>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Diferenças de amplificadores marítimos vs amplificadores de carro – você pode usar um amplificador marítimo em seu carro ou motocicleta?


Você está se perguntando o que torna um amplificador marítimo (barco) diferente de um amplificador de carro? Talvez você esteja pensando em instalar um amplificador marítimo em seu carro, caminhão ou motocicleta e queira saber mais.

Relaxe - eu tenho você coberto. Vou explicar em detalhes as diferenças entre amplificadores marítimos e amplificadores de carro e por que eles podem ser uma excelente escolha para você.

Abri até um amplificador marinho para mostrar o que há dentro. Há algumas ótimas notícias que você vai gostar também, então continue lendo!

Infográfico – Fatos sobre amplificadores de carros e fuzileiros navais



Amps marítimos versus amplificadores automotivos:quais são as diferenças?




Já conhece os amplificadores automotivos? Você está em uma boa notícia! Como mostrarei mais tarde, amps marítimos oferecem alguns recursos interessantes e possibilidades de instalação que talvez você não conheça.
Diferenças de amplificadores marítimos vs carros
Embora eles variem de modelo para modelo e marca para marca, em quase todos os casos os amplificadores marítimos são extremamente semelhantes aos amplificadores de carro com algumas diferenças:
  • Os amplificadores marítimos são cosmeticamente diferentes:cores brancas e um design voltado para marinha/barco
  • Recursos especiais que os amplificadores automotivos normalmente não têm:conexão Bluetooth direta, função de alto-falante de anúncio público (PA) ou outros
  • Revestimento (protetor) resistente à umidade e à corrosão na placa de circuito e nos componentes eletrônicos
  • Vedação adicional do amplificador para evitar a entrada de umidade/água (depende do modelo e design)

Basicamente, os amplificadores marítimos são amplificadores de carro com algumas pequenas alterações ou mais recursos. Eles são quase idênticos na maioria dos casos.

A diferença mais importante é a resistência à umidade e à corrosão, que abordarei com mais detalhes abaixo.
Observação: Embora os amplificadores marítimos possam ser vendidos como "à prova d'água", é mais realista dizer que eles são resistentes à água.

Isso porque, embora sejam resistentes à água e à umidade, não devem ser submersos na água. Componentes como potenciômetros (resistores variáveis, como para os controles de ganho e crossover) ainda podem ter água dentro, o que os arruinará.

Detalhes do amplificador marítimo e o que esperar




Exibido: Exemplos de amplificadores marítimos – ambos vendedores populares nas categorias de áudio marítimo. Esquerda: Um mini-amplificador típico, o canal Pyle PLMRA400 4. Direita: A alta potência Rockville Phenom RXM-F3 com recurso de PA e entrada de microfone. (Ambos têm um revestimento isolante para evitar danos por umidade e corrosão)

Na foto acima estão 2 amplificadores marítimos populares que são ótimos exemplos. Em ambos os casos, as placas de circuito impresso (PCBs) têm um revestimento conformal protetor aplicado. Esta é uma substância dura e clara que se assemelha a uma fina camada de epóxi.



Os amplificadores marítimos são frequentemente vendidos como uma versão ligeiramente diferente dos amplificadores automotivos.

O exemplo de amplificador Rockville RXM-F3 na foto acima está disponível como RXA-F1 com uma cor e corpo diferentes e sem revestimento isolante no PCB.

Ambos são amplificadores típicos de alta potência, com capacidade de ponte com saída de potência de 4 x 65 W RMS, adequados para alto-falantes marítimos ou um sistema de subwoofer.

Assim como os amplificadores de carro, os amplificadores marítimos podem ser totalmente passíveis de ponte e oferecer as mesmas classificações de saída de potência ou opções de fiação.

Revestimento isolante de amplificador marítimo




Um exemplo de placa de circuito de um amplificador marítimo com um revestimento protetor. O revestimento é um revestimento duro, transparente e semelhante a epóxi que atua como uma vedação protetora sobre a placa de circuito impresso (PCB) e os componentes. Ele protege as peças eletrônicas, contatos, pontos de solda e muito mais contra elementos corrosivos em uso marítimo.

A questão é que, ao contrário de carros, caminhões e outros veículos de rua, barcos e veículos marítimos estão sujeitos a ambientes muito mais difíceis.

Coisas como essas são difíceis para a eletrônica:
  • Umidade pesada
  • Pulverizador de sal
  • Mudando os extremos de temperatura externa

Eles causam problemas como corrosão, oxidação e podem danificar as peças eletrônicas dentro de um amplificador. Embora seja possível usar um amplificador de carro em um barco, não é uma boa ideia por causa disso.

Os amplificadores marítimos são únicos, pois oferecem essa camada extra de proteção na forma de um revestimento duro, claro e semelhante a epóxi de fábrica. Isso ajuda a evitar corrosão e danos tanto nas peças do amplificador, mas também nos condutores eletrônicos e pontos de solda.

Guia de amplificador marítimo Rockville ilustrada




Vista interna do amplificador marítimo Rockville RXM-F3 de 4 canais. É basicamente o mesmo design que a versão do amplificador para carro.

Os amplificadores marítimos têm o mesmo (ou quase o mesmo) design interno dos amplificadores automotivos.

Na verdade, se você abrir duas versões do mesmo amplificador, é extremamente provável que elas pareçam quase exatamente iguais por dentro.

Como funciona um amplificador marítimo:diagrama e detalhes




Como mostrado acima, um amplificador marítimo de alta potência típico tem as seguintes seções principais, assim como um amplificador de carro:
  • Terminais de conexão de energia e terminais de saída de alto-falante
  • Porta-fusíveis para proteção
  • Fonte de alimentação de comutação progressiva de +12V
  • Estágios de entrada para proteção contra ruído, funções de crossover, ganho, reforço de graves e muito mais
  • Estágios de amplificação de saída com transistores de alta potência

Estágios de entrada




Controles de crossover em um amplificador marítimo típico. Conectores de entrada (nível de alto-falante ou conectores RCA) direcionam o sinal de áudio para os estágios de entrada. Os interruptores de modo de crossover ativam ou desativam as funções de passagem completa, passagem baixa ou passagem alta. O ganho (amplificação) do sinal de entrada também pode ser acessado aqui.

Os estágios de entrada funcionam para bloquear o problema comum de “ruído de loop de terra” e permitem filtrar sons graves ou de frequência mais alta (como você quiser) para o tipo de sistema que você possui.

Circuitos que fornecem funções extremamente úteis, como entradas de nível de alto-falante, entradas RCA, crossovers e reforço de graves também fazem parte desta seção de componentes.

Fonte de alimentação


Uma fonte de alimentação de modo comutado (SMPS), idêntica à usada em um amplificador de carro, cria voltagens mais altas a partir da fonte de +12 V da bateria. Isso aumenta a tensão de +12V para criar uma fonte de alimentação mais alta que é enviada para saídas de alto-falante onde a saída de alta potência pode ser usada.

Sem isso, assim como um rádio marítimo ou estéreo de carro, você está limitado à quantidade de energia disponível usando apenas a fonte de +12V. Isso é cerca de 12W-18 watts ou mais, o que é bem pequeno.

Isso é longe muito pouco para dirigir alto-falantes com bom volume quando você está curtindo um dia no lago!

Estágios de saída e transistores de saída




Antes que a música alta possa ser produzida pelos alto-falantes, a entrada do sinal musical deve ser amplificada. Esse é o trabalho dos estágios de amplificação e saída de um amplificador.

As entradas de sinal (dos conectores RCA ou entradas de nível de alto-falante) são usadas para criar um par de sinais especialmente balanceado que se multiplica graças às tensões mais altas da fonte de alimentação.

As conexões de alta tensão são conectadas a um conjunto (geralmente um ou mais pares) de transistores de alta corrente e alta potência que então acionam o terminal de saída do alto-falante.

Alguns recursos especiais que os amplificadores marítimos oferecem




Os amplificadores marítimos geralmente têm alguns recursos especiais não oferecidos pelos amplificadores de carro. São mostrados acima 2:uma função de receptor Bluetooth direto com unidade de controle e um recurso de microfone de anúncio público (PA).

O que é interessante sobre amplificadores de barco são alguns dos recursos interessantes que eles oferecem. Muitos simplesmente não estão disponíveis para amplificadores de carro.

Bluetooth direto para streaming de música


Como um barco (ou outro veículo ao ar livre) pode não ter uma boa fonte estéreo disponível, alguns oferecem uma conexão Bluetooth direta para streaming de música do seu smartphone.

Nesse caso, não há necessidade de uma fonte de rádio marítima (unidade principal), pois você pode ajustar o volume e controlar a mídia diretamente usando os botões do controlador.

Recurso PA


Para a funcionalidade de anúncio público de alto-falante (PA), alguns incluem um microfone que se conecta ao conector de entrada fornecido. Nesse caso, o amplificador permitirá que o áudio do microfone substitua a música e conduza os alto-falantes com fala de alto volume.

É um recurso às vezes usado em passeios de barco perto de docas ou em qualquer lugar na água onde é difícil gritar para outras pessoas de longa distância.

Entradas auxiliares


As entradas auxiliares não são uma opção para amplificadores de carro. No entanto, você pode fazer isso com um cabo adaptador RCA para fone de ouvido barato que permitirá usar qualquer MP3 player ou smartphone para a entrada do sinal.

Essa é uma ótima maneira de obter um sistema simples sem ter que gastar dinheiro e instalar um estéreo também.

Porta USB de carregamento do telefone




Alguns modelos oferecem uma porta de carregamento USB +5V que permite manter a bateria do seu telefone totalmente carregada durante o uso. É um ótimo recurso ao usar um smartphone como fonte de som.

Posso instalar um amplificador marítimo no meu carro ou moto?




A marine amp installed for in-vehicle use &testing. Don’t hesitate to use a boat (marine) amp yourself if you’ve got one!
Yes, you can install a marine amp in your car, truck, or motorcycle!
As a matter of fact, they actually offer some great installation options you might not have otherwise!

Here’s a list of some great options possible and problems they solve:
  • Marine mini-amps are great for reliable power and great sound in motorcycles
  • A marine amp is suitable for outdoor vehicles and is far more affordable than specialty amps from the vehicle manufacturer
  • You can build a sound system without a stereo! Marine amps with the Bluetooth receiver &controller option make this possible



Marine amps offer some excellent solutions for some unique installations like classic cars. Rather than spend a ton of money for custom fabrication or metalwork you can use an amp for direct, easy-to-install sound that works great.

They’re really aren’t any “cons” to worry about, aside from the cosmetic color and style. Additionally, when shopping that means it’s possible to have even more options and you can possibly find a great deal.

How are marine amps installed?




Marine amps have the same power and audio connections as car amps. However, as boats and yachts have unique wiring systems the audio signal source and remote-on wire sources may be different.

Additionally, some boats have 2 or more batteries so wiring may need to be done a bit differently.

Unlike cars and trucks, most boats have fiberglass bodies that don’t conduct electricity. There are a few differences to bear in mind:
  • The ground (-) amp wire must be run to the battery used for the audio power supply (same length as the power cable)
  • The remote-on lead wire has several possible sources:the radio remote wire, ignition switch, or sometimes an “accessory’ switch output provided at the control panel

One great feature is that if you’re using speaker-level inputs from a marine stereo some amps offer an auto-sensing feature to switch the amp on or off.

It’s a great way to avoid the need for a remote-on wire.

Although a standard car amp wiring kit is fine, I recommend a water-resistant fuse holder and extra length of ground wire as needed.

Resumo


Let’s recap the most important points:
  • Marine amplifiers differ in a few basic ways from car amps:water/corrosion protective design, colors &style, and features offered
  • Marine amps are otherwise extremely similar to car amps and in fact often have a twin version sold for cars
  • They can be installed in cars, trucks, motorcycles, and much more. In fact they offer more installation options in many cases

Additional reading


Don’t forget the speakers! Tweeters help you get great sound you can enjoy in your boat or vehicle. Here’s a list of some of the best tweeters for the money.