>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como conectar um alto-falante de bobina de voz dupla + diagramas de fiação do subwoofer


Alto-falantes de voz dupla (que geralmente são subwoofers) podem ser confusos, com certeza. Para piorar a situação, se você não souber como escolher ou conectar corretamente um alto-falante de bobina dupla, poderá obter menos som e potência do que você espera!

Para ajudá-lo a descobrir tudo, reuni este guia prático com diagramas detalhados, respostas a várias perguntas comuns e muito mais. Você pode baixar e imprimir os diagramas de fiação do subwoofer, se desejar.

Quer saber como conectar seu subwoofer de bobina dupla ou combinar o tipo certo para o seu amplificador? Continue a ler para saber mais.

O que é um alto-falante de bobina dupla?




Os alto-falantes de bobina dupla são extremamente semelhantes aos modelos de bobina única, exceto por ter um enrolamento de segunda bobina, fio e terminais de fio. Ambos usam um fio de pequena bitola firmemente enrolado em uma “bobina” (tubo) de alto-falante que fica dentro de um ímã preso ao cone. Eles produzem som quando um sinal musical é fornecido.

Os alto-falantes de bobina de voz dupla (DVC), que na maioria das vezes são subwoofers, são quase os mesmos alto-falantes de bobina de voz simples padrão. A diferença está em seu design e como eles são usados.

Qual ​​é a diferença entre subwoofers de bobina dupla e bobina de voz única?


Os alto-falantes ou subwoofers padrão têm as seguintes peças:
  • Uma cesta de metal na qual as peças do alto-falante são alojadas e um ímã é anexado
  • Ímã permanente grande
  • Arredores do cone do alto-falante
  • Arredores do cone do alto-falante e tampa contra poeira
  • Bobina da bobina de voz (tubo onde a bobina é feita)
  • Uma "aranha" que é um material rígido, mas flexível, que suspende o conjunto da bobina de voz
  • Bobina de voz:fio de calibre pequeno enrolado firmemente de grande comprimento (este é suspenso dentro de uma lacuna no ímã)
  • Condutores de fio da bobina de voz e terminais de conexão

Os subwoofers de bobina de voz única têm apenas um enrolamento de bobina de voz de alto-falante, enquanto os modelos de bobina de voz dupla têm uma segunda bobina de voz com a mesma classificação de Ohm (impedância) adicionada à bobina.

Um segundo par de fios e terminais de fio de alto-falante também são adicionados.

Os alto-falantes de bobina dupla têm diferenças de desempenho?


Não há diferenças diretas de desempenho entre um modelo de bobina de voz simples e dupla com o mesmo design. No entanto, existem definitivamente algumas vantagens muito boas que explicarei mais tarde.

Na maioria dos casos, os subwoofers de bobina dupla são ligeiramente mais caro do que o mesmo modelo com design de bobina de voz única - mas não muito. As classificações de manuseio de energia geralmente são muito semelhantes (sempre verifique novamente para ter certeza), mas podem ser um pouco diferentes.
Se você gosta do design da caixa de alto-falante, é útil saber que os alto-falantes de bobina de voz dupla geralmente têm parâmetros Thiele/Small ligeiramente diferentes. Os parâmetros Thiele/Small são apenas as características técnicas altamente detalhadas de um alto-falante que ajudam a saber como ele se comporta em determinadas caixas de alto-falante ou designs de crossover de áudio.

Subs de bobina de voz simples ou dupla:qual é melhor?




Não há uma "melhor" escolha quando se trata de alto-falantes e subwoofers de bobina de voz simples ou dupla.

Quando se trata de escolher um ou outro, a resposta é “depende”. Se você deve ou não usar subwoofers simples ou DVC depende de uma combinação de coisas:
  • A carga mínima do alto-falante (Ohms) do seu amplificador
  • Se o seu amplificador é apenas estéreo ou com ponte
  • Quantos alto-falantes/subwoofers você usará

A maioria, mas não todos, os amplificadores de carro de maior potência são passíveis de ponte, enquanto os amplificadores estéreo domésticos em muitos casos não são. Como lembrete, nunca suponha que seu amplificador seja passível de ponte – verifique sempre!

Vantagens do subwoofer de bobina dupla




É verdade que os subwoofers padrão (bobina de voz única) são bons para muitos sistemas. Mas, sem dúvida, muitas pessoas são limitadas ao usá-los, enquanto os subwoofers de bobina de voz dupla oferecem uma grande flexibilidade e vantagens.

1. Saída de potência máxima do amplificador


Hoje em dia, a maioria dos amplificadores de carro tem certas classificações de potência (em Watts) em uma carga de alto-falante específica de Ohm. Por exemplo, um amplificador mono pode ter as seguintes classificações de potência:
  • 350 ​​W RMS com carga de alto-falante de 4 ohms
  • 600 W RMS a 2 ohms
  • 1.000 W RMS a 1 ohm

Digamos que você queira usar uma única configuração de graves (mono) e apenas um subwoofer. Normalmente, você estaria limitado a obter um máximo de 600W do amplificador, já que geralmente encontrará apenas subwoofers de 2 ohms ou mais disponíveis.

Enquanto você poderia adicione um 2º subwoofer de 2 ohm e conecte ambos em paralelo, isso significaria ter que comprar uma caixa maior, gastar mais dinheiro, usar mais espaço de instalação e assim por diante.

Um subwoofer DVC de 2 ohms pode ser usado e conectado em paralelo para permitir que o amplificador tenha potência total. Caso contrário, você nunca atingirá a capacidade de energia que pagou com seu amplificador.

Isso é especialmente verdade hoje, já que os amplificadores modernos de classe D têm classificações como essa e alguns são capazes de 1 ohm.

2. Canais de amplificador e configurações especiais


Como mencionei anteriormente, nem todos os amplificadores podem ser conectados. Isso é um grande problema se você tiver um único amplificador de 4 canais, por exemplo. Como você pode adicionar um subwoofer e fornecer energia suficiente sem ter que comprar um segundo amplificador?

Com um subwoofer de bobina dupla, você pode usar um canal para cada uma das bobinas de voz para acionar o subwoofer com potência suficiente. Da mesma forma, para sistemas verdadeiramente poderosos, é possível um amplificador por cada bobina de voz para sistemas de subwoofer único ou múltiplo.

3. Correspondência de impedância de vários subwoofers/amp


Quando você está conectando vários subwoofers ao mesmo canal do amplificador ou ligando dois canais mono, a carga de Ohms que você vê no amplificador depende da combinação de fiação em série ou paralela dos subwoofers.

Os subs de bobinas de voz dupla oferecem várias outras opções, pois permitem que você escolha mais combinações de carga total de Ohm que podem corresponder melhor à classificação mínima do seu amplificador.

4. Capacidade de usá-los em casa para sistemas de som automotivo


Normalmente, não é possível usar subwoofers de 8 ohms de forma eficiente para o áudio do carro, pois eles não podem produzir a mesma potência que um alto-falante de 4 ohms do mesmo tipo. Subwoofers de carro com classificações de 2 ou 4 ohms não podem ser usados ​​com amplificadores estéreo domésticos porque estão abaixo da especificação mínima de amplificador.

Eles farão com que um amplificador doméstico superaqueça, desligue e até fique danificado permanentemente.

Os alto-falantes de bobina de voz dupla têm um benefício exclusivo aqui, pois você pode usar um subwoofer duplo de 4 ohm para ambos carro ou uso doméstico:
  • Com fio em série para 8 ohms para uso em estéreo doméstico
  • Usando um único 4 ohm ou paralelo a 2 ohms para uso de amplificador estéreo de carro

É especialmente bom se você conseguir um ótimo preço nos alto-falantes, pois poderá usá-los quando, de outra forma, não conseguiria.

Como escolher e combinar um subwoofer de bobina dupla com seu amplificador




Para obter os subwoofers de bobina de voz dupla certos, você precisará observar algumas coisas:
  • A carga mínima do alto-falante (classificação em Ohms) do seu amplificador no nível de potência de seu interesse
  • Quantos subwoofers você gostaria de usar

O resto é relativamente fácil! Basta usar meus diagramas de conexão de fiação abaixo e você encontrará a configuração correta do(s) subwoofer(s) que deve usar.

Você precisará verificar o manual do proprietário (ou etiquetado impresso) do amplificador para obter a carga mínima do alto-falante que você pode usar junto com a carga máxima de potência nominal em Ohm. Em seguida, escolha o número certo de subwoofers de bobina dupla que podem ser conectados para corresponder ao exigido pelo amplificador.

Se você não tiver certeza de alguma coisa, sinta-se à vontade para me perguntar comentando abaixo ou enviando uma mensagem.

Diagrama de fiação do sub da bobina de voz dupla de 4 Ohm



Clique aqui para baixar a versão .PDF que você pode ver ou imprimir

Diagrama de fiação do sub da bobina de voz dupla de 2 Ohm



Clique aqui para baixar a versão .PDF que você pode visualizar ou imprimir

Diagrama de fiação da bobina de voz dupla de 8 Ohm



Clique aqui para baixar a versão .PDF que você pode visualizar ou imprimir

Mais artigos úteis


Tenho alguns ótimos (e muito detalhados) para ajudá-lo com suas necessidades de áudio:
  • Aqui está uma postagem detalhada para informar o tamanho do fio do alto-falante de que você precisa.
  • Nunca fez ponte com um amplificador antes? Sem problemas! Descubra aqui como fazer a ponte de um amplificador.
  • No meu guia sobre como instalar um amplificador e um sub, você aprenderá a instalar seu próprio sistema de som excelente.