L-pads é projetada da mesma forma. Os detalhes (como pinos ou terminais de fiação) podem ser um pouco diferentes, mas normalmente essa é a única diferença.
Alguns modelos exigem solda, enquanto outros oferecem um terminal de parafuso que facilita o trabalho. Em ambos os casos,
sempre certifique-se de usar um L-pad com potência suficiente para o alto-falante ou tweeter com o qual você o está usando. Uma boa regra geral é escolher um com pelo menos 1/2 da potência (Watts) do tweeter que você está usando. Sempre use a classificação de potência RMS, não o “pico” ou “máximo”, pois eles são enganosos e não são o que você precisa.
Como reduzir o volume do tweeter com resistores (etapas e diagrama)
1:diagrama de instruções do resistor do tweeter e gráfico de Ohms/dB
É muito fácil reduzir o volume do tweeter com resistores. Para fazer isso, use as instruções no diagrama que forneci acima. Existem apenas alguns passos que você vai precisar:
- Encontre os resistores necessários com base na impedância do tweeter (Ohms) e no volume do tweeter, em decibéis, você quer diminuir. Use meu gráfico fornecido (fácil) para procurar a série e o paralelo ou calcule-os você mesmo (muito mais difícil!)
- Compre resistores de potência necessários . Os resistores podem ser combinados usando valores diferentes para ajudá-lo a aproveitar ao máximo as opções limitadas. Eu recomendo usar resistores mínimos de 25 W, embora você possa usar 15 W cada se estiver usando vários resistores.
- Conecte os resistores usando uma conexão confiável, conforme mostrado no diagrama. Eu recomendo usar conectores de crimpagem ou solda. Para evitar curtos-circuitos, enrole os fios do resistor expostos com cabos elétricos ou use tubos termorretráteis.
2. Opção de calculadora L-pad
Recentemente, adicionei uma nova calculadora L-pad que funcionará para
qualquer redução de tweeter dB que você precisa. Opcionalmente, também pode calcular as classificações de potência do pior caso e a potência fornecida ao alto-falante.
Você só vai precisar de 2 coisas:
- Sua classificação em Ohms do tweeter/alto-falante.
- A redução de volume desejada em dB.
Para a opção de energia, você também precisará da classificação de potência RMS/contínua para seu amplificador ou estéreo. Você também pode usá-lo para resistores em série simples.
Confira se o gráfico de resistores acima não é exatamente o que você precisa.
CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO "
Qual o tamanho de resistor que você precisa com um tweeter?
Exemplos de resistores de potência que funcionam bem para uso de atenuação de tweeter. Você geralmente encontrará o tipo de fio enrolado, mas também às vezes o chassi de metal também. Ambos funcionam muito bem e podem lidar com muito mais energia do que os resistores de uso eletrônico padrão. Os tweeters precisam de resistores com potência suficiente para lidar com o calor que eles acumulam, pois reduzem o volume “bloqueando” (reduzindo) a energia enviada ao tweeter.
Como regra geral, se estiver usando um único resistor para a parte em série ou paralela de um circuito L-pad, use um
pelo menos 1/2 da potência do tweeter ou saída de potência do seu amplificador que você planeja usar. Para uso médio, um resistor de 25W funciona bem.
Se você estiver combinando resistores para obter a resistência necessária, também poderá usar peças com classificação de 15W. Esses são comumente encontrados ao fazer compras também.
Resistores padrão como esse são usados para eletrônicos e não são adequados para uso com tweeters. Eles não estão disponíveis em estilos de classificação de potência que podem lidar com níveis de potência de áudio. A maioria tem apenas 1/8 W a 1/2 W no máximo. No entanto, não use resistores eletrônicos padrão, pois eles não são projetados para lidar com a potência vista de um amplificador para sistemas de alto-falantes. É possível que eles queimem devido ao calor extremo que podem acumular.
Qual fio o resistor vai em um tweeter?
Os resistores não são polarizados - qualquer fio (condutor) pode ir em direção ao tweeter, então não se preocupe. Isso é diferente de componentes como diodos e LEDs que têm uma única direção de fluxo de corrente e precisam ser conectados de uma maneira específica.
Onde comprar as peças + mantendo os custos baixos
Existem alguns ótimos lugares para comprar resistores de áudio online se você estiver nos Estados Unidos. Se não estiver, você ainda poderá encontrar fornecedores de componentes eletrônicos, incluindo resistores de potência de áudio. Você obterá o melhor negócio e manterá um limite de gastos no orçamento se fizer compras com cuidado. Infelizmente, os dias de poder ir ao Radio Shack local e comprar peças já se foram, pelo menos para a maioria de nós aqui nos EUA. Para piorar a situação, a Fry's Electronics, uma varejista de eletrônicos, parece estar em péssimas condições de negócios e fechando lojas, na verdade.
(Observe que você
pode encontrar resistores suficientes na Fry's ou em outro revendedor local, se tiver sorte).
Normalmente, no entanto, a menos que seja urgente, eu compro muitos resistores e resistores de tweeter para construir crossovers de alto-falante de um dos poucos lugares:
- PartsExpress.com – Uma ótima empresa com uma boa seleção de peças acessíveis, alto-falantes, eletrônicos de áudio e muito mais. Recomendado! (Eu comprei resistores de tweeter lá várias vezes)
- Ebay – Nem sempre ótimo, mas para valores típicos de resistores, é possível obter um bom negócio em um conjunto de resistores de vários pacotes de um fornecedor dos EUA.
- Amazon.com – Ok, dependendo do fornecedor. Resistores de energia na Amazon são acessíveis e alguns, mas nem todos, são vendedores baseados nos EUA.
Em todos os casos, eu recomendaria começar com a seleção de resistores do PartsExpress.com aqui.
Um dos meus leitores do Reino Unido mencionou que encontrou alguns para seu projeto em BlueAran.co.uk.
Quanto custam os resistores do tweeter?
Você pode esperar pagar em torno de US $ 0,80 cada a cerca de US $ 1 cada quando com preço acessível, ou cerca de US $ 4 a US $ 5 por um par ou por 4 em alguns casos.
Resistores de 25W custam um pouco mais do que seus equivalentes de menor potência, mas não muito. Geralmente, porém, eles são vendidos em pares ou individuais, enquanto pode ser mais fácil encontrar os de menor potência em conjuntos de 4 ou 5.
Onde usar resistores de volume do tweeter com crossovers
Ao usar uma rede de resistores para reduzir o volume do tweeter e crossovers são usados, é muito importante usá-los no lugar certo. Como mencionei anteriormente, é muito importante usar redes de resistores de tweeter (L-pads) no lugar certo.
Os cruzamentos são projetados para funcionar com base na carga do alto-falante conectado a eles. Alterar a impedância do alto-falante pode ter um grande impacto em como eles funcionam e como o som que você obtém. Por exemplo, se você estiver usando um crossover de alto-falante de carro projetado para alto-falantes de 4 ohm e inserir um único resistor (digamos um 4 ohm, por exemplo) para reduzir o volume do tweeter, a frequência de crossover mudará radicalmente. Ele subiria 2x mais alto de fato neste exemplo.
As redes L-pads e resistores L-pad levam isso em consideração e criam a mesma resistência para que o crossover possa funcionar conforme o esperado. No entanto, também é importante usá-lo corretamente.
Lembre-se de que
você deve sempre usar um L-pad ou uma rede de resistores entre o crossover do alto-falante e o tweeter. Ferramentas adicionais de leitura e alto-falante para ajudar
Quer saber mais sobre tópicos de palestrantes? Aqui estão alguns outros ótimos artigos que criei para ajudar:
- Use minha calculadora L-pad para encontrar facilmente os valores dos resistores para você.
- Esta útil calculadora L-pad reversa pode encontrar a redução de dB desconhecida e a potência para uma rede de resistores.
- Usando vários alto-falantes? Minha calculadora de Ohms de alto-falante pode encontrar praticamente qualquer carga total de Ohms de alto-falante.
- Descubra se o fio do alto-falante faz diferença na qualidade do som.
- Ama o baixo no seu carro? Veja como conectar subwoofers de bobina dupla de voz corretamente.
- Saiba mais sobre o tamanho do fio do alto-falante que você realmente precisa.