>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como conectar e alimentar um amplificador automotivo em sua casa + diagramas


Pode parecer confuso no começo, mas na verdade não é tão difícil conectar e alimentar um amplificador de carro em sua casa.

Neste guia detalhado, mostrarei como, juntamente com diagramas detalhados, qualquer pessoa pode entender.

Veja o que você aprenderá:
  • Fontes de alimentação para amplificadores automotivos:de quais classificações de tensão e corrente você precisa
  • Como conectar uma fonte de alimentação de computador a um amplificador
  • Como conectar um amplificador de carro a um aparelho de som doméstico, smartphone ou tablet ou Bluetooth
  • Dicas adicionais para facilitar e oferecer mais opções

Primeiros fatos:Posso usar um amplificador de carro em minha casa?




Sim, é possível usar um amplificador de carro em sua casa. Você também pode conectar um amplificador de carro a qualquer aparelho de som doméstico, seu smartphone e muito mais como fonte de áudio.

uma pegadinha, no entanto. Como os amplificadores de carro usam uma fonte de energia diferente dos estéreos domésticos, o maior problema é obter a energia de que precisam. Não só isso, mas eles usam um fio remoto para ligar e desligar o amplificador para evitar drenar a bateria do carro - o que significa que isso também precisa ser tratado.

Aqui está uma lista do que precisaremos cobrir:
  • Entradas de sinal: Nem todos os aparelhos de som domésticos têm conectores de nível de linha RCA, portanto, se você quiser conectar um amplificador ao seu aparelho de som doméstico, pode ser necessária uma solução alternativa que mostrarei a você. Você também pode conectar um amplificador de carro a praticamente qualquer smartphone ou receptor Bluetooth externo.
  • Fonte de energia: Ao contrário dos aparelhos de som domésticos alimentados por uma tomada elétrica de corrente alternada (AC), os amplificadores de carro funcionam a partir de uma fonte de corrente contínua (DC) de +12V. Você precisará de uma fonte de alimentação de +12V AC-DC com corrente suficiente para operar o amplificador. Não é qualquer adaptador CA/CC de 12 V que serve – falarei sobre isso abaixo.
  • Ligar/desligar o amplificador (fio remoto): Aparelhos de som domésticos ou outros dispositivos de áudio não possuem uma saída de fio remota para ligar e desligar seu amplificador. No entanto, também existem algumas maneiras fáceis de lidar com isso.

Você também precisa saber que:
  • A menos que você tenha todos as peças já, você pode precisar gastar um pouco de dinheiro para obter o que você precisa e fazê-lo funcionar. A boa notícia é que a maior parte é acessível e você pode até usar algumas fontes de alimentação, como uma fonte DC de computador que pode sobrar.
  • As lojas de varejo são muito ruins por não terem as peças que você pode precisar, então você pode querer planejar com antecedência e encomendar peças online. Você pode encontrar muitas peças com preços acessíveis na Amazon, eBay e fornecedores de peças eletrônicas.

Escolhendo uma fonte de alimentação para uso de amplificador de carro




Você pode estimar quanta corrente elétrica (amperagem, “amps”) seu amplificador consumirá com base em sua potência máxima dada em watts RMS. No entanto, a verdade é que isso é apenas se você precisar de muito poder. Para ouvir casualmente, você pode sobreviver com muito menos.

Basicamente, há duas maneiras de escolher uma fonte de alimentação para um amplificador de carro:
  1. Obter uma fonte de alimentação "boa o suficiente" se você não estiver usando o amplificador com força (bom para audição casual)
  2. Estimativa do consumo de corrente do amplificador com base em sua classificação de potência (útil para quando você deseja uma potência de amplificador séria)

Destes, o número 1 torna muito mais simples. Você pode usar uma fonte DC que você já tenha à mão ou uma fonte de alimentação de computador restante (às vezes chamada de fonte de alimentação ATX).

De que voltagem um amplificador automotivo precisa?


Os amplificadores de carro normalmente funcionam com uma faixa de voltagens, não apenas 12 volts, embora seja usado como referência geral. De fato, à medida que o motor de um veículo funciona, o alternador carrega a bateria e a tensão pode variar de cerca de 12V a cerca de 14,4V.

Para uso doméstico, escolha uma fonte de alimentação com saída CC de 12V a 13,8V, sendo 12V perfeitamente adequado para uso. Ao comprar, a maioria dos suprimentos de alta corrente que você verá são 12V de qualquer maneira.

Por volta de 11V ou mais, amplificadores de carro e outros equipamentos estéreo de carro podem desligar, por isso é importante ter tensão suficiente disponível.

Que tamanho de fonte de alimentação eu preciso?




Alimentar um amplificador de carro em sua casa requer uma fonte de alimentação com uma classificação de amplificador decente. Os adaptadores de parede padrão não funcionam, pois são muito fracos (0,5 a 1A, geralmente). Você pode encontrar fontes de alimentação maiores, como um modelo de 5 amp, por menos de US $ 15, se você comprar com inteligência. As fontes de alimentação ATX para computadores desktop são baratas, fáceis de encontrar e variam em potências de até 500 W ou até mais.
Dica rápida: Fontes de alimentação de computador podem oferecer 15 amperes ou até mais saída de corrente, tornando-as uma ótima solução. Eles estão disponíveis em uma variedade de classificações de potência, como 150W a 500W ou mais. Uma boa fonte de alimentação ATX terá potência suficiente para uma pessoa comum.

Opção nº 1:obter uma fonte de alimentação “suficientemente boa” para audição casual


Quando não estiver usando um amplificador e alto-falantes com força, recomendo pelo menos uma fonte de 2,5 A para amplificadores pequenos (abaixo de 50 W/canal). Para 4 canais, eu pegaria um 5A ou maior. Se você quiser ter mais energia, considere obter 15A ou superior.

Você pode encontrar um suprimento 5A por menos de US $ 15 a US $ 20 se você comprar ao redor. Os suprimentos de 10A e 15A são bastante populares, então geralmente custam menos de US $ 30 a US $ 35 ou mais. Quando se trata de suprimentos muito maiores que permitem que você dirija um subwoofer com graves pesados, as coisas tendem a ficar caras. Fontes de alimentação de corrente muito alta custam cerca de US$ 100 e acima para 30 amperes ou mais.

No entanto, uma das melhores opções é usar uma fonte de alimentação de computador desktop (fonte de alimentação "ATX"), pois são fáceis de encontrar e têm uma saída de energia muito boa.

Opção nº 2:estimar a corrente de amperagem necessária para maior uso de energia


Se você planeja usar um amplificador de carro para acionar os alto-falantes com força, precisará de muita amperagem, que pode estimar bem de perto. Também precisamos levar em consideração o desperdício de energia para chegar a um número final. (Todos os amplificadores desperdiçam alguma energia como calor e consomem alguma corrente adicional por esse motivo)
  • Os amplificadores de carro de classe D são mais eficientes e, portanto, desperdiçam menos energia (e consomem menos corrente) do que os amplificadores de classe A/B padrão.
  • Se você não tem certeza de qual é a classe do seu amplificador, provavelmente é classe A/B. Os amplificadores de classe D normalmente dizem isso no próprio amplificador, na caixa ou nas informações de vendas. Os tipos de classe A/B são tão populares há anos que é uma suposição bastante segura.

Você pode estimar a corrente do amplificador com base na potência RMS máxima do amplificador. Não use classificações de potência em watts de “pico” ou “máximo”, pois elas são enganosas. Precisamos usar a potência contínua (RMS) que o amplificador realmente oferece.

Como os amplificadores de carro classe D são cerca de 85% eficientes e os amplificadores A/B são cerca de 65% ou tão eficientes, podemos usar isso para estimar a corrente total que um amplificador precisaria.
Exemplo de amplificador classe D:
Estime os amps usados ​​por um 50W RMS x 4 amp:
  1. 4 x 50 W =200 W no total. (200 W/12 V) =16,7 A.
  2. Leve em consideração o desperdício de energia:16,7A/0,85 =19,6A
Exemplo de amplificador classe A/B:
Estime a corrente usada por um 150W RMS x 2 amp:
  1. 2 x 150 W =300 W no total. (300W/12V) =25A.
  2. Leve em consideração o desperdício de energia:25A/0,65 =38,4A

Como você vê, para operar um amplificador de carro com potência máxima, você precisará de uma fonte de alimentação bem grande! No entanto, a maioria das pessoas não, então geralmente é muito menos incômodo (e menos dinheiro) usar um dos outros suprimentos dos quais mostrei exemplos.

DIAGRAMA – Como conectar uma fonte de alimentação de computador a um amplificador de carro




Usar uma fonte de alimentação ATX (computador de mesa) para um amplificador de carro geralmente não é difícil. É uma questão de alguns passos:
  • Conexões de energia: Corte vários fios terra (preto) e fios de +12V (amarelo) e descasque-os por cerca de 3/8″ a 1/2″ de fio desencapado. Torça-os firmemente ou use um conector de crimpagem (terminal de anel, terminal de pá, etc.) e conecte-os aos terminais de alimentação e terra do amplificador.
  • Fornecimento sob controle: Os suprimentos do PC não ligam automaticamente, mesmo que o botão lateral esteja ligado. Normalmente, uma placa-mãe usa um sinal de controle para o pino do fio “supply on”. Conforme mostrado no diagrama acima, você precisará conectar o fio cortando-o, desencapando-o e conectando-o a um fio terra permanentemente ou pode usar uma chave seletora.
  • Amp remoto no fio: Como existem várias boas opções para isso, abordarei isso com mais detalhes abaixo.

Depois de conectar o fio de alimentação a um fio terra, a fonte de alimentação deve iniciar e o amplificador do carro deve funcionar. Observe que, em alguns casos, é possível ter um problema.

Amplificadores de carro grandes e de alta potência às vezes podem ter um “pico” de corrente curto que eles desenham quando conectados pela primeira vez à energia. Em alguns casos, isso pode desarmar o modo de autoproteção nas fontes de alimentação. Se isso acontecer, você pode tentar iniciar o suprimento primeiro e depois dê energia ao fio remoto após um momento.

É possível que você precise de uma fonte de alimentação mais robusta se isso acontecer também. Isso não deve ser um problema na maioria das vezes, no entanto.

Opções de fio remoto para ligar o amplificador do carro




A entrada remota de um amplificador de carro usa um sinal de +12V de baixa corrente que inicia seu circuito interno de alimentação. Existem várias boas maneiras de fazer isso:
  1. Junte o controle remoto no terminal: Ao conectar as conexões de alimentação e terra de 12 V, você pode usar um pequeno fio jumper do terminal +12 V para o terminal remoto para que fique ligado sempre que o amplificador estiver energizado. Um fio 18AWG ou menor é bom.
  2. Fio jumper + interruptor: Basicamente o mesmo, mas você também pode usar um simples interruptor embutido no fio remoto para ligar/desligar você mesmo.
  3. Uso de estéreo doméstico – conversor RCA com cabo remoto: Se você estiver conectando um amplificador a saídas de alto-falante, poderá usar um conversor de nível de linha com uma saída de fio remota integrada. Eles ligam ou desligam automaticamente o amplificador com um sinal de entrada presente.

Se estiver usando uma chave seletora no fio remoto, você pode deixar a fonte de alimentação CA/CC conectada. Quando o fio remoto do amplificador estiver desligado (desconectado), o amplificador será desligado e não consumirá energia.

Adaptadores RCA com saída de fio remoto




Exemplo de um conversor de nível de linha com um recurso de saída de fio remoto. Quando as entradas de nível de alto-falante têm um sinal e isso cria um sinal remoto de +12V. Quando nenhum sinal for detectado, o fio remoto irá para zero volts e desligará o amplificador. Ao contrário de um conversor comum, eles precisam de +12V e conexões de aterramento para funcionar.

Como conectar um aparelho de som doméstico, smartphone ou outras fontes de áudio a um amplificador


O que é ótimo é quantas opções você tem para obter um sinal de áudio para as entradas do seu amplificador. Na verdade, praticamente qualquer conector analógico (não digital) pode ser usado em praticamente qualquer dispositivo. Vou abordar alguns dos principais aqui:
  • Smartphones, tablets e laptops podem ser usados ​​pelo fone de ouvido ou via Bluetooth (veja abaixo)
  • Qualquer amplificador ou receptor estéreo doméstico pode ser usado, mesmo os vintage!

Como conectar um smartphone ou outro dispositivo a um amplificador veicular (diagrama e opções)




Esteja ciente de que os conectores de fone de ouvido podem ser uma fonte de áudio boa ou ruim, dependendo do seu dispositivo específico. Mesmo que eles geralmente não sejam tão bons quanto as saídas RCA/saídas AUX, eu tive experiências muito boas usando isso com smartphones ou tablets de marca.

Na verdade, eu uso esse método para testar um amplificador de carro em casa.

Você também usa um receptor Bluetooth com preço acessível por cerca de US $ 25 em lugares como a Amazon. Eles oferecem um conector de saída de linha direta ou conectores RCA por esse motivo.

Certifique-se de obter uma marca decente, pois os modelos genéricos / sem nome de marca tendem a ter problemas de qualidade de som e podem produzir ruídos estranhos entre as faixas de música reproduzidas no telefone, por exemplo.

Como conectar um amplificador de carro a um aparelho de som doméstico (diagrama e opções)




A maneira como você conecta seu amplificador de carro depende do seu estéreo doméstico e recursos do amplificador do seu carro. Você vai acabar com uma das 3 situações:
  1. Estéreo doméstico sem conectores de saída RCA + amplificador de carro com entradas de nível de alto-falante: Na verdade, é bastante comum que os aparelhos de som domésticos e os receptores de home theater não tenham conectores de saída de áudio RCA de alcance total. Nesse caso, se o amplificador do seu carro tiver entradas de nível de alto-falante embutidas, elas podem ser conectadas a um par de terminais de alto-falante não utilizado ou ao lado dos terminais de alto-falante em uso. As entradas de nível do alto-falante do amplificador reduzirão o sinal do alto-falante para um sinal muito mais baixo que o amplificador precisa.
  2. Aparelho estéreo doméstico sem conectores de saída RCA + amplificador de carro apenas com conectores RCA: Nesse caso, você não terá escolha a não ser usar um conversor de nível de linha usado para áudio de carro. Assim como no item 1 acima, eles são conectados como alto-falantes apenas aos terminais de alto-falante ou ao lado de alto-falantes conectados.
  3. Estéreo doméstico com tomadas de saída RCA de gama completa + amplificador de carro: Esta é a maneira mais fácil de longe. Infelizmente, não são muitos os aparelhos de som domésticos que possuem saídas RCA full-range. Alguns têm apenas saídas RCA de subwoofer que são saídas somente de graves. As tomadas de saída RCA de alcance total podem ser conectadas diretamente às entradas RCA do amplificador de carro, mas as tomadas RCA de subwoofer não funcionam para música de alcance total, pois só transmitem graves.

O que é um conversor de nível de linha (RCA) e como eles funcionam?




Aqui são mostrados dois exemplos de conversores de nível de linha/alto-falante RCA que funcionam bem para uso de receptor/amplificador doméstico para subwoofer. Ambos pegam um sinal de nível de alto-falante de alta voltagem e o reduzem a uma voltagem baixa adequada para a seção de entrada do amplificador.

Conversores de nível de linha (também chamados de adaptadores de nível de alto-falante RCA) são pequenos adaptadores que reduzem os sinais de alta tensão das saídas de alto-falante para uma tensão muito mais baixa (“nível de linha”) usada pelas entradas de jack RCA de um amplificador de carro. Eles podem ser conectados diretamente a uma relação, amplificador ou alto-falante e fornecem conexões de tomada RCA.

Eles são realmente úteis porque permitem conectar um amplificador a uma fonte de sinal que você não conseguiria de outra forma.

O que fazer se houver ruído de loop de terra (zumbido)




Um isolador de loop de aterramento que você pode usar para "interromper" (isolar, desconectar) as conexões de aterramento RCA de um amplificador de uma fonte de áudio para eliminar o caminho elétrico que causa o ruído de loop de aterramento.

Infelizmente, o ruído pode ser uma GRANDE dor de cabeça quando se trata de amplificadores de carro, apesar de serem projetados para evitá-lo. O mesmo vale para os estéreos domésticos também:qualquer coisa que carregue um sinal e tenha uma conexão de aterramento pode criar um “loop de aterramento” que é captado pelo amplificador e depois transformado em um muito irritante ruído que você ouve facilmente.

O que causa o ruído de loop de terra?


O ruído de loop de terra ocorre quando há um potencial ligeiramente diferente (uma pequena diferença de tensão) entre as conexões de aterramento em um amplificador, estéreo e outros componentes. Apesar de tudo que você tenta, às vezes é quase impossível eliminar.

Nesse caso, você pode tentar um isolador de loop de aterramento de cabo RCA simples que geralmente o resolve. Observe que você não deve tentar comprar o mais barato que encontrar, pois eles podem afetar negativamente a qualidade do som.

Você pode encontrar um bom por US $ 10 a US $ 25 ou mais, dependendo da marca e dos recursos.

Artigos úteis relacionados


Não vá embora ainda! Há muitos outros ótimos artigos aqui para ajudá-lo a aprender mais:
  • Faça bom uso do seu carro secundário! Você pode conectar um subwoofer de carro a um aparelho de som doméstico.
  • Tem um aparelho de som mais antigo? Mostrarei como usar um subwoofer com um estéreo doméstico vintage.
  • Conecte os alto-falantes corretamente com as informações do diagrama de fiação do alto-falante aqui.
  • Você realmente precisa de fio de alto-falante caro? Aqui estão os fatos e os mitos sobre o fio do alto-falante e a qualidade do som.

Tem perguntas ou comentários?


Basta entrar em contato através da minha página de contato ou deixar um comentário/pergunta abaixo. Obrigado por ler!