No passado antes de trabalhar na área de áudio automotivo como profissional, eu mexi no áudio dos carros usados que tive ao longo dos anos. Como muitas pessoas, eu lutei tentando descobrir como fazer as coisas.
Ao longo do caminho, aprendi algumas lições difíceis. Descobri que também aprendi várias razões pelas quais você deve instalar seu próprio sistema de som automotivo.
Com o passar do tempo, percebi o quanto me beneficiei ao concluir todos os tipos de ótimas instalações de áudio automotivo por conta própria, em vez de pagar a outra pessoa. Instalar seu próprio equipamento de som automotivo é realmente benéfico e eu escrevi uma lista sólida de razões para isso. Continue lendo para descobrir o porquê!
1. Você aprende a ser autossuficiente
Os primeiros 2 veículos que tive – nos quais tive que descobrir como instalar estéreos de carro – um Toyota Corolla 1976 (esquerda) e depois um Toyota Corolla SR5 1985 (direita). Não foi fácil e eu estava quase sem dinheiro na época! De alguma forma, tive que descobrir como fazer as coisas sozinho – o que fiz, aprimorando minha desenvoltura e conhecimento no processo! Eu tive dificuldade em crescer. Eu não tinha muito dinheiro e não podia contar com meu pai para me ajudar e me guiar em coisas mecânicas básicas.
Eu sempre fui um mecanicista inclinado no coração, mas tive que aprender a usar ferramentas e consertar as coisas por conta própria. O mesmo vale para todos os meus projetos técnicos e reparos e projetos até agora, incluindo áudio automotivo.
Para mim, os primeiros carros que tive foram um verdadeiro desafio. Quando você é pobre e não tem dinheiro para pagar a outra pessoa, vive de acordo com o velho ditado:“
A necessidade é a mãe da invenção. ” Eu não tive escolha – tive que tentar e aprendi a ser engenhoso.
Construindo habilidades para a vida toda
Ao desmontar coisas em meus carros com algumas ferramentas manuais básicas, como chaves de fenda, alicates e soquetes métricos, aprendi ótimas habilidades. Tornei-me capaz de desmontar um painel de carro e montá-lo novamente.
Como eu removi o estéreo original e tentei encaixar um novo no lugar (lembre-se – não havia kits que eu pudesse comprar para fazer isso facilmente!) Eu não tive escolha a não ser encontrar
algum tipo de solução se eu quisesse que funcionasse. Eu queria tanto ouvir música melhor e estava motivado a continuar tentando. Foi uma luta difícil e houve momentos em que falhei... mas aprendi muito e não me arrependo.
Ao tentar fazer isso sozinho, aprendi novas habilidades e tive a experiência que poderia usar na próxima vez – aprendi a ser autossuficiente. Essa mesma abordagem tornou-se valiosa repetidamente em muitas áreas da vida também.
2. Você economiza dinheiro
O dinheiro é um bem precioso, especialmente quando você é um estudante de meio período jovem e sem dinheiro, por exemplo. O pouco dinheiro que você tem restringe as coisas que você pode desfrutar na vida. Seja inteligente e economize dinheiro quando puder - instalar seu próprio sistema de som automotivo é uma maneira FANTÁSTICA de economizar dinheiro e obter o excelente som que você não poderia comprar de outra forma. Se você está bem ou não, você deve considerar fazer as coisas sozinho para economizar algum dinheiro. Por quê? Permita-me explicar mais.
Em muitos casos,
lojas de som automotivo cobram muito caro. Mas eles cobram não apenas pelos custos trabalhistas (que geralmente são
bastante razoável, dependendo da loja e de onde você mora), mas
especialmente em peças e acessórios. Você quase sempre vai pagar muito, e acredite, já vi pessoas pagarem demais porque achavam que não tinham escolha a não ser fazê-lo.
Na realidade, os equipamentos, peças e informações necessários estão prontamente disponíveis para você! Se você pesquisar corretamente, poderá economizar
MUITO de dinheiro e evite ser enganado para pagar mais do que deveria.
Você tem muitas opções – você só precisa aprender a exercitá-las corretamente.
Quando somos jovens, é difícil conseguir dinheiro, a menos que você tenha a sorte de nascer no ambiente certo. A maioria de nós luta financeiramente quando jovem, e há alguns adultos que ainda estão lutando hoje.
Na minha experiência, a menos que você esteja lidando com instalações mais difíceis (como sistemas de partida remota, alarmes de carro, etc.)
você acabará desperdiçando muito dinheiro pagando não apenas pela mão de obra, mas também pelas peças que uma oficina de instalação dirá você "precisa", mas marcará muito - em até 40-100%! 3. Ynossas habilidades de pesquisa melhorarão significativamente
Um dos primeiros princípios que você aprenderá é que encontrar informações boas e confiáveis leva tempo. A internet é muito melhor do que costumava ser, mas ainda é muito parecida com um ferro-velho de várias maneiras. Além disso, você “aprenderá a aprender” – ou seja, começará a entender melhor como pode aprender mais buscando informações, aprendendo a eliminar o que não é valioso e tomando a melhor decisão possível. Quando você instala seus próprios sistemas de som automotivo, geralmente começa no “quadrado um”. Ou seja, você terá que descobrir por conta própria o que precisa comprar, como instalá-lo e quais eletrônicos são as melhores compras.
Uma pessoa que tem muito pouco conhecimento sobre o assunto geralmente fica sobrecarregada de informações ou pode sentir que é muito difícil realizar por conta própria. Mas a verdade é que todo mundo começa em algum lugar.
Ninguém nasce sabendo tudo!
Compreendendo o que procurar nas avaliações
Quando você decidir instalar seu próprio sistema de som automotivo, logo perceberá que precisa vasculhar a Internet em busca de comentários, informações e opiniões de outras pessoas que contribuíram com comentários.
Infelizmente, muito disso é lixo e tendencioso, sendo escrito por pessoas que são emocionalmente motivadas e têm um machado para moer.
No entanto, muitos outros postam opiniões genuinamente úteis e honestas sobre o que compraram, como funciona e como foi difícil instalar. É isso que você tem que buscar.
À medida que avança, você logo descobrirá alguns padrões que surgem ao tentar encontrar informações. Você está realmente fazendo uma forma de pesquisa!
O que você aprenderá
Ao tentar instalar seu próprio sistema de som automotivo, você aprende a:
- Procure informações gerais sobre o produto estéreo para carro que você acha que precisa
- Procure informações mais específicas para decidir se vale o preço
- Veja as opiniões e avaliações gerais – até se convencer de que deseja comprar o produto
Ao passar por tudo isso, você logo descobrirá que se tornou mais eficiente em encontrar informações úteis. Depois de pesquisar especificações, avaliações de compradores e mais detalhes sobre vários aparelhos de som e amplificadores de carro, você terá desenvolvido um método novo e personalizado de abordagem de pesquisa.
Além disso, quando você começar a procurar informações sobre fiação e instalação, começará a ver o que funciona e o que não funciona. Às vezes pode ser um processo lento e chato, mas você ganha mais conhecimento e experiência que pode armazenar para uso futuro.
Da próxima vez que você começar a analisar um tópico semelhante,
você estará bem preparado e pronto para fazer ainda melhor do que antes. Hoje em dia, é um conjunto de habilidades extremamente prático de se ter.
Ao contrário da maioria das pessoas que acreditam em qualquer coisa que um vendedor lhes diga,
você conhece os fatos – você pode tomar uma decisão bem informada e educada com base no que já aprendeu com a experiência. 4. Você ganha habilidades com ferramentas e se torna mais inclinado a mecanicamente
Você não precisa ser um “especialista” para pesquisar, aprender quais peças você precisa, então tente usar ferramentas básicas como um alicate e uma ferramenta de crimpagem para instalar um som automotivo. Todo mundo começa em algum lugar. Se você fizer isso sozinho, você superou um grande obstáculo e, o mais importante, sua mentalidade mudou. Você não pensa mais “eu não posso”, mas sim “eu posso e vou!” Instalar o equipamento mais básico como um amplificador e caixa de subwoofer pode
soar fácil, mas a realidade é muitas vezes muito diferente do que as pessoas podem lhe dizer e o que as descrições do produto implicam.
A razão é que
no mundo real, cada instalação é diferente – você terá que superar novos obstáculos para ter sucesso. Por exemplo, instalar um amplificador em alguns carros é fácil, pois há muito espaço no porta-malas. Nesse caso, você pode montá-lo na caixa do subwoofer e pronto. No entanto, em outros, o espaço é apertado e você terá que criar uma solução personalizada.
Você também precisa saber como usar ferramentas manuais básicas (como um crimpador ou um decapador automático de fios) para que você possa desencapar e conectar os fios junto com muitas outras tarefas simples úteis para a instalação de áudio no carro.
As mais básicas e necessárias são remover e instalar usando chaves de fenda, catracas e furadeiras sem fio com embreagem.
Melhorando na instalação de estéreo de carro DIY
É um conjunto essencial de habilidades que ninguém pode deixar passar se quiser ter sucesso.
Melhor ainda, se você conseguir resolver problemas difíceis, como montar um amplificador em uma área difícil de encaixar, usando suportes básicos ou tiras de som automotivo, você também terá a capacidade de resolver outros problemas.
Se você acabar se deparando com uma instalação difícil e precisar obter peças na loja de ferragens ou talvez obter ótimas tiras de montagem de metal para fazer suportes de montagem personalizados, melhor ainda!
Da próxima vez que sua mente se deparar com um desafio semelhante, você terá ideias para recorrer e procurará soluções semelhantes com base no que aprendeu.
Pode ser difícil no começo, mas uma vez que você tenha sucesso, você terá aprendido muitas habilidades e lições que poderá usar em outras áreas de sua vida.
Problemas semelhantes que surgirem mais tarde serão mais fáceis de resolver devido à experiência adquirida. 5. Você se torna mais criativo e um melhor solucionador de problemas
Digamos que você queira instalar seu grande amplificador novinho em folha no porta-malas do carro, mas não consegue encontrar um bom lugar onde ele se encaixe perfeitamente. Antes de ficar desanimado e desistir, que tal tentar algo criativo como montá-lo em uma prancha e depois no deck traseiro? Esses são os tipos de ideias que você desenvolve quando faz isso sozinho. Ao instalar um som automotivo em seu próprio veículo, uma das primeiras coisas que você percebe quando começa – e infelizmente aprende da maneira mais difícil – é que muitas vezes não é fácil. Você tem que ser criativo para encontrar uma solução para fazer as coisas.
À medida que seu projeto avança,
você terá que pensar muito e tentar coisas diferentes. Por exemplo, para obter um aparelho de som para caber no painel do seu carro ou montar um novo amplificador no porta-malas com espaço muito limitado, será necessária uma boa criatividade. Essas são coisas com as quais lidei muitas vezes e é por isso que tenho habilidades de instalação muito boas.
Eu tive que ser criativo para perseverar – e eu fiz! Como este era um negócio paralelo meu, tive muitas oportunidades para melhorar minha criatividade e resolver mais problemas… o que levou a ainda mais oportunidades por causa disso.
Dar os primeiros passos para fazer você mesmo meio que força você a um cenário de "tentar ou falhar". É engraçado como não percebemos o que podemos fazer ou que tipo de problemas podemos resolver até sermos forçados a isso.
6. Gera confiança
“Uau! Você mesmo instalou? Isto é tão legal. Não consigo imaginar o quão difícil foi!” É uma grande sensação de realização. Ei, você fez isso sozinho - você tem todo o direito de se orgulhar! Depois de instalar
centenas de estéreos de carro, amplificadores e sistemas de segurança (entre outras coisas), posso dizer com orgulho que estou muito confiante em minhas habilidades - posso instalar quase tudo e fazê-lo bem com resultados profissionais.
No entanto, não comecei assim. Foram necessários anos de experiência, prática e
muito de aprender com meus erros para construir a confiança que tenho hoje. Da mesma forma, qualquer trabalho que você tenha realizado – não importa quão grande ou pequeno – irá recompensá-lo com um pouco de experiência que aumenta sua confiança e autoestima.
A recompensa de um trabalho bem feito
Por exemplo, digamos que você comprou um novo estéreo de carro compatível com Bluetooth como este e depois de um pouco de dificuldade você
finalmente instalou e gostou. OK, parece ótimo!
Agora você se sente um pouco mais seguro por poder adicionar um amplificador e um subwoofer mais tarde. Afinal, se você pode instalar uma ótima unidade principal e ela parece boa, você não pode fazer um pouco mais também?
E assim vai... quando você completa um projeto de bricolage, você não recebe
somente a grande sensação de um trabalho bem feito. Você também ganha a capacidade de acreditar em si mesmo e ter mais confiança no que pode fazer.
A autoconfiança é extremamente importante para o que você pode realizar na vida e nunca deve ser subestimada. 7. Você depende menos dos outros
Como isso parece? Ele também. E ele não precisou pagar centenas de dólares a uma loja para fazer isso por ele. Quando você está disposto a dar os pequenos passos e descobrir como instalar um sistema por conta própria, você percebe o quão pouco você realmente precisa depender dos outros. É uma característica incrivelmente útil em outras partes da sua vida. Este é um dos meus favoritos pessoais e para
muitos razões.
Eu cresci cercado por muito poucos -
se houver – pessoas em quem eu podia confiar. Por mais vezes do que eu gostaria de lembrar, a vida foi uma luta. Fui forçado a aprender a confiar em mim mesmo.
Isso pode ser uma bênção e uma maldição, mas se olharmos para as coisas com otimismo, posso dizer que ganhei muitas habilidades para a vida por causa disso.
Quando você pode concluir seus próprios projetos sem pedir ou pagar a ajuda de outras pessoas, você está livre de desperdiçar uma quantia absurda de dinheiro em uma tarefa que você poderia ter feito facilmente.
Você pode fazer as coisas do jeito que você quiser - com resultados notavelmente melhores quando você melhorar!
Você consegue!
É fantástico poder não ter que se estressar sobre como você vai lidar com a instalação de algo em seu carro ou caminhão. Depois de ter concluído 1 ou 2 projetos faça você mesmo (DIY) por conta própria, você simplesmente “saberá” o que fazer a seguir.
Você descobrirá que é capaz de fazer isso sem quase desmaiar com a ideia, como tantas pessoas hoje. Muitas vezes, hoje em dia, vejo exemplos de pessoas que parecem quase indefesas, pois não têm recursos.
Não subestime o que você pode fazer – há uma chance extremamente alta que você é perfeitamente capaz de construir todos os tipos de sistemas estéreo (ou qualquer tipo de projeto que você sonha) sem pagar um “profissional” para fazer isso por você. Aqui está um pouco de reflexão:em muitos casos, os resultados que vi de outros “profissionais” não foram realmente muito melhores do que o que uma pessoa comum poderia ter feito!
8. Você aprende a regra “do seu jeito” e pensa fora da caixa
A “regra do seu jeito” significa pensar fora da caixa. Não seja apenas chato e pense que você não pode ter um som melhor ou ter SUAS coisas do jeito que VOCÊ quer que elas sejam - você pode! Entenda que nada vem do jeito que você quer, então você deve estar disposto a trabalhar nisso sozinho. A maioria das pessoas não consegue ver as coisas dessa maneira. Eu tenho uma boa lição na vida que aprendi com o tempo, e é esta:
se você quer que as coisas sejam feitas do seu jeito, quer ter o melhor prazer, você terá que fazer isso ou personalizar você mesmo. Quase nada na vida é perfeito para você. O que isso significa? Essencialmente, significa que você precisa entender que, se quiser o melhor som, a melhor configuração personalizada e, ou a instalação mais legal, por exemplo, você terá que se personalizar.
Você
quase nunca encontrar coisas na vida que são perfeitas como elas são por si mesmas.
Entender isso significa que você aceita como terá que investir algum tempo, dinheiro e esforço para conseguir o que deseja, mas
é a mentalidade que é fundamental. A maioria das pessoas simplesmente aceita o que tem e parece encolher os ombros – eles não podem imaginar que as coisas poderiam ser melhoradas ou melhoradas.
9. Você é um planejador e organizador melhor
Eu gostaria de pensar que o planejamento de um projeto é desnecessário dizer, mas não é necessariamente algo que as pessoas apreciam até que aprendam da maneira mais difícil.
Na realidade, quando você finalmente decide começar a trabalhar em um grande projeto, geralmente acaba sendo
caminho diferente do esperado. Algumas peças estão faltando, você não tem fios suficientes, não consegue encontrar as ferramentas certas – e a lista continua
e continua .
Ao instalar seu próprio sistema de som automotivo, você aprende quanto tempo, gasolina, dinheiro e
estresse ele pode salvá-lo se você planejar melhor com antecedência. Você não pode planejar
tudo , mas você pode definitivamente melhorar o andamento das coisas.
Aprender a 1) fazer um plano básico e 2) ser organizado e preparado são habilidades muito valiosas. Um pequeno esforço inicial compensa muito não apenas em seus projetos pessoais, mas em outras áreas de sua vida.
A importância do planejamento
Ao instalar seu próprio equipamento, você aprende isso e ganha outra grande habilidade que você usará em outro lugar.
Por exemplo, se você planeja instalar um amplificador e um subwoofer, precisará reunir:
- O amplificador
- A fiação do amplificador (incluindo acessórios diversos)
- Uma solução de como montá-lo
- Um plano geral de como você direcionará e conectará a fiação
- As ferramentas certas
Sim, eu sei. Talvez pareça ridículo apontar isso, mas você ficaria surpreso com o número de pessoas que não se preparam para essas tarefas. Eu vi (e aprendi da maneira mais difícil) o que pode dar errado quando você não planeja ou se prepara bem.
Complicações repentinas podem interromper sua instalação e custar
dias de atraso e muito estresse. Quem quer parar no meio da instalação daquele novo som de carro incrível só porque não tem as peças ou ferramentas certas? Quando isso acontece, parece
terrível! Ser organizado e fazer uma lista simples é definitivamente inteligente. Quando se tornar mais um hábito e menos uma tarefa, você também se verá fazendo listas de verificação para sua vida cotidiana! Agora você pode fornecer uma estimativa precisa da quantidade de tempo que um projeto levará – permitindo prever possíveis problemas que possam surgir.
Como profissional, espera-se que eu espere e prepare-se para certas complicações.
10. Mais importante - é ÓTIMO e é muito gratificante!
Cara, deixe-me dizer a você, esta é a sensação mais incrível do mundo – finalmente, montando seu projeto e vendo e
ouvindo o resultado final. É como um sentimento de orgulho e calor por dentro.
Esse é um sentimento que poucas pessoas experimentarão – e é uma pena. Você não precisa pintar a Mona Lisa como Leonardo De Vinci fez para ter uma sensação de realização muito gratificante.
Mesmo a instalação de um pequeno par de tweeters faz o mesmo. Claro, talvez seja em uma escala menor, mas ainda é ótimo! Dirigindo pela estrada ouvindo sua música favorita, tomando uma bebida da sua nova caneca incrível e adorando!
Trabalhar no seu próprio sistema de áudio do carro e apreciar os resultados é uma sensação fantástica. Ouvir e curtir sua música favorita com qualidade de som do que nunca é ótimo. É quase indescritível!
Em resumo
Com base na minha própria experiência de instalação e realizações pessoais, listei 10 ótimas razões pelas quais você deve instalar seu próprio sistema de som automotivo.
Antes de desistir e pagar alguém para instalá-lo para você, considere o que escrevi. Não há nada de errado em tentar. Não desanime se você não sabe por onde começar.
Você pode encontrar muitos guias passo a passo na internet, assim como meu post sobre como instalar um subwoofer e amplificador de carro.