Um bom som no sistema de áudio do seu carro depende muito do equipamento que você está usando – e
como você está usando. Equalizadores e crossovers são alguns dos investimentos mais úteis que você pode fazer para o seu sistema.
Neste artigo,
explicarei como conectar um EQ e um crossover para sistemas de áudio automotivo. Dentro você encontrará diagramas úteis, o básico que você precisa saber e algumas outras informações realmente úteis!
O que vai primeiro EQ ou crossover? Diferenças de equalizador vs crossover
Ao usar um equalizador e um crossover, o equalizador é conectado antes do crossover. Existem várias razões para isso – uma das quais é o papel de um equalizador versus o que um crossover faz.
Equalizadores (mesmo aqueles que podem incluir recursos opcionais de crossover) ajustam o
conteúdo do sinal de áudio enquanto os cruzamentos são usados para separar porções do sinal de áudio direcionado a um ou mais amplificadores.
- Usamos equalizadores para melhorar as frequências de som na música e ajustar o próprio sinal de áudio.
- Os cruzamentos são usados para controlar o som enviado para um ou mais amplificadores com base nos alto-falantes que usaremos e para configurar instalações como sistemas de alto-falantes de componentes de 2 ou 3 vias.
O que um equalizador faz para o áudio do carro?
Diagrama mostrando a ideia básica por trás de um equalizador. Um equalizador é útil para aumentar ou reduzir pequenas faixas de som em seu sistema de áudio para melhorar o som. Por exemplo, um “pico” (área de volume mais alto) em algumas frequências pode ser reduzido enquanto outras podem ser aumentadas. Equalizadores não são apenas um nome chique para algo legal para brincar - embora definitivamente não sejam todos iguais, como diz o ditado.
Equalizadores são dispositivos eletrônicos que permitem melhorar a qualidade do áudio sintonizando “bandas” ou faixas de frequências sonoras em sua música. Eles fazem isso fornecendo controles para aumentar ou diminuir as frequências de som (“boost” ou “cut”) para melhorar a resposta de frequência produzida pelo seu sistema e alto-falantes.
Os equalizadores fornecem vários controles (geralmente controles deslizantes ou botões giratórios) que permitem ajustar o som ao seu gosto, conforme necessário. Por exemplo:não há graves suficientes? Você pode aumentar um ou mais botões nas faixas de frequência mais baixa (graves). A música é muito dura em algumas áreas, como os médios? Você pode cortar (diminuir) a faixa de frequências de áudio que seus alto-falantes estão produzindo muito.
Qual é o propósito de um cruzamento?
Crossovers são dispositivos eletrônicos que separam um sinal musical de alcance total em um ou mais sinais passa-alta ou passa-baixa. Eles permitem que você bloqueie frequências de som indesejadas indo para determinados alto-falantes para obter o melhor som, evitar distorções e obter um som melhor.
Por exemplo:
- Os tweets devem ser protegidos dos graves que você enviaria para alto-falantes maiores. Portanto, usamos crossovers high-pass com tweeters e outros alto-falantes pequenos.
- Os woofers têm um som ruim ao reproduzir faixas de som de alcance total ou médio. Podemos obter um som muito claro e graves “puros” usando um crossover de passagem baixa para eles.
Atualmente, os crossovers eletrônicos são incorporados em muitos amplificadores de carros. No entanto, talvez você esteja usando um ou mais amplificadores que não os oferecem ou têm uma quantidade limitada de controle. Um crossover eletrônico separado permite mais controle e ajuste do que você poderia ter de outra forma.
Você também pode usá-los para sistemas de áudio de carro personalizados mais sofisticados.
Um crossover melhora a qualidade do som?
Os cruzamentos podem ajudar na qualidade do som, mas não da mesma forma que um equalizador. Por exemplo, podemos usar um crossover high-pass com alto-falantes menores, como alto-falantes full-range de 6,5″ para bloquear graves muito baixos que causam distorção e os alto-falantes não conseguem lidar. O resultado é um som melhor sem o terrível som que os alto-falantes têm quando conduzidos além do que podem suportar.
Da mesma forma, bloqueando sons indesejados para alto-falantes midbass ou subwoofer, o resultado é uma faixa de som “pura” de ótima sonoridade, sem aspereza ou distorção de sons que não foram projetados para reproduzir.
Um sistema de alto-falantes configurado corretamente usando crossovers terá
muito som melhor do que um sem ele. Você também pode acionar os alto-falantes com mais potência e volume do que poderia de outra forma. O resultado é uma clareza de som muito boa e música agradável, mesmo em níveis de potência mais altos.
Como você conecta um equalizador ao som do carro? (DIAGRAMA)
Conectar um som automotivo a um equalizador geralmente é bem simples. A maioria é mais ou menos igual, mas claro que pode variar um pouco de modelo para modelo. Vou cobrir o básico aqui e discutir crossovers na próxima seção separada.
1. Conecte a fiação elétrica e remota
Exemplo de um equalizador típico com seu chicote de fiação de alimentação e chicote de entrada de nível de alto-falante opcional. A maioria dos equalizadores usa três conexões de alimentação:+12V constante (alimentação da bateria), fio remoto e terra. Os equalizadores geralmente têm fiação bastante simples que você precisará conectar para o controle de energia e ativação:
- Fio terra (negativo) – conecte-se ao terra do veículo (chassis) ou também ao terra do rádio.
- Energia da bateria – conecte-se à conexão de memória do rádio (+12V BATT) ou outra fonte de +12V sempre ativa.
- Remoto no fio – isso liga ou desliga o EQ automaticamente com o rádio. Conecte-o ao fio remoto do rádio para obter melhores resultados (também é mais fácil do que usar outro fio em muitos casos).
- *Iluminação/dimmer [se presente] – Isso não é tão comum, mas alguns EQs têm um controle dimmer. Certifique-se de verificar o manual do proprietário, pois alguns escurecem a tela do EQ ou a iluminação quando um sinal de iluminação positivo é conectado. Outros ativam o dimmer com uma conexão negativa (ou terra). Você pode ignorar este fio se quiser - fios de controle de dimmer/iluminação não são necessários.
Os equalizadores geralmente usam apenas alguns amplificadores, portanto, na maioria dos casos, você não precisará se preocupar em conectá-los a uma conexão de energia separada, como um amplificador de carro, por exemplo. Além disso, muitas vezes também é uma boa ideia usar a mesma conexão de aterramento do rádio, pois o ruído do alternador (ruído de loop de aterramento) pode ser um problema para algumas instalações.
Depois de conectar a fiação de energia, é hora de colocar uma conexão de sinal de áudio em funcionamento.
2. Conecte os RCAs de entrada de sinal do equalizador
A maioria dos EQs usa um único par de entradas RCA que se conectam às saídas RCA da unidade principal. Isso ocorre porque os equalizadores padrão usam um único conjunto de controles de equalização que funcionam nos canais esquerdo e direito ao mesmo tempo. Muitos também incluem um controle de fader frontal para traseiro, para que você não precise de uma conexão RCA traseira do som do carro.
Conectando os conectores RCA em um equalizador de carro: - Principais entradas RCA: Conecte-os aos conectores RCA (frontais) da unidade principal, se disponíveis. (Se sua unidade principal não tiver RCA, não se preocupe - vou abordar isso a seguir)
- Saídas RCA frontais: Conecte-se às entradas RCA principais do crossover se for um modelo somente estéreo (conector de 2 entradas). Se você não estiver usando um crossover, conecte-o às entradas RCA frontais do seu amplificador.
- Saídas RCA traseiras: Conecte às entradas RCA traseiras do crossover, se disponíveis e se você precisar. Caso contrário, você pode ignorá-los e ignorar o controle de fader no EQ. Se você não estiver usando um crossover, conecte as entradas RCA traseiras do seu amplificador.
- Saídas RCA de subwoofer (opcional): Estes são opcionais e geralmente possuem um crossover passa-baixo embutido no projeto de saída. Se você não estiver usando um crossover entre o amplificador.
- Tomadas RCA de entrada AUX (opcional): Alguns equalizadores oferecem um recurso de entrada AUX para permitir que você conecte diretamente o fone de ouvido do telefone, um MP3 player e assim por diante. Conecte-o a um fone de ouvido estéreo de 3,5 mm ao cabo RCA conforme necessário e use a chave de entrada AUX ao ouvir outras fontes de som.
Quando estiver conectado ao som do carro e ao crossover, você também estará pronto para instalar o crossover.
Conectando um som automotivo sem conectores RCA a um EQ
Examples of two good speaker wire line level converters (one for a pair of speaker outputs, one for 4 speaker channels &4 RCA outputs). Line level converters scale down the higher voltage signal from a car stereo to a lower voltage (“line level”) that an EQ, crossover, or amplifier can use without distortion or damage. The great news is that you can still use an EQ and crossover with a factory or aftermarket car stereo with no RCA jacks. You’ll need a good quality speaker output to line level converter to do this.
Line level converters are designed to allow connecting to an amplifier’s RCA inputs by converting speaker outputs from a stereo (a higher voltage required to drive speakers) to a low-level signal that an EQ, crossover, or car amplifier can use.
It’s very important to buy a quality, well-designed line-level adapter to avoid noise, poor sound quality, and other problems. Don’t get the cheapest – instead, get a name-brand model you can rely on (like the examples you see above). You can get a nice one like these for around $15-$20 or less these days.
How to wire an EQ and crossover for car audio (DIAGRAM)
This diagram shows the basic connections for an equalizer and crossover. While the particular equalizer or crossover you have may be slightly different, most have very similar connections. The diagram above is a guide for how to make the right connections for your equalizer and your crossover. You can expect some slight differences depending on the model you have and the system you’re wanting to install but most should be very similar.
How do you connect a crossover to an equalizer?
To connect a crossover to an equalizer you’ll want to use the front or main RCA outputs of the equalizer for the inputs to the front channels or main inputs on your crossover.
- Full range input(s): the crossover’s main signal input from your car stereo or in this case the equalizer. The equalizer will send a full-range signal which you can then divide as needed for your system using the provided outputs. Some crossovers only have a single pair of inputs while others have front, rear, and sometimes even subwoofer inputs. These additional inputs are usually optional.
- High-pass outputs: these are the high pass (bass blocked) audio outputs for your main amplifier channels such as front or rear speakers. Using the selectable crossover frequency you can block bass and instead send it to subwoofers for better sound &power handling.
- Low-pass outputs: these are for sending only bass to your amplifier used for midbass speakers or subwoofers. Low pass outputs on a crossover usually have a selectable crossover frequency similar to the high-pass outputs, but usually limited to 250Hz or below.
Connecting power to a crossover
Crossovers normally have wiring similar to an equalizer:a ground wire (negative), +12V battery wire, and a remote-on wire. If it’s convenient you can connect the crossover and equalizer wiring to the connections at the radio:
- +12V battery connection:connect to the radio’s memory wire or another power source that has +12V all the time (does not change with the ignition switch).
- Ground wire:connect to the vehicle’s chassis via bare metal or the same ground wire as the car stereo.
- Remote wire connection:connect to the car stereo’s remote wire or alternatively a +12V accessory wire that turns on &off with the ignition.
Can I use a separate crossover and my amp’s crossover?
Yes, in many cases you can use an external crossover and the one built into your amplifier or head unit. However, it’s generally not needed in most cases. These days it’s pretty standard to find -12dB per octave crossovers (also called “2nd order”) in electronic crossovers and amplifiers too. That’s normally a pretty good cutoff steepness for all sorts of speakers including main speakers, tweeters, and subwoofers.
However, if you need an even steeper crossover frequency (say -18dB or -24dB per octave) you can use more than one. There are some things you’ll need to know first:
- You can combine the crossovers for similar cutoff frequencies. The steepness will combine, meaning you’ll get even better filtering of unwanted sound frequencies.
- Mismatched crossovers can mean you’ll have undesirable sound. For example, let’s say you’ve set your crossover to 70Hz and you’re also using an amp’s crossover set at about 50Hz. The end result is the lower cutoff frequency from the amp would block portions of sound you wanted.
When in doubt, always use a 2nd crossover that’s of the same or higher cutoff frequency and you should be ok. As some of today’s car stereos include high or low-pass crossovers, those can be used as well (or instead of the ones built into your amp). They’re also more convenient to change too since they’re right there in the dash.
Quais são boas frequências de crossover para áudio automotivo?
Car speakers are somewhat different from home audio in that they often suffer from
terrible gabinetes, o que agrava os problemas que eles têm ao produzir certos sons. I’ve put together some crossover frequencies below as general guidelines that work well in most cases. You may need to tweak them a bit for your particular system.
For example, small speakers with no real enclosure may have horribly “thin” sound – in that case, you may need to raise the high-pass filter (HPF) frequency even higher to minimize sound problems. Use-os como ponto de partida, veja o que você obtém e parta daí.
As a side note, be aware that
a crossover can’t compensate for a subwoofer that’s poorly matched to a speaker box. It’s very important for good bass sound to have subwoofers in an enclosure of the right size and type. Altifalante de áudio do carro e tabela de frequência de crossover de amplificador
Speaker/System Type | Frequência de cruzamento &Digite | Observações |
Subwoofers | 70-80 Hz (low pass) | Good low-pass frequency range for subwoofer bass &blocking midrange sounds. Melhor para som de graves puros e claros que "atingem". |
Car main (full range) speakers | 56-60Hz (high pass) | Blocks low-end bass that causes distortion or speakers to "bottom out." Grande compromisso entre som de gama completa e capacidade de graves médios. |
Tweeters or 2-way speakers | 3-3.5KHz (high pass, or high/low-pass) | Most 2-way or 1-way (tweeter) crossovers use a frequency near this as most tweeters can't handle sounds below this range. O mesmo para woofers acima desta faixa. |
Midrange/woofer | 1K-3.5KHz (low pass) | Woofers and many midrange speakers do not perform well above this general range. Eles são pobres para agudos e um tweeter deve ser adicionado. |
3-way system | 500Hz &3.5KHz (Woofer/tweeter crossover points) | Similar to 2-way systems the upper freq. seria o mesmo. Drivers de médio porte em um sistema de 3 vias geralmente não funcionam bem abaixo de 500Hz ou 250Hz em muitos casos. |
What are some good EQ settings for the best sound?
The simple truth is that there’s not a true “best” equalizer or audio system setting. Depende de seus objetivos, mas, em última análise,
as melhores configurações são aquelas que permitem que você personalize o som da maneira que mais agrada aos seus ouvidos. Regardless, I
do have some general equalizer guidelines that can help you. Vou me certificar de cobri-los em uma seção separada abaixo depois de explicar por que um equalizador (EQ) é tão útil e os problemas com o som do alto-falante.
To keep things organized I’ll break this down into two approaches:
- Setting your EQ by ear
- Using a real-time analyzer (RTA) and microphone
1. Setting your EQ by ear
Here I’ll share with you some basic steps and EQ settings when doing it by ear. In the section after this, I’ll go into the best way to do so:by tuning your system using the right tools.
Note that tuning audio for car systems by ear is more for correcting the most obvious problems you can hear easily. To really know what’s going on with your system, you’ll need the right tools and approach I’ll share in the sound system car tuning guide below. Getting started
My advice is to do the following
before adjusting an EQ:
- Disable any special audio modes like bass boost or “music enhancement.” Turn the bass boost, if present, to “flat” or off.
- Defina todos os ajustes da banda do equalizador como plano. Ou seja, para o nível de 0dB, no meio da tela do equalizador (ou para 0dB se usar um controle de estilo numérico).
Para muitos sistemas de alto-falantes (por exemplo, alto-falantes de fábrica com uma unidade principal instalada de fábrica), normalmente o som está ausente em 2 ou mais áreas:
- Not enough bass
- Too much midrange
- Agudos insuficientes (sons de alta frequência como pratos e instrumentos de cordas)
- A música tem poucos detalhes e não soa como a gravação deveria
I recommend doing the following, being sure to
use small adjustments with the equalizer and make changes slowly while listening carefully. - Aumente um pouco os graves na faixa de graves. Esta será uma banda com uma frequência de 60Hz ou próxima a ela – isso depende do seu EQ específico. You can then increase it a bit in the band above it and hear the results (ex.:120Hz band, which is still bass but on the lower end of midrange sound &vocals).
- Increase the treble 6dB or so around the highest band on the upper end of the EQ, then continue increasing by 3dB if you hear an improvement. Continue until it sounds unpleasant to you, then decrease back until it’s better. This is usually a band with 16KHz or similar (some only go to 12KHz, which isn’t good, sadly). Treble can be a problem because speaker placement is less than ideal in vehicles along with poor quality factory-installed speakers, too.
- If you hear “harshness” and the vocals and instruments in music sound like they’re grating on your nerves, you probably need to decrease midrange sound. Start with a band around 1KHz and decrease by about 3dB and listen for improvement. If there isn’t any, set it back to 0, then move up to 2KHz, 4KHz, and so on as needed.
Visualizing adjusting an EQ for the most basic ranges of sound
Observação: I recommend using a music test track to do this. You can buy audio test tracks for download or CDs to buy online. You can also use a song you know extremely well that you’ve heard on a high-fidelity system before.
The idea is to know how the music
should sound with everything set up properly and judge your EQ settings by ear using test music.
Our ears are most sensitive in the midrange span of sounds so that’s often one of the biggest problem areas of speakers that need attention. Tweeters
very often need some increase at the high end, too. It’s a huge problem with factory-installed tweeters that have a poor response (sound output) at the highest end of the sound range.
2. Using a real-time analyzer (RTA) to tune your EQ
Some examples of your options for measuring and tuning your car audio speaker system. Of the 3, using a laptop and RTA software or smartphone app are the best values for the dollar. Today’s smartphone apps like AudioTool offer many of the same features as much more expensive options. The best way to tune your system (find the optimal equalizer settings) is to use a measurement tool and find the areas that needed adjusting. To do so, you’ll need a real-time analyzer (RTA) and microphone. There’s simply NO WAY to get the best sound using only some music and adjusting it by ear.
This used to be
way too expensive in the past. However, these days you can find get good results using your laptop and RTA software (such as TrueRTA, for example) or use an inexpensive RTA app with your Apple or Android smartphone.
For the sake of keeping things simple, I’ll cover using a smartphone and an RTA app. I recommend AudioTool for Android as it’s very good and while it’s not free, it’s cheap! ($7.99 at this time). Using an app isn’t as accurate as a more expensive setup but it’s enough in most cases to get the job done pretty well.
Using an RTA app and microphone for tuning sound
I don’t recommend using a smartphone’s built-in mic for tuning your equalizer settings. Built-in mics have poor frequency measurement performance compared to a real test microphone. Calibrated microphones also include a file to allow them to give a near-perfect measurement if your RTA supports it. Enquanto você
pode use your smartphone’s built-in microphone to tune your system and set your EQ, I don’t recommend it.
Built-in mics have poor performance for measuring sound and your readings won’t be very good. This means you’ll never be able to get the sound quite right sadly.
One option is to pick up an affordable calibrated microphone like the Dayton Audio iMM-6 at around $17. As an added bonus, each one includes a unique calibration file to help you get more accurate readings. To use that you’ll need an audio app that supports importing a calibration text file. (Not critical by any means but nice if you can)
More great audio articles to help
Would you love to learn more? Check out some of my other great articles!
- Find out how crossovers work and the science behind them.
- Classificação de Ohms do alto-falante errado? Here’s what happens if you use the wrong speaker impedance with a crossover.
- Descubra o que acontece com o volume e a potência em dB quando você aumenta a impedância do alto-falante.
- Set up your system the right way! Here’s how to set crossover frequencies for car audio.
- Check out my detailed guide to crossovers, slopes, and good crossover frequencies for car or home audio.