Tweeters – mesmo os mais baratos – podem fazer um
enorme diferença no seu sistema. No entanto, você pode precisar saber um pouco mais antes de começar.
Eu adoraria ajudar! Neste artigo, mostrarei como conectar tweeters com crossovers integrados a um amplificador. Passei
horas criando diagramas claros e detalhados para ajudar também.
Vou cobrir muitos tópicos que realmente importam:
- Como conectar tweeters com crossovers integrados a um amplificador
- Usando tweeters com crossovers integrados de um amplificador
- Usando seus tweeters com um crossover de alto-falante componente de 2 vias
- Se você pode ou não usar tweeters com subwoofers de condução de amplificador
Como conectar tweeters com crossover integrado a um amplificador
A boa notícia é que
geralmente, tweeters de carro com crossovers são bastante fáceis de conectar ao amplificador em seu sistema de áudio móvel atual (ou novo).
Observação: Usarei as palavras Ohms e seu símbolo (“Ω”), usado frequentemente em eletrônica, ao falar sobre impedância e resistência do alto-falante.
Há algumas coisas para saber primeiro:
- A maioria dos produtos de amplificadores automotivos de 2 e 4 canais de hoje pode lidar com alto-falantes de faixa completa de 4 ohm e um tweeter de 4Ω conectado em paralelo ao mesmo tempo.
- É possível manter o crossover do tweeter e usar o crossover integrado de um amplificador posteriormente (consulte a seção relacionada abaixo para obter mais detalhes).
- Você nunca deve usar um tweeter sem crossover, mas também não deve conectar um tweeter às saídas de subwoofer em circunstâncias normais. Abordarei isso com mais detalhes mais tarde também.
- Você pode substituir o crossover de tweeter original por um melhor ou usá-lo com um crossover de alto-falante de componente de 2 vias, se desejar.
Como conectar tweeters com crossovers a um amplificador
Para conectar tweeters com crossovers a um amplificador, você deve usar uma das seguintes configurações, pois são as situações mais comuns que você encontrará:
- Conecte-os a canais de amplificador não utilizados com uma opção de saída full-range: Siga as conexões de fiação positiva e negativa no amplificador, certificando-se de combinar a mesma polaridade do alto-falante no tweeter (no tweeter ou marcado no crossover externo para aqueles que usam um em linha).
- "Desativação" de alto-falantes full-range já conectados ao amplificador: Não misture a polaridade - para um som correto, certifique-se de conectar a fiação positiva e negativa do alto-falante do tweeter ao mesmo que os alto-falantes já conectados ao amplificador. Para economizar tempo, esforço e fio de alto-falante, se for conveniente, você pode conectá-los em paralelo nos próprios alto-falantes. Você receberá o mesmo sinal de áudio do amplificador, desde que sejam alto-falantes de alcance total.
- Conecte-os a canais de amplificador não utilizados: Usando um par de saídas RCA de faixa completa de sua unidade principal ou use um par de divisores RCA Y no amplificador para conectar o segundo par de entradas de sinal a canais de amplificador de faixa total não utilizados. Você provavelmente precisará ajustar o ganho do amplificador para um bom nível para corresponder aos alto-falantes já em uso.
Conectando a fiação do tweeter
Embora seja verdade que muitos tweeters já vêm com conectores no fio, às vezes é mais fácil (e dá melhores resultados) se você usar outra maneira de conectar o fio. Os conectores de crimpagem, por exemplo, oferecem resultados profissionais e não o decepcionarão.
Na minha experiência, alguns dos conectores (geralmente guia deslizante ou tipo “pá”) incluídos nos tweeters de carros são uma dor de cabeça para lidar. Na verdade, eu raramente os uso.
Continue lendo para descobrir como conectar a fiação do alto-falante do tweeter com resultados profissionais.
Onde instalar seus tweeters
Os tweeters de carro funcionam melhor quando instalados onde eles têm uma boa direção em direção aos seus ouvidos. Isso porque os sons de alta frequência são mais direcionais que os graves, por exemplo. Como regra, tente evitar instalá-los mais baixos em seu carro ou caminhão. Esse é um dos motivos pelos quais você vê tweeters instalados de fábrica montados em portas de veículos ou pilares laterais próximos ao para-brisa. Nem sempre é uma opção, mas quando possível é melhor montar tweeters:
- Alto próximo ao nível de seus ouvidos
- Apontando para você
Isso porque, ao contrário dos subwoofers que criam
enormes ondas sonoras tão grandes que é difícil dizer de onde vêm, os agudos são direcionais, o que significa que
você terá um desempenho melhor do tweeter quando o som for direcionado para você e desobstruído. Exemplo de atualização de alto-falantes de fábrica em uma porta de carro com woofer, tweeter e crossover separados. Observe como o tweeter de reposição é montado no suporte de fábrica, preso com cola quente. É um dos motivos pelos quais os tweeters instalados de fábrica são colocados no alto das portas ou pilares laterais do pára-brisa de fábrica. Na verdade, os alto-falantes estéreo domésticos de última geração são projetados da mesma maneira... apenas que o tweeter e o woofer são colocados no mesmo “plano” ou no mesmo nível para obter melhores resultados.
Esta é também uma das razões pelas quais os alto-falantes componentes do carro incluem tweeters projetados para serem montados separadamente – para obter o melhor som possível, colocando-os na melhor posição possível.
Como conectar os fios do tweeter como um instalador profissional
Para uma excelente qualidade de instalação, recomendo usar conectores melhores quando possível. Na verdade, são necessárias apenas algumas etapas e, antes que você perceba, você será
ótimo Nisso!
Os passos são:
- Descasque o fio do alto-falante e prepare-o para o conector
- Insira firmemente no conector de crimpagem (tamanho correto)
- Use de forma adequada e firme uma ferramenta de crimpagem para conectar permanentemente o fio
Em seguida, repita para os outros fios conforme necessário.
Como descarnar o fio do alto-falante
Para descascar o fio do alto-falante, você pode usar várias ferramentas. Minha recomendação (e preferência) é usar uma ferramenta acessível chamada ferramenta de crimpagem. A maioria destes não apenas crimpagem de conectores, mas também pode cortar e descascar fios. Descascar o fio do alto-falante pode ser delicado no começo e exigir um pouco de prática, mas você o aprenderá rapidamente após algumas tentativas.
O truque é apertar apenas o isolamento do fio e não os próprios fios. Se você pegar o fio dentro apertando um decapador com muita força, provavelmente quebrará o fio e terá que começar de novo.
Para descascar o fio do alto-falante do tweeter:
- Insira o fio no decapador e feche-o cuidadosamente no isolamento. Use força suficiente para segurar o fio no lugar e aperte levemente o isolamento, mas não o suficiente para forçar o fio interno.
- Segure a ferramenta e pressione firmemente para que ela não se mova.
- Puxe o fio. O isolamento pode quebrar e o fio exposto deve permanecer.
O que saber antes de remover o fio do alto-falante pela primeira vez
Alguns tipos de fios (especialmente bitolas menores como 20AWG, 24AWG, etc) podem ser mais difíceis de descascar sem quebrar. Nas primeiras tentativas, pratique em algum fio excedente que não fará com que você use o que precisa para a instalação do tweeter.
Eu recomendo descascar o suficiente para deixar cerca de 3/8 "a 1/2" de fio desencapado exposto. Para conectores de crimpagem, 3/8″ ou mais deve ser bom.
Não deixe um comprimento excessivo, pois ele pode sair do conector depois de inserido. Como usar conectores de crimpagem com fio de alto-falante
Exibido: Imagens passo a passo de como descarnar e conectar o fio do alto-falante usando conectores de crimpagem (“butt”). Depois de desencapar o fio, é hora de usar um conector de crimpagem em cada um e uma ferramenta para prendê-los para uma conexão duradoura. Usar conectores de crimpagem com fio de alto-falante não é muito difícil - eu prometo! Você vai pegar o jeito depois de fazer um punhado de vezes.
Como crimpar o fio do alto-falante corretamente: - Descasque o fio deixando 3/8" a 1/2" de fio exposto.
- Torça bem o fio para que ele possa ser inserido corretamente no conector.
- Insira o fio em uma extremidade firmemente, empurrando-o para dentro do contato de metal. Certifique-se de inseri-lo completamente.
- Coloque o conector na ferramenta de crimpagem na posição apropriada na ferramenta, próximo à extremidade do conector.
- Crimpe muito forte com a ferramenta para fazer um entalhe na parte externa do conector. O conector de metal interno deve dobrar para dentro e segurar o fio de forma permanente.
- Repita o mesmo para o outro lado e o fio do alto-falante.
Dica: Para melhores resultados, quando terminar, puxe suavemente o fio enquanto segura o conector. O fio não deve sair. Se isso acontecer, você crimpou mal e precisará fazê-lo novamente.
Como deve ser quando você conecta corretamente o fio do alto-falante?
Os conectores de crimpagem, também chamados de conectores de extremidade, são vendidos em cores padrão para os tamanhos de bitola de fio com os quais podem ser usados. Embora o vermelho esteja listado como adequado para fio 18 AWG, uso conectores de extremidade azul com fio de alto-falante 18 AWG há anos sem problemas.
Você deve encontrar um pacote muito pequeno de conectores azuis (ou uma variedade de vários tamanhos) por apenas alguns dólares em lojas de mercadorias em geral ou lojas de autopeças.
Você pode conectar tweeters ao mesmo amplificador que um subwoofer?
Aqui está a resposta curta:
- Você não pode use tweeters em um amplificador monobloco (somente baixo) ou um canal de saída de subwoofer usando um crossover de passagem baixa.
- Você pode use tweeters com saídas de amplificador não utilizadas (canais) de alcance total.
Por que você não pode usar tweeters em um subamplificador monobloco ou saída de graves?
Você pode não saber, mas
quase todos os amplificadores de subwoofer monobloco (canal único) são projetados apenas para produzir graves. Eles são projetados apenas para criar muita potência e acionar subwoofers com alto volume. Não há agudos (agudos) para conduzir os tweeters.
Além disso, usar o canal/canais de um amplificador com o crossover de passagem baixa integrado significa que você também está fazendo o mesmo. Por esse motivo, você terá apenas algumas opções:
- Para amplificadores multicanal, conecte os tweeters a canais de amplificador de faixa completa não utilizados.
- Conecte os tweeters em paralelo aos alto-falantes principais.
Se você
somente Se você tiver um único amplificador para acionar os subwoofers e nenhuma saída de alto-falante de gama completa não utilizada em seu amplificador, não há como contornar isso - você terá que comprar outro amplificador para os tweeters ou usar sua unidade principal.
Observe que as unidades principais produzem uma quantidade muito pequena de energia (cerca de 15W ou mais por canal) para que seus tweeters não cheguem nem perto do volume ou da potência que seus alto-falantes amplificados terão.
Você pode usar os crossovers integrados em um amplificador com tweeters?
Sim, em muitos casos você pode usar os crossovers integrados de um amplificador com seus tweeters. Em algumas circunstâncias, você pode até substituir completamente os crossovers do tweeter dessa maneira!
Além disso, é uma maneira de aproveitar os recursos do seu amplificador e melhorar o som.
Alguns exemplos são: - Usar o crossover de 12d/oitava do amplificador melhora (ou substitui) o crossover de 6dB/oitava mais barato que alguns tweeters usam.
- Remova o crossover hardwire do tweeter, simplificando a instalação.
- Melhore o bloqueio de graves do tweeter sem a necessidade de peças ou trabalho extra.
Como usar pinças com crossovers integrados com um crossover de 2 vias
Eu mesmo já passei por essa situação! Digamos que você tenha alguns tweeters extras por aí ou tenha uma ideia legal para sua própria configuração de alto-falante componente de 2 vias.
Ou talvez você tenha um sistema de alto-falante componente e um dos tweeters esteja queimado, danificado ou quebrado. E se você pudesse fazer bom uso desses tweeters extras ou de um par que você comprou muito?
A boa notícia é que, na maioria dos casos, se a impedância do tweeter corresponder à do cruzamento de 2 vias, isso pode funcionar. No entanto, a coisa mais importante aqui (o “showstopper” se você preferir) é que você não usa os crossovers de tweeter embutidos. Você terá que removê-los e/ou ignorá-los.
O que não posso conectar meus crossovers de tweeter a um crossover de alto-falante componente de 2 vias?
O problema aqui é que um crossover de alto-falante é projetado para se conectar diretamente à “carga” do alto-falante (à impedância do alto-falante, ou resistência, se você quiser) diretamente.
Os crossovers de alto-falante e tweeter contêm capacitores e indutores. Não há problema, mas quando um crossover é conectado a outro, ele muda como eles se comportam. Isso significa que (1) o som estará errado e (2) as frequências de cruzamento serão
muito errado.
Não há como “consertar” isso.
Você precisará remover ou ignorar o crossover de um tweeter antes de usá-lo com um crossover de alto-falante com o qual não foi usado originalmente. Mais artigos excelentes sobre tweeters e palestrantes que você não pode perder
Você está com sorte! Como se vê, tenho mais
fantástico artigos sobre tweeters e alto-falantes aqui:
- Seus tweeters estão muito altos? Descubra aqui como reduzir o volume do tweeter com resistores.
- Descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre tweeters.
- Confuso sobre frequências de crossover de tweeter, médios ou woofers? Aqui estão as melhores frequências de crossover para áudio doméstico e automotivo.
- O que acontece se você alterar a impedância do seu tweeter? Descubra o que acontece se você alterar a impedância do alto-falante com um crossover.