Há mais de uma maneira de alimentar um amplificador de carro em sua casa. Mesmo assim, as fontes de alimentação do computador são fáceis de encontrar e são uma ótima opção –
se você sabe como.
No meu guia detalhado, mostrarei como conectar uma fonte de alimentação de computador a um amplificador de carro. Também reuni alguns ótimos diagramas, dicas e muito mais para ajudar você a curtir sua música com menos problemas e dores de cabeça.
Uma fonte de alimentação de computador pode operar um amplificador de carro? O que saber
Sim, é possível usar uma fonte de alimentação de computador para alimentar um amplificador de carro. No entanto, existem algumas coisas que você precisa saber. Por exemplo, a menos que você tenha uma fonte de modelo de maior potência, você não poderá acionar alto-falantes com a mesma potência que poderia quando instalado em um carro.
Você precisa conectar o fio remoto no amplificador do seu carro?
Sim, um amplificador de carro não funcionará sem um sinal de +12V no terminal do fio remoto. A fonte de alimentação interna do amplificador é controlada por este fio e atua como um controle de desligamento. Da mesma forma, você deve ligar e desligar a fonte de alimentação, conforme mostrarei
ou use o fio remoto como um desligamento para evitar que o amplificador consuma energia quando não estiver em uso.
As fontes de alimentação do computador também têm um fio de controle específico que você precisará conectar para ligar a fonte, como mostrarei a você.
Corrente da fonte de alimentação do computador (ampères) e limites de energia
Exemplos de saída de corrente (amps) para uma fonte típica de 200W e uma fonte de 700W de maior potência. A saída atual limitará a quantidade de energia que você pode obter de um amplificador de carro. Fontes de alimentação de computador estão disponíveis em uma ampla gama de opções de saída de energia, sendo 1500-200 watts muito comuns, mas outras tão grandes quanto 700W ou mais podem ser encontradas (embora custem um pouco mais). Isso é importante saber porque
o limite atual de uma fonte de alimentação limitará a quantidade de energia que o amplificador do seu carro pode produzir. Isso significa que você precisa estar ciente de que, para amplificadores de potência mais alta, você não pode esperar alimentar alto-falantes com a potência total em que está classificado. A boa notícia é que, diferentemente dos carros, os alto-falantes usados em sua casa usam menos energia para o mesmo volume, porque os interiores dos veículos são pobres em som e exigem mais energia para obter bons resultados.
Como alimentar um amplificador de carro com uma fonte de alimentação de computador (diagrama e detalhes)
Usar uma fonte de alimentação ATX (computador de mesa) para um amplificador de carro não é difícil - na verdade, você só precisa de alguns passos:
- Conexões de energia: Corte os fios de +12V (amarelo) e o mesmo número de fios terra (preto). Descasque o isolamento para deixar cerca de 3/8″ a 1/2″ de fio desencapado. Torça-os firmemente ou use um conector de crimpagem (terminal de anel, terminal de pá, etc.) e conecte-os aos terminais de alimentação e terra do amplificador, certificando-se de não deixar fios soltos saindo para causar um curto-circuito.
- Suprimento no controle:Os suprimentos do PC não ligam, mesmo que a chave liga/desliga do gabinete seja usada. Uma placa-mãe de PC usa um sinal de controle para o pino do fio “supply on”. Para fazer o mesmo, você precisará encontrar, cortar e conectar este fio de sinal de controle a um fio terra diretamente ou com uma chave liga/desliga, se desejar [Ver diagrama]
- Fio remoto do amplificador: Existem várias maneiras excelentes de fazer isso e vou abordá-las abaixo.
Depois de conectar os +12V e a fiação de aterramento, aterre o fio “supply on”, a fonte deve iniciar e o amplificador do seu carro deve ligar. Existem alguns casos em que você pode ter um problema, no entanto.
OBSERVAÇÃO: Se você estiver usando uma grande quantidade de corrente, certifique-se de usar todos ou quase todos os fios amarelos de +12V para conectar ao amplificador. Assim como em uma instalação de amplificador de carro, você precisa de condutores de fios suficientes para fornecer uma corrente mais alta sem perder tensão por fiação insuficiente.
Uma nota sobre alguns amplificadores
Amplificadores de carro maiores e de alta potência às vezes podem atrair um “pico” de corrente curto quando são conectados pela primeira vez a uma fonte de alimentação após serem desconectados. Isso porque eles contêm grandes capacitores que, quando conectados pela primeira vez à energia, consomem momentaneamente um grande número de amperes.
Quando isso acontece, é possível que ele desative o modo de autoproteção em sua fonte de alimentação. Se isso acontecer, você pode tentar iniciar o fornecimento e aguardar antes de ligar o fio remoto. Você também pode deixar a alimentação funcionando quando o fio remoto for desconectado para que os capacitores do amplificador não descarreguem quando o amplificador for desligado.
É possível que você precise de uma fonte de alimentação mais robusta se isso acontecer, mas não é um problema que a maioria das pessoas deve encontrar.
Opções e exemplos de fios remotos
O terminal “remoto” do amplificador de carro usa uma entrada de +12V de baixa corrente para iniciar sua fonte de alimentação e circuitos relacionados. Você tem algumas opções diferentes que você pode usar:
- Fio de ligação: Ao conectar as conexões de alimentação e terra de 12V, você pode usar um pequeno fio jumper do terminal da bateria de +12V para o controle remoto para que fique ligado sempre que o amplificador estiver energizado. Um fio 18AWG ou menor é bom (você não precisa de um fio de bitola grande).
- Fio jumper + interruptor: O mesmo que o nº 1, mas para controlá-lo você mesmo, você pode adicionar um simples interruptor em linha no fio remoto. Isso é útil se sua fonte de alimentação não tiver uma chave liga/desliga ou você preferir deixá-la funcionando.
- Uso de estéreo doméstico – conversor RCA com cabo remoto: Se você estiver conectando o amplificador às saídas de alto-falante em seu aparelho de som doméstico, poderá usar um conversor de nível de linha com uma saída de fio remota. Isso ligará e desligará o amplificador automaticamente com a saída do estéreo.
Se você estiver usando uma chave seletora no fio remoto, você pode deixar a fonte de alimentação AC/DC conectada.
Quando o fio remoto do amplificador estiver desligado (desconectado), o amplificador será desligado e não drenará energia. Usando um conversor de nível de linha com saída de fio remoto
Um exemplo de conversor de nível de linha com saída de fio remoto. Você precisará conectá-los à alimentação de 12V e ao aterramento para que a eletrônica interna funcione. Quando as entradas de nível de alto-falante detectam um sinal, a saída do fio remoto produzirá +12V e ligará seu amplificador. Quando o sinal do alto-falante for perdido, ele será desligado automaticamente. Conectando um laptop, tablet ou smartphone ao amplificador para áudio
O que é ótimo é quantas opções você tem para obter um sinal de áudio para as entradas do seu amplificador. Na verdade, praticamente qualquer conector analógico (não digital) pode ser usado em praticamente qualquer dispositivo. Smartphones, tablets e laptops podem ser usados pelo fone de ouvido ou via Bluetooth.
Esteja ciente de que nem todos os conectores de fone de ouvido ou saída de áudio são criados da mesma forma - alguns funcionam bem e têm bom som e volume, enquanto outros podem ter volume baixo e qualidade de som "meh". No entanto, a boa notícia é que
de um modo geral, eles funcionarão bem e eu usei essa abordagem várias vezes sem queixas. Conectando seu smartphone ou tablet via Bluetooth
Você também usa um receptor Bluetooth com preço acessível por cerca de US $ 25 em lugares como a Amazon. Eles oferecem um conector de saída de linha direta ou conectores RCA para entrar em um receptor doméstico e um amplificador de carro com a mesma facilidade.
Certifique-se de obter uma marca decente, pois os modelos genéricos / sem nome de marca tendem a ter problemas de qualidade de som e podem produzir ruídos estranhos entre as faixas de música reproduzidas no telefone, por exemplo.
E se eu tiver um laptop sem entrada para fone de ouvido?
Você pode usar um adaptador barato de USB para estéreo de 3,5 mm para obter um conector do tamanho de fone de ouvido para conectar um sinal de áudio ao seu amplificador. Eles são realmente acessíveis (menos de US$ 10 em alguns casos!) e são uma boa opção se o fone de ouvido do seu laptop estiver quebrado ou nenhum estiver disponível. Se você é como muitas pessoas e deseja ouvir música, filmes ou mais do seu laptop, há um problema se você não tiver uma saída de linha ou fone de ouvido - ou se simplesmente não estiver funcionando. Uma ótima opção é usar um adaptador de áudio USB, pois ele fornece um conector de 3,5 mm que você pode conectar às entradas RCA do seu amplificador.
Encontrei alguns por menos de US $ 10 disponíveis com o USB-A mais antigo e também com a nova conexão USB-C.
Como conectar um amplificador de carro a um aparelho de som doméstico
Você também pode conectar seu amplificador de carro ao seu aparelho de som doméstico, se desejar. Existem 3 formas de o fazer:
- Estéreo doméstico sem conectores de saída RCA + amplificador de carro com entradas de nível de alto-falante: É bastante comum que amplificadores e receptores estéreo domésticos não tenham conectores RCA disponíveis para conexão. Se o seu amplificador tiver entradas de nível de alto-falante integradas, elas podem ser conectadas a um par de terminais de alto-falante não utilizados ou ao lado de terminais de alto-falante em uso.
- Estéreo doméstico sem conectores de saída RCA + amplificador de carro sem entradas de alto-falante: Você não terá escolha a não ser usar um conversor de nível de linha neste caso. Estes são adaptadores de som automotivo que você conecta à fiação do alto-falante ou aos terminais do alto-falante. Isso reduzirá o sinal para um nível compatível com as entradas RCA do amplificador.
- Estéreo doméstico com tomadas de saída RCA de gama completa + amplificador de carro: Essa é a maneira mais fácil, mas nem todos os aparelhos de som domésticos possuem conectores de saída RCA de alcance total. Alguns têm apenas saídas RCA de subwoofer que são saídas somente de graves. As saídas RCA de alcance total podem ser conectadas diretamente às entradas RCA do amplificador automotivo.
Os conectores de nível de linha permitem que você conecte um amplificador de carro sem entradas de alto-falante a qualquer estéreo doméstico. Você pode conectá-los a terminais de alto-falante não utilizados no receiver ou amplificador, bem como em paralelo com alto-falantes domésticos já em uso.
OBSERVAÇÃO: É importante comprar um adaptador de nível de linha de qualidade e bem projetado para evitar ruídos, baixa qualidade de som e outros problemas. Não compre o mais barato – em vez disso, obtenha um modelo de marca em que você possa confiar (como os exemplos que você vê acima). Felizmente, você pode obter um bom como esses por cerca de US $ 15 a US $ 20 ou menos nos dias de hoje.
Lidando com o zumbido do loop de terra (ruído)
Você pode usar um isolador de loop de aterramento para quebrar o condutor de aterramento em cabos RCA, mas ainda transportar o sinal de áudio. Como a conexão de aterramento pode transportar o sinal ruidoso que é amplificado, isso geralmente elimina o ruído do loop de aterramento. Uma coisa que você pode não esperar encontrar é o barulho. O ruído de loop de terra, que aparece como um “hum” muito irritante de 60Hz, é um pouco comum em equipamentos estéreo domésticos. Infelizmente, apesar dos amplificadores automotivos serem projetados para eliminá-lo, isso ainda pode acontecer.
Uma coisa que você pode fazer é tentar usar um fio de bitola pequena e conectá-lo entre os aterramentos ou a caixa de metal do amplificador do carro, os cabos RCA e a fonte de alimentação. Se o ruído desaparecer, você pode conectar o fio a esses pontos como solução.
Alternativamente, um isolador de loop de terra geralmente pode se livrar dele. Conectados em linha com os cabos RCA, eles funcionam desconectando fisicamente a conexão de aterramento do cabo RCA enquanto ainda enviam o sinal de áudio. Eles não são caros, mas é uma boa ideia comprar com cuidado, pois as unidades “el-cheapo” nem sempre carregam bem toda a faixa de áudio e podem causar uma perda de qualidade de som que você pode notar.
Leitura adicional e guias úteis
Não vá ainda! Confira alguns dos meus outros ótimos artigos:
- Tem um aparelho de som mais antigo? Mostrarei como conectar um subwoofer a um estéreo doméstico vintage.
- Faça bom uso do seu carro secundário! Você pode conectar um subwoofer de carro ao seu aparelho de som doméstico.
- O que é impedância do alto-falante? Descubra como saber a impedância de um alto-falante (e o que isso significa).
Você também pode navegar por todas as minhas informações e artigos de instruções aqui.