>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Série ou alto-falantes paralelos – o que é melhor + prós e contras


Já se perguntou por que há uma diferença entre a fiação de alto-falante em série e paralela? Que tal como isso afeta a potência, o som e o alto-falante (Ohms) carrega seu rádio ou amplificador vê?

Há muito mais na fiação dos alto-falantes em série versus paralelo do que você imagina. Vou explicar tudo aqui de uma forma que qualquer um possa entender.

Continue lendo para descobrir o que você precisa saber.

Qual ​​é a melhor fiação de alto-falante em série ou paralela?




Aqui estão os principais pontos que você precisa saber para a fiação dos alto-falantes em série versus paralelo:
  • Em quase todos os casos, os alto-falantes devem ser conectados em paralelo para obter os melhores resultados e som.
  • Há alguns casos em que certos tipos de alto-falantes podem ser usados ​​em série sem prejudicar a qualidade do som (ou outras desvantagens).
  • Antes de conectar os alto-falantes em paralelo, é importante prestar atenção à classificação mínima de Ohms do seu estéreo ou amplificador.

A principal coisa a lembrar é que há uma lista de razões pelas quais você não deseja usar a maioria dos alto-falantes em série – todas as quais explicarei com mais detalhes à medida que avançamos.

O que soa melhor em fiação paralela ou em série?




Quando se trata de qualidade de som, você pode não estar ciente disso, mas alto-falantes paralelos mantêm sua qualidade de som, enquanto alto-falantes conectados em série podem ter um som ruim ou “estranho”.

Isso ocorre porque muitos alto-falantes coaxiais, bem como gabinetes de alto-falante de 2 ou 3 vias ou sistemas de alto-falante de carro, usam crossovers de alto-falante em seu design. Os crossovers de alto-falante são usados ​​para impedir que frequências de som indesejadas alcancem alto-falantes que não são adequados para eles.

Por exemplo, os tweeters não podem lidar com graves baixos ou médios, pois causam distorções terríveis e até danos. Woofers ou alto-falantes de médio porte, da mesma forma, não podem produzir bem os agudos (altas frequências) e o som é ruim. Quando combinados, os crossovers criam um sistema de alto-falantes com melhor som que obtém o melhor desempenho deles.

Como a resistência em série afeta os crossovers


Crossovers (componentes elétricos chamados capacitores e indutores) bloqueiam o som com base em uma resistência de carga específica do alto-falante em Ohms. Quando a carga do alto-falante é alterada, algo chamado mudança cruzada ocorre.

Isso significa que a frequência de crossover muda muito, permitindo que o som indesejado passe para um alto-falante ou alto-falantes. Sabendo disso, você pode entender por que os alto-falantes conectados em série podem ter um som ruim:você está conectando mais carga de alto-falante (Ohms) do que deveria ser usado.

Também está adicionando capacitância extra e indutância em série e paralelo que pode causar alguns problemas estranhos que não vou abordar aqui. Isso afetará o som também.
Observe que há uma exceção e você pode usar alguns tipos de alto-falantes em série sem problemas perceptíveis de qualidade de som. (Eu explico mais depois)

Os alto-falantes são mais altos em série ou em paralelo? E quanto ao poder?




Como regra geral, alto-falantes paralelos são mais altos do que alto-falantes em série. Isso é porque:
  1. A fiação de alto-falantes em série aumenta a carga total de impedância do alto-falante (Ohms), diminuindo a quantidade de corrente elétrica (amps) que pode fluir. Isso significa que a saída de potência do amplificador ou estéreo será menor.
  2. Os alto-falantes da série recebem uma parte da potência fornecida e não serão acionados tanto quanto os alto-falantes paralelos.

Observe que esta é a situação normal quando você está usando alto-falantes classificados para o amplificador ou estéreo que você possui. É um caso diferente quando propositalmente usando alto-falantes de baixa impedância para manter a carga total dos alto-falantes baixa.

Vou explicar o que quero dizer abaixo.

Série ou paralelo dão mais potência?


Como mencionei acima, conectar alto-falantes em série significa (na maioria dos casos) que você aumentará a carga total dos alto-falantes acima do recomendado para o amplificador, receptor, amplificador do carro, etc. Não há nada de prejudicial em ter a carga total de Ohms mais alto mas tem um preço quando se trata de poder.

Por exemplo, digamos que você tenha um amplificador com as seguintes especificações de potência:
  • Potência RMS @ 4 Ohms:100 W/canal
  • Potência RMS @ 2 Ohms:200 W/canal

Se você conectar dois alto-falantes de 4Ω em série, terá 4Ω + 4Ω =8Ω no total. Isso significa que:
  • A potência total de saída para a carga do alto-falante da série de 8 ohms seria de apenas 50 W no máximo.
  • A potência total seria dividida entre quantos alto-falantes você tiver. Nesse caso, são 50 W/2 =25 watts por alto-falante.
  • Cada alto-falante de 4Ω teria apenas 1/4 da potência de 4 Ohm (100W) disponível, o que significa que o volume também será algumas vezes menor.

Como você pode ver, ligar alto-falantes em série diminui a potência total, a potência de cada alto-falante e também o volume de cada alto-falante.

Casos em que a fiação do alto-falante em série não tem menos volume


É possível conectar os alto-falantes em série propositalmente para obter a mesma potência de saída de um estéreo ou amplificador. Tomando nosso mesmo exemplo acima, poderíamos fazer isso:
  • Podemos conectar dois alto-falantes de 2Ω em série para um total de 4Ω.
  • O amplificador ainda forneceria até sua potência nominal de 4 Ohms (100 W).
  • A potência de cada alto-falante seria 1/2 disso, ou 50 W cada.
  • Cada alto-falante terá um volume 3 decibéis (dB) menor que um de 4Ω, mas como eles estão em série, o volume seria o mesmo de um alto-falante.
Observação: O volume do alto-falante não se soma como Ohms ou outras coisas. Dobrar a potência de um alto-falante (ou usar dois alto-falantes em série com 1/2 da potência de um único alto-falante) não o dobra – aumenta em 3dB devido ao funcionamento de nossa audição.

Isso significa que dois alto-falantes de 50W em série terão o mesmo volume que um único alto-falante da mesma impedância com potência de 100W.

Ohms de alto-falante para fiação paralela vs em série




O importante a entender sobre a fiação de alto-falantes em série ou paralelo é que a carga total do alto-falante (Ohms) deve ser igual ou superior à classificação mínima de Ohms do amplificador ou estéreo.

Isso porque usar vários alto-falantes de uma maneira que reduza o total de Ohms (impedância ou resistência ao fluxo de corrente elétrica em outras palavras) causará corrente excessiva que pode danificar permanentemente um amplificador, receptor ou estéreo. A eletrônica utilizada em equipamentos de áudio tem um limite que não pode ultrapassar.

Aqui estão as regras básicas a serem seguidas:
  • Quando os alto-falantes são conectados em paralelo, a carga de Ohms é dividida pelo número de alto-falantes.
  • Quando conectado em série, os Ohms do alto-falante são somados.
  • Não há problema em usar um mais alto carga total de Ohms do alto-falante, mas não menor.

Que tipo de alto-falantes soam bem com fiação em série?




Existem alguns alto-falantes que você conecta em série sem problemas de qualidade de som. Estes são:
  • Altifalantes de médio alcance de cone único ou de cone único de alcance total (veja os exemplos mostrados acima) que não usam um tweeter com crossover acoplado
  • Alguns tweeters de chifre (tweeters piezo, por exemplo)
  • Subwoofers e woofers

Esses tipos não possuem componentes de crossover que afetarão o som.

Embora seja verdade que as bobinas de voz dos alto-falantes tenham alguma indutância devido ao fio enrolado, não é muito, e a fiação desses tipos de alto-falantes em série funciona muito bem. No entanto, esteja ciente de que sempre que você conectar alto-falantes em série, a potência total fornecida e a potência de cada alto-falante serão menores porque você está alterando a carga do alto-falante.

Ao conectar alto-falantes em série, a perda de potência e volume é um compromisso com o qual você precisa conviver.

Dito isto, ainda é útil para diferentes projetos de som, como uma configuração simples de alto-falante de teto, criação de um design de matriz de alto-falante e alguns outros designs exclusivos. Também para amplificadores, receptores ou aparelhos de som domésticos com muita potência disponível, é menos perceptível, pois eles podem compensar um pouco a diferença.

Usando alto-falantes regulares em série


Você também pode usar alto-falantes simples comuns, como tweeters ou médios, com um crossover personalizado projetado para eles. Existem algumas situações em que isso é útil ou mesmo necessário, mas é fundamental fazer as contas e usar os componentes de crossover corretos, pois a carga total de Ohms do alto-falante será maior.

Fiação de alto-falantes em paralelo x série – prós e contras




Existem alguns prós e contras que resumirei para você aqui, pois, embora os alto-falantes paralelos geralmente sejam a melhor escolha, às vezes a série tem vantagens.

Prós e contras do alto-falante paralelo:
PRÓS:
  • Melhor para potência e volume máximos
  • Melhor qualidade de som para a maioria dos alto-falantes
  • Se um falhar, os outros ainda terão som
CONTRAS:
  • Nem sempre é possível devido à carga em Ohms
  • Mais difícil adicionar alto-falantes extras (min. Ohms necessários)
  • Pode exigir mais canais de amplificador etc.

Prós e contras do alto-falante da série:
PRÓS:
  • Ohms de alto-falante de série superior seguros para estéreos e amplificadores
  • Fácil de conectar
  • Solução barata e simples para alto-falantes de teto, conjuntos de alto-falantes etc.
CONTRAS:
  • Baixa potência e volume
  • Baixa qualidade de som para alto-falantes de 2 vias ou similares
  • Perde som para todos os alto-falantes com um único ponto de falha

Uma coisa a ter em mente é que quando uma conexão é perdida com alto-falantes em série, todos os alto-falantes perdem o som, pois não são um caminho para a corrente elétrica fluir, ao contrário dos alto-falantes paralelos.

Além disso, se os alto-falantes da série estiverem espaçados, pode ser um pouco trabalhoso conectá-los.

Mais artigos de palestrantes excelentes


Há muito mais para ler e aprender! Confira alguns dos meus outros artigos úteis:
  • Veja como determinar a frequência de cruzamento do alto-falante.
  • Saiba como usar resistores para alterar a impedância do alto-falante ao conectar os alto-falantes.
  • Veja como aumentar a impedância do alto-falante afeta o volume e a potência em dB.
  • Por que é ruim usar uma impedância do alto-falante muito baixa? Está tudo aqui!
  • Veja as diferenças entre alto-falantes coaxiais e componentes.