Quer adicionar alguns
incríveis estilo e cor ao seu passeio? Você não apenas pode fazer isso sozinho, mas também pode obter ótimos resultados por menos do que o preço de um par de alto-falantes!
Sou apaixonado por ajudar os outros, então trabalhei duro para montar este guia detalhado do faça você mesmo (DIY) para mostrar como instalar luzes de tira de LED em um carro.
Quer ver como eles são antes de gastar tempo e esforço? Não deixe de conferir meu vídeo de demonstração no final.
Infográfico – Fatos e dicas sobre luzes LED para carros
O que são LEDs?
Os diodos emissores de luz (LEDs) são componentes semicondutores que produzem luz. Os semicondutores são elementos eletrônicos básicos feitos de silício e outros elementos que permitem que os elétrons (corrente elétrica) fluam de determinadas maneiras. Diodos são “válvulas unidirecionais” que permitem que a corrente flua em apenas uma direção. Uma propriedade interessante é que eles também produzem luz visível. Um ânodo (condutor positivo) se conecta a uma fonte de alimentação positiva e o cátodo (condutor negativo) se conecta ao fio terra ou (-). Os diodos emissores de luz (LEDs) são um dos componentes mais importantes no mundo da eletrônica. Eles existem há décadas, mas nos últimos 10 a 15 anos, eles se tornaram cada vez mais úteis em nossas vidas cotidianas. Isso também inclui usos na iluminação doméstica e automotiva.
Os LEDs funcionam com o princípio de uma
junção de semicondutores . Em outras palavras, eles contêm 2 materiais diferentes, como silício e germânio, unidos para formar uma junção – ou ponte – que forma um diodo.
Os diodos são extremamente importantes para o mundo da eletrônica, pois são válvulas elétricas unidirecionais, por assim dizer.
Esse princípio é a base dos transistores microscópicos que permitem que os microprocessadores e muitos outros milagres tecnológicos modernos funcionem.
Os componentes minúsculos como o chip LED (os próprios materiais semicondutores) são muito sensíveis, mas são selados em uma carcaça de epóxi extremamente dura e durável. Os fios são ligados aos componentes minúsculos para conectar a energia.
Se você quiser ler mais sobre os diferentes tipos de LEDs, confira esta página.
Como os LEDs produzem luz
Os diodos têm um efeito colateral especial quando passam eletricidade – eles produzem luz! A cor da luz produzida depende dos materiais usados para fazê-los.
Ao longo dos anos, mais e mais empresas os aprimoraram e agora produzem LEDs baratos e de ótima aparência que podem produzir luz em uma variedade de cores.
Ao contrário das lâmpadas comuns, no entanto, os LEDs realmente funcionam em baixa tensão (digamos cerca de 1,5 volts ou mais cada). Isso significa que eles devem ser usados com um resistor para limitar a quantidade de corrente que flui. Caso contrário, eles queimam rapidamente.
Os resistores são usados com LEDs quando alimentados pela tensão do carro (normalmente em torno de 12V).
Leds vs lâmpadas e comparação de lâmpadas de néon
Os LEDs têm várias vantagens sobre as lâmpadas incandescentes (tipo filamento) e os tubos de néon. Aqui está uma tabela de comparação destacando alguns dos prós e contras dos três tipos.
CRITÉRIOS | LÂMPADAS DE LED | LÂMPADAS | TUBOS DE NÉON |
Uso de energia | Baixo | Moderado/alto | Baixo |
Custo | Baixo | Baixo/médio | Médio/alto |
Tensão | Baixo | Baixo/conforme necessário | Alta (fonte de alimentação especial) |
Durabilidade | Excelente | Ruim/moderado | Ruim/moderado |
Expectativa de vida | Extremamente alto (dezenas de milhares de horas) | Baixo/médio (centenas de horas) | Baixo/médio (centenas de horas) |
Efeito de brilho "suave" | Pobre | Justo | Ótimo |
Como você pode ver na tabela, os LEDs têm vantagens significativas em quase todas as categorias importantes. Eles também são mais econômicos.
Não é apenas porque são tão duráveis e têm uma vida útil extremamente longa (em 10.000 horas, normalmente), mas também porque precisam de uma tensão mais baixa para funcionar.
Uma desvantagem é que eles não podem reproduzir os tubos de néon de “brilho suave”, mas essa é uma pequena desvantagem geral. Quando bem feitos, eles ainda ficam ótimos!
Como funcionam os LEDs RGB multicoloridos?
Imagem mostrando um LED multicolorido vermelho-verde-azul (RGB) de perto. Esses LEDs são, na verdade, uma combinação de 3 LEDs vermelhos, verdes e azuis separados, integrados. Os LEDs multicoloridos de hoje são muito pequenos e alguns têm apenas alguns milímetros de tamanho! Os LEDs vermelho, verde e azul (RGB) são feitos de 3 segmentos de LED de cores separadas combinados em um pequeno pacote. Assim como as imagens exibidas pelo monitor do computador ou pela tela de cristal líquido (LCD) de um telefone, as cores são produzidas em vários níveis de brilho para formar diferentes combinações de cores.
Os LEDs RGB possuem 3 conexões:uma para cada cor. Usando um controlador de LED especialmente projetado, as 3 cores são acionadas em diferentes níveis de brilho e vários tons de cores são produzidos.
É claro que as cores básicas vermelhas, verdes e azuis também podem ser produzidas. O número de variações de cor e brilho que você pode escolher depende da capacidade do controlador usado.
Como funcionam as tiras de luz LED?
Diagrama mostrando o design e a operação básica das tiras de luz LED do carro. A fonte de 12V alimenta o controlador de faixa de luz que aciona cada faixa de luz com formas de onda separadas em vermelho, verde e azul. Essas formas de onda são como as combinações de brilho e cor se tornam possíveis. Resistores são necessários para limitar a quantidade de corrente que cada segmento de LED pode receber. As tiras de luz de LED funcionam por meio de uma fonte de alimentação especial que controla a quantidade de tempo (e qual cor) os LEDs ligam e desligam. Embora as simples tiras de LED de cor única não precisem de fonte de alimentação, elas são incapazes de ter diferentes combinações de cores e recursos especiais, como escurecimento ou pulsação com sons de música.
Um controlador de LED torna isso possível em faixas de luz mais avançadas, usando ligar/desligar muito rápido com fiação separada para cada cor RGB individual.
As tiras de luz LED contêm um conjunto uniformemente espaçado de vários LEDs RGB e resistores ligados em paralelo. Quando energizada, cada cor recebe um sinal liga/desliga separado da caixa controladora do driver de LED. Isso permite uma variedade de níveis de brilho e combinações de cores. Quanto maior o tempo aplicado a um LED, mais brilhante ele parecerá aos seus olhos. Se uma cor for ativada mais do que as outras, essa cor aparecerá mais proeminente. (Por exemplo, se o azul for ativado com mais frequência do que o vermelho, você verá uma mistura de cores com mais azul)
Cada tira de luz se conecta em paralelo com outras tiras de luz por design na maioria dos conjuntos de luz.
Escolhendo um ótimo conjunto de tiras de luz LED
Conjuntos de tiras de luz LED para carros como Nenhum produto encontrado.
é um ótimo custo-benefício e oferece muitas opções, incluindo mudança de cor, controle remoto e pulsação com sua música. Conseguir um bom conjunto de luzes LED é definitivamente importante. São tantos vendidos hoje que pode se tornar uma dor de cabeça na hora das compras!
Embora você possa comprar um conjunto simples de tiras de luz de cor única por cerca de US $ 10 (como este aqui), recomendo gastar apenas alguns dólares a mais.
Meu conselho é procurar um com as seguintes características:
- Boas avaliações de compradores e usuários satisfeitos
- Bastante fácil de instalar
- Oferece modos multicoloridos
- Modo de música para mudar com som
- Modos de rotação de cores (gradiente, rápido etc.)
- Controle de brilho
Você não precisa gastar muito – digamos $ 30 ou menos. Aqui não há produtos encontrados.
As instruções incluídas em produtos chineses como esses podem ser difíceis de entender, então esteja pronto para isso!
Suprimentos, ferramentas e sua lista de compras
É muito inteligente fazer uma lista do que você vai precisar antes de começar. Leva apenas alguns minutos e pode realmente ajudá-lo a se preparar melhor para as especificidades da instalação em seu veículo! Eu recomendo fazer uma lista básica do que você pode esperar precisar antes de começar a instalar luzes LED em seu veículo.
Ferramentas:
- Multímetro (para medir tensão) – preferível a uma luz de teste
- Ferramenta de crimpagem para conectores de crimpagem
- Chaves de fenda e etc (conforme necessário para o seu veículo)
- Alicates de corte de arame ou alicates com recurso de corte de arame
Eu recomendo comprar um multímetro barato, mas bom (esquerda) como este modelo de orçamento mais vendido da Amazon e uma ferramenta de crimpagem de fios e conectores de crimpagem de fios (direita) antes de iniciar a instalação. Você obterá resultados profissionais e será muito mais fácil também! Suprimentos:
- Gravadores de arame (“zip”) (geralmente vendidos em um saco de 100 ou mais), comprimento de 6″ ou similar
- Conectores de crimpagem de fios (pequena variedade)
- Rolo de fita isolante
- Cola de secagem rápida de boa qualidade
- Adaptadores de derivação de fusíveis (se a fiação for da caixa de fusíveis)
Se você estiver montando as tiras de luz em superfícies planas (ou outro material), eu realmente recomendo usar uma ótima cola como este fantástico gel de supercola Gorilla que é fácil de trabalhar. Para deixar a fiação de sua instalação organizada ou montar luzes em fios ou outros objetos próximos, definitivamente pegue algumas pequenas abraçadeiras como estas. Embora possa não parecer importante agora, eu
fortemente recomendo pegar um pacote de braçadeiras de arame. Eles são incrivelmente úteis para manter os fios unidos e bonitos e arrumados.
Eles também são
muito útil para montar tiras de luz em suportes de metal ou fiação próxima (e outros objetos) embaixo do painel e dos assentos.
Instalação de iluminação LED em seu carro:primeiros passos
Você precisará fazer apenas alguns passos importantes para instalar suas luzes LED. A boa notícia é que na maioria dos casos não é tão difícil! Demora um pouco para dar certo, mas vale a pena!
Você precisará planejar o seguinte: - Conecte o controlador (ou as luzes diretamente) a uma fonte de alimentação de +12 V e terra
- Monte as tiras de luz com segurança
- Testar e verificar a operação
Na maioria dos casos, você não precisa passar nenhuma fiação para a bateria. As luzes LED usam apenas uma quantidade relativamente pequena de energia, portanto, na maioria dos veículos, elas podem ser conectadas ao estéreo de fábrica ou à fiação do soquete do isqueiro.
Há também mais algumas fontes que mencionarei mais tarde.
Como conectar luzes LED de 12V em um carro
Muitos conjuntos incluem um plugue de isqueiro com um interruptor liga/desliga. Embora usar a tomada de cigarro para alimentar um aparelho seja uma opção fácil, não é a melhor ou mais organizada maneira. No entanto, para uso temporário, tudo bem. Embora os conjuntos de luzes LED para interior do carro geralmente incluam um plugue de alimentação para cigarro, essa não é a melhor opção. Idealmente, você deseja conectá-los para desligar com o interruptor de ignição, assim como o som do carro.
Diagrama de fiação da tira de luz LED
Para alimentar o conjunto, você precisará conectá-lo a um acessório fio para obter uma fonte de +12V que liga ou desliga com a ignição. Normalmente, você pode encontrar um fio que funcione para isso em um dos vários lugares:
- Atrás do som do carro (geralmente a primeira opção)
- Na fiação do soquete do isqueiro
- Na caixa de fusíveis no interior do veículo
Como encontro um fio acessório de +12 V (“ACC”)?
1. Procure as cores da fiação do seu veículo
Eu recomendo procurar códigos de cores de fiação para o seu veículo em The12volt.com. Na maioria dos casos, você encontrará as cores e diagramas para a fiação do seu carro ou caminhão.
Se isso não der certo, tudo bem. Voltaremos ao plano nº 2.
2. Teste a fiação até encontrar um fio adequado
Para esta etapa, use um medidor de teste digital (como mencionei anteriormente). A principal razão é que em veículos modernos nem toda fiação é de 12V. Alguns agora têm linhas de sinal ou outra fiação com tensões abaixo de +12V.
Cuidado! Uma luz de teste simples não pode mostrar a tensão real da fiação e pode causar problemas potenciais com o veículo. O uso de uma luz de teste pode levar ao uso acidental de um fio de baixa tensão, o que pode fazer com que suas luzes LED falhem ou nunca funcionem corretamente.
Você pode tentar remover o rádio e, com a ignição na posição ACC, verificar a fiação até encontrar fios de +12V. Em seguida, teste novamente com a ignição desligada para decidir quais são adequados.
3. Toque fora da caixa de fusíveis
A caixa de fusíveis de um veículo contendo uma fonte de energia para o rádio - e seu conjunto de LEDs - geralmente está em um dos poucos lugares. (Acima) Sob um painel no próprio painel ou (abaixo) na parte inferior do lado do motorista próximo ao pedal do freio. O manual do proprietário normalmente tem etiquetas para os fusíveis. Além disso, outra opção é conectar a uma fonte de alimentação na caixa de fusíveis. Eles são normalmente encontrados no lado esquerdo do painel, perto do lado inferior esquerdo do interior ou sob um painel no próprio painel.
Você pode usar o manual do proprietário do veículo para mostrar qual fusível é para qual finalidade. A maioria dos veículos tem um para o fornecimento de rádio do qual você pode obter energia.
Os adaptadores de fiação da caixa de fusíveis facilitam muito a desconexão de um circuito de energia para a instalação de luzes LED. Você os conecta no lugar do fusível original e, em seguida, conecta o fio de alimentação. Se retirar a caixa de fusíveis, considere pegar um adaptador de fiação de fusíveis. Eles podem torná-lo tão simples!
Se você não tiver um manual do proprietário, poderá usar um medidor de teste para verificar a energia do fusível com a ignição ligada e desligada até encontrar um adequado. Em seguida, use um adaptador de fusível ou outra conexão para conectar o fio de alimentação do LED.
Aqui estão alguns ótimos que tornarão a instalação muito mais fácil.
Conectando a fiação
Depois de encontrar uma fonte adequada de energia, você precisará:
- Conecte o fio de alimentação do LED
- Aterre o fio de alimentação negativo
Aqui está um diagrama útil com algumas ideias claramente explicadas.
Montando suas tiras de luz LED
Como muitos conjuntos de luz (como o que estou usando aqui) têm as tiras de luz permanentemente presas à caixa de controle, o comprimento do fio é limitado. No entanto, deve haver o suficiente para a maioria das instalações típicas.
Eu medi cerca de 48 ″ (122 cm) e 58 ″ (147 cm) para os comprimentos dianteiro e traseiro no meu. Isso é cerca de 4 pés (1,22 m) e 5,6 pés (1,7 m) de comprimento para cada par dianteiro e traseiro.
Locais da faixa de luz interna
Diagrama mostrando as localizações típicas para as tiras de luz LED no interior de um carro. Ótimas localizações estão sob o painel para os 2 dianteiros e na frente ou atrás dos assentos. Use as tiras de luz com cabos mais longos na maioria dos casos. Idealmente, você instalará suas tiras de luz (supondo que você tenha 4, o que a maioria dos conjuntos faz) aqui:
- Frente esquerda e direita:sob o painel, voltada para baixo
- Traseiro esquerdo e direito:sob/nas bordas dianteiras ou traseiras dos bancos dianteiros
Certifique-se de tê-los voltados para as áreas em que você deseja que o brilho da luz apareça.
Você também pode testá-los temporariamente usando uma fita de boa qualidade para mantê-los no lugar antes de instalá-los permanentemente. Localizando o controlador
O controlador do conjunto de luz LED (para aqueles que possuem um controle remoto e/ou sensor de som) precisa ser acessível a partir do controle remoto e deve ser colocado onde possa detectar o som corretamente. Instale-o em um lado do console central do painel, onde está um pouco escondido. Provavelmente, o lado do motorista é o melhor (como mostrado no diagrama acima). Os controladores de LED que oferecem um controle remoto geralmente usam um tipo de sensor de receptor infravermelho (IR). Eles precisam de uma linha direta do local para o sensor na caixa de controle.
Além disso, os modelos (como o mostrado aqui) também possuem um sensor de som interno. Em ambos os casos, você precisará colocar a caixa de controle onde não esteja totalmente coberta e onde o controle remoto possa funcionar com ela. Normalmente sugiro o lado do motorista, escondido um pouco abaixo do painel.
Instalação das tiras de luz e cabos (e por que as tiras adesivas podem ser uma má escolha)
O diagrama acima mostra 2 ótimas maneiras de instalar as tiras de luz LED em seu veículo. Não recomendo mais tiras autoadesivas, mesmo incluídas nas tiras de luz. Depois de serem expostos ao calor no interior de um carro, eles geralmente falham. Embora as tiras de luz LED normalmente incluam uma fita autoadesiva na parte de trás das tiras, muitas vezes não é confiável. O motivo é que
o adesivo falha após várias sessões de exposição ao calor, vibração e chutes de pés em um veículo. Por esse motivo, recomendo os dois métodos que mencionei anteriormente:
- Use uma cola de alta qualidade para fixar nos painéis de plástico sob o painel
- Use braçadeiras para prender as tiras de luz nos feixes de fiação do veículo ou nos suportes do painel
Usar uma supercola em gel de alta qualidade como Gorilla Glue é uma ótima ideia. Embora possa parecer permanente, você precisará apenas de algumas pequenas gotas (cerca de 4 a 5) para cada faixa de luz. A cola seca rapidamente, mas a cola em gel é fácil de trabalhar e bastante forte.
Certifique-se de limpar todas as superfícies antes com álcool e um pano, uma compressa com álcool ou um bom limpador de superfícies. O silicone e outros produtos de proteção como o Armor All deixam um resíduo que impede que a cola adira bem.
Além disso, as abraçadeiras são fáceis de usar e permitem muitas ideias criativas de instalação. Quase qualquer objeto ou buraco próximo pode ser usado para suportar uma faixa de luz.
Colocando faixas de luz nos assentos
Da mesma forma, depois de prender as tiras de luz embaixo do painel, você também pode fazer o mesmo para os assentos.
Se quiser evitar o uso de cola permanente, você também pode usar
genuíno Velcro. O velcro genérico tende a ter um adesivo de baixa qualidade e não dura muito.
Sempre que possível, tente usar braçadeiras de arame na estrutura do assento, se disponível. Os laços de arame são muito fortes, mas podem ser cortados e removidos posteriormente sem nenhum dano permanente.
Apimente seu sistema! Exemplo de iluminação de rack de amplificador de LED
Quer adicionar estilo e classe extras ao seu sistema? Uma ótima ideia é usar tiras de luz LED, voltadas para seus amplificadores, para criar um brilho de luz suave e legal que pareça nítido. Foto acima: Meu rack de amplificador de carro personalizado que eu construí. Na foto acima você pode ver meu rack de amplificador de carro personalizado com luz de fundo dentro.
As tiras de luz LED também são ótimas para seu próprio rack de amplificador personalizado de baixo custo! Basta adicioná-los em torno de seus amplificadores (para quantos lados você quiser ou fazer sentido para o seu sistema) com eles voltados para os amplificadores. Isso adicionará uma
linda olha que você vai se orgulhar de mostrar.
Na verdade, você pode usar um relé simples conectado ao fio remoto e à alimentação dos terminais de +12V e terra do amplificador para que eles liguem automaticamente com o seu sistema.
Notas finais e vídeo de demonstração
Um exemplo do kit instalado em um sedã Toyota. Os resultados são ótimos! Adicionar luzes LED ao interior do seu veículo é
muito legal projeto que você mesmo pode fazer!
Os resultados são ótimos e uma das maneiras mais econômicas de realmente apimentar seu passeio. Como mencionei antes, um bom conjunto de tiras de luz LED não vai quebrar o banco. Na verdade Nenhum produto encontrado. está abaixo de $20. É fácil de instalar, também.
Leitura adicional
Falando em levar seu passeio para o próximo nível... já tem um amplificador? Se for hora de fazer um upgrade, dê uma olhada na minha lista dos melhores amplificadores de 4 canais para qualidade de som.