>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

O grande guia para tamanhos de alto-falantes automotivos (além de ótimas dicas de instalação!)


Se você está procurando um ótimo guia sobre as opções de tamanho dos alto-falantes do carro e o que precisa saber, você está no lugar certo!

Para ajudá-lo, reuni um guia detalhado com exemplos de cada tamanho de pico padrão, o que você precisa saber e dicas de instalação muito úteis com base na minha experiência de instalação de áudio do carro.

A grande lista de tamanhos de alto-falantes automotivos (fotos e o que saber sobre cada um)




Aqui está uma lista bastante abrangente com o básico para saber. Certifique-se de ler minhas dicas de instalação na última seção para ajudá-lo a evitar dores de cabeça!

Ao comprar novos alto-falantes, tenha em mente o seguinte:
  • Embora existam tamanhos comuns de alto-falantes, cada fabricante usa dimensões ligeiramente diferentes durante a fabricação. Certifique-se sempre de verificar e não presuma que são todos iguais.
  • A medida do diâmetro do alto-falante para o furo será geralmente caber uma abertura de tamanho padrão. No entanto em alguns casos pode ser muito apertado ou até mesmo precisar cortar um pouco o metal do veículo. Um anel espaçador de alto-falante pode ajudar a evitar a necessidade disso.
  • Os suportes dos alto-falantes são úteis quando as guias de montagem dos novos alto-falantes do carro não correspondem ao espaçamento dos furos existentes. Você pode usar tiras de metal para instalação de áudio de carro para ajudar com isso (elas são fáceis de dobrar/quebrar e são baratas).

1. Alto-falantes de 3,5 polegadas




Os alto-falantes de 3,5 polegadas (89 mm) são comumente usados ​​com mais frequência para painéis e espaços apertados onde alto-falantes maiores não cabem. Os alto-falantes de reposição são normalmente alto-falantes coaxiais com um tweeter e um cone de woofer com uma estrutura com 2 abas de montagem de parafuso.

Infelizmente, eles são péssimos para o baixo por vários motivos:
  • Cone de woofer muito pequeno (não pode produzir ondas graves grandes).
  • Geralmente instalados sem vedação, o que significa que não estão em um bom gabinete.
  • Menor consumo de energia do que outros.

Embora não sejam bons para graves ou médios na música, são bons para agudos (agudos) e médios como parte de um sistema de alto-falantes com woofers e/ou subwoofer para preencher as lacunas. O manuseio de energia tende a variar em média de 15W a 30W, dependendo do modelo.



Imagem mostrando um exemplo de um alto-falante de 3,5 polegadas montado no painel de um caminhão.

Os alto-falantes de carro de 3,5 polegadas têm um tamanho de montagem de cerca de 3 1/4″ de largura. Certifique-se sempre de verificar a profundidade de montagem antes de comprar uma substituição e esteja ciente de que alguns exigem algum trabalho criativo para encaixar as abas dos parafusos.

2. Alto-falantes de 4 polegadas




Os alto-falantes de 4 polegadas são semelhantes aos seus irmãos menores de 3,5 polegadas, mas oferecem um som um pouco melhor. Você pode encontrar alto-falantes automotivos de 4 polegadas vendidos em vários estilos:
  • Coaxial (tweeter e woofer).
  • Somente Woofer ou Midbass.
  • Como um conjunto de alto-falante componente com um crossover separado.

O manuseio de energia tende a ser em média de 25W a 45W, dependendo do alto-falante e muitos oferecem ótimos tweeters (domo de seda, domo de metal, etc.).

Embora os alto-falantes de 4 polegadas também sejam frequentemente montados em um painel de fábrica e não tenham um gabinete real, eles geralmente têm desempenho um pouco melhor do que 3,5”. Há também muitas vezes mais alto-falantes de qualidade para escolher também.



Como eles usam um cone pequeno, eles não são bons para frequências de graves ou midbass perto da extremidade inferior. No entanto, o midbass e os vocais podem ter uma cobertura decente de graves se estiverem montados em um bom gabinete (e é um recente que muitos alto-falantes estéreo domésticos usam um de 4 polegadas com sucesso).

Como outros, você obterá o melhor som complementando-os com alto-falantes maiores, se possível, e especialmente subwoofers para os graves que faltam.

Alto-falantes de componentes de 4 polegadas podem realmente soar bem como parte de um sistema completo. Eles também podem ser usados ​​com placas de montagem de adaptadores para substituir outros tamanhos como 4×6″ ou 5,25″, oferecendo mais opções.

3. Alto-falantes de 5,25″ (5 1/4″)




A boa notícia é que os alto-falantes de 5,25 polegadas (5 1/4″) são um pouco melhores no midbass do que seus equivalentes menores, como alto-falantes de 4″ e 3″. Eles também são um dos tamanhos mais populares e comuns, o que significa que você terá muitas opções ao fazer compras.

Os alto-falantes de 5,25 polegadas estão disponíveis apenas em coaxial, midrange ou midbass e conjuntos de componentes. Eles geralmente são instalados de fábrica nas portas dianteiras e traseiras, bem como no deck traseiro ou nos painéis laterais traseiros.



Imagem de alto-falantes traseiros instalados no deck traseiro.

Esse tamanho também costuma ser um ótimo compromisso entre custo e desempenho. Você também os encontrará oferecidos com tweeters e cones de woofer de alta qualidade para maior clareza de som. O manuseio de energia é de cerca de 25W a 55W em média.

Se você tem um conjunto desse tamanho à mão ou encontrou um par que deseja instalar, uma opção é usar um adaptador de alto-falante para usar no lugar de um tamanho maior. (Eu vou cobrir isso com mais detalhes mais tarde)

4. Alto-falantes de 6 polegadas e 6,5 polegadas (6 1/2")




Embora os alto-falantes de 6,5″ sejam muito mais comuns que os de 6″, vou incluí-los aqui, pois geralmente são uma boa opção de substituição. Os alto-falantes de 6,5 polegadas são alguns dos mais populares e são um dos maiores tamanhos disponíveis antes de 6×9″ ou modelos semelhantes.

Os alto-falantes de 6 e 6,5 polegadas são muito bons para médios, médios e até alguns graves decentes, dependendo da instalação e do sistema de áudio do carro. Os alto-falantes deste tamanho instalados de fábrica estão localizados nas portas dianteiras ou traseiras, bem como no deck traseiro.

Eles estão disponíveis em uma grande variedade de opções (principalmente para 6,5″):
  • Conjuntos de componentes, opções de componentes separados e "empilhaveis".
  • Drivers de médios ou médios.
  • Woofers e subwoofers.

Uma das melhores opções de substituição que você pode usar são os woofers de porta de 6,5″ com tweeters montados no alto das portas ou no painel.

Opções de subwoofer automotivo de 6,5 polegadas




Subwoofers deste tamanho não podem produzir os graves de um subwoofer “real” (maior 10″ ou 12″, por exemplo), mas podem soar bem quando bem usados. Alguns sistemas de 3 vias usam alto-falantes componentes e um subwoofer ou woofer de 6,5″ para cobrir a resposta de baixa frequência que os alto-falantes menores não podem fornecer.

Eles normalmente têm um manuseio de potência muito maior, mais opções de impedância de alto-falante e muito mais graves do que um padrão de 6,5 ″ poderia. Eles são comumente usados ​​com bastante frequência em subwoofers domésticos de 8 ohms também.

5. Alto-falantes coaxiais e de placa de 4×6 polegadas




Os alto-falantes de 4 × 6 polegadas têm uma área de superfície do cone maior do que os alto-falantes de 4 polegadas, o que significa que podem produzir mais som em um espaço relativamente semelhante. No entanto, como muitos são montados em um painel ou pilares traseiros de fábrica, eles geralmente ficam em compartimentos terríveis e não produzem graves reais.

Um benefício exclusivo deste tamanho é que alguns estão disponíveis em um estilo “placa” que usa um design de estilo de alto-falante componente com drivers separados. Você também pode usar um adaptador 4×6 para usar um 3,5″ ou 4″ no lugar de um 4×6. Essa também é uma ótima maneira de instalar apenas tweeters para sistemas de alto-falantes atualizados nos quais você está usando um conjunto de componentes com alto-falantes maiores instalados em outro lugar.

Espere classificações de potência semelhantes a alto-falantes de 4 ″ (cerca de 25W-35W ou mais ou menos).



Exemplo mostrando um alto-falante de placa de 4×6 polegadas instalado em um painel de Jeep.

Uma coisa a notar é que os alto-falantes 4 × 6 às vezes têm uma grade bem ajustada sobre eles, o que significa que alto-falantes com tweeters saindo ainda mais não podem ser instalados corretamente. É importante verificar a altura antes de comprar novos alto-falantes para carros.

Cobrirei isso com mais detalhes depois.

6. Alto-falantes de 5×7 polegadas




Alto-falantes de 5 × 7 polegadas são comuns em portas, painéis laterais traseiros e traseiros em hatchbacks e sedãs. Eles são um pouco menores do que os alto-falantes 6×8 ou 6×9, mas oferecem um tamanho de cone grande que 6,5″, o que significa que podem produzir mais graves e som no ambiente certo.

Alto-falantes de 5×7 polegadas não são muito comuns, mas você os encontrará de tempos em tempos. Algumas classificações médias de manuseio de energia são de cerca de 30 watts a 50 watts. Ao contrário dos alto-falantes 4 × 6, seus alto-falantes de placa não são uma opção, pois, embora existam, são bastante raros.



Um exemplo de um alto-falante coaxial de 5×7 polegadas montado na porta de um carro.

No entanto, é fácil encontrar adaptadores de instalação 5×7. Você pode instalar alto-falantes de 6″, 6,5″ ou 5,25 polegadas se quiser e montar alto-falantes componentes no lugar de um 5×7 também. Espere pagar cerca de US $ 45 a US $ 100 + por um par de coaxiais, dependendo da qualidade.

7. Alto-falantes de 6×8 e 6×9 polegadas




Como eles são tão parecidos, vou cobrir ambos aqui. Um dos maiores tamanhos de alto-falantes que você pode comprar, um alto-falante de 6 × 9 polegadas oferece um tamanho de cone bastante grande, como outros alto-falantes ovais. Como não é perfeitamente redondo, mas aproveita o comprimento, a quantidade total de ar movida é significativamente maior do que 6 polegadas ou 6,5 polegadas que cabem em um espaço semelhante.

Bons alto-falantes 6×9 podem emitir graves agradáveis ​​para um bom som no gabinete do alto-falante certo. Não espere graves no nível do subwoofer, mas ainda assim é bom. Eles também são bons para sistemas de alta potência e você também pode comprar conjuntos de componentes 6 × 9.



Exemplo de alto-falantes 6×9 instalados no deck traseiro de um carro.

Os 6x9 também são uma ótima opção para veículos recreativos, barcos e podem ser usados ​​em pequenos gabinetes de alto-falante pré-fabricados para veículos como aqueles onde não há aberturas de alto-falante. Outra ótima ideia é retirá-los antes do armazenamento (ou antes de estacionar por muito tempo, no caso de um veículo conversível) para evitar roubos.

6x9s também têm um manuseio de energia adequado, com cerca de 50W para coaxiais típicos e até quase 100W ou mais para modelos de alto desempenho.



Mostrado:gabinetes de alto-falante de 6×9″ que permitem que você os use em qualquer lugar. Ótimo para veículos como jipes, barcos, grandes plataformas e muito mais!

8. Alto-falantes de 4×10 polegadas




Os alto-falantes 4 × 10 são um tipo único, pois têm formato oval (longo) e são projetados para caber em áreas onde há mais espaço de comprimento do que de largura . Também não são muito comuns.

É provável que você os encontre em alguns painéis de veículos, pilares superiores traseiros em algumas cabines de caminhões e áreas traseiras como a de outros veículos. Eles estão em algum lugar perto de alto-falantes de 4 × 6 ou 5 × 7 polegadas em sua saída.

Em outras palavras, não espere muitos graves – mas eles são adequados para médios e agudos.



Imagem mostrando um alto-falante de 4×10 polegadas instalado no painel de um caminhão.

Como eles são menos comuns, suas opções de compras serão mais limitadas, mas você poderá encontrar alguns coaxiais de boa qualidade que soem bem. Como os 4x10s geralmente são instalados de fábrica em locais onde não há vedação adequada, o desempenho será muito limitado devido à falta de um gabinete como muitos outros alto-falantes.

O manuseio de energia tende a ficar em torno de 25W a 35W ou mais.

Explicação de alto-falantes coaxiais vs componentes



O que são alto-falantes coaxiais?




Os alto-falantes coaxiais são um design de alto-falante de 2 vias de alcance total usando um woofer e um tweeter com crossover básico integrado em um único conjunto.

A maioria fornece um cone de woofer com um tweeter separado para uma boa cobertura de frequência e som de alcance total, ao contrário de alto-falantes de cone único muito simples.

Você pode pensar em alto-falantes coaxiais como um compromisso entre alto-falantes de cone único (o tipo mais barato de alto-falante, com som ruim) e um sistema de alto-falante de componente melhor. Eles são muito populares porque oferecem um bom som (para a maioria das pessoas), mas custam muito.

Os alto-falantes coaxiais têm algumas vantagens interessantes:
  • Atualização de som fácil: eles são um substituto imediato para os tipos de alto-falantes de cone único para carros mais antigos instalados de fábrica e com som ruim.
  • Uma ampla variedade de opções de desempenho e preço para compradores: diferentes níveis de qualidade de tweeter, design de crossover, materiais de cone, classificações de potência mais altas e assim por diante.
  • Eles são fáceis de encontrar e muito populares – na verdade, eles são a atualização de alto-falante do carro mais popular e fácil de encontrar.
  • Acessibilidade: os bons podem ser encontrados por cerca de US$ 405 ou mais. Coaxiais de muito boa qualidade custam apenas cerca de US$ 50 a US$ 65 ou mais.

O que são alto-falantes componentes?




Os conjuntos de alto-falantes componentes são compostos de woofers, tweeters e crossovers montados separadamente que oferecem melhor qualidade de som do que alto-falantes coaxiais.

Os alto-falantes componentes geralmente incluem um tweeter e woofer de melhor qualidade, além de um crossover mais eficaz. Eles também podem incluir recursos como redução de volume do tweeter (jumper dB) e configurações de fiação adicionais.

Alguns até são projetados de tal forma que podem ser montados juntos como um alto-falante coaxial padrão para conveniência de instalação também!

Os alto-falantes componentes oferecem:
  • Melhor resposta de frequência e precisão do som - até mesmo conjuntos de alto-falantes automotivos de nível básico podem ter uma qualidade de som realmente ótima!
  • Tweeters com design mais rígido e de alto desempenho: seda, alumínio, cerâmica ou outros materiais de cúpula especiais são comuns.
  • Mais manuseio de energia – geralmente 75 watts RMS, 100 watts RMS ou mais.
  • Inclinações de cruzamento de -12 dB por oitava (ou mais) em relação ao cruzamento padrão de -6 dB/oitava usado em outros.
  • Melhor qualidade e desempenho do componente de crossover (-12dB/oitava é muito comum).
  • A capacidade de montar os tweeters em uma altura e ângulo de audição na linha de visão para uma melhor imagem estéreo com reprodução de música.

No entanto, é importante observar que o processo de instalação é mais difícil do que para outros e pode exigir fabricação personalizada para as montagens do tweeter. Você também precisará montar os crossovers - idealmente longe da umidade e bem perto de onde os alto-falantes estão montados.

Eles também são um pouco mais caros, já que muitos conjuntos de componentes custam cerca de 1,5x a várias vezes mais do que coaxiais do mesmo tamanho.
DICA: Se você está procurando um som excelente, os alto-falantes componentes com um amplificador de reposição são o que você precisa. Os coaxiais se beneficiarão do uso da grande potência e qualidade de som que um amplificador pode fornecer também!

4 coisas CRÍTICAS a saber antes de comprar e instalar alto-falantes




There’s a number of potential problems you might not be aware of when you’re thinking about upgrading or replacing car speakers. Based on my installation experience here are some of the biggest I’ve run across and that hopefully will help you prevent some huge headaches.

1. Speaker depth and magnet size




One big issue is factory vs aftermarket car speaker magnet sizes. Factory installed car speakers often have a shorter height and smaller magnet with a limited installation depth due to dashboard or body parts that block the bottom.

In many cases new speakers have a taller height and/or larger magnet, meaning they may not fit into the existing mounting depth. Be sure to measure car speaker fit dimensions with a ruler before buying anything.

2. When they don’t align with the original holes




Many vehicles today have a mounting hole pattern or use a speaker frame that doesn’t match up with aftermarket 4 hole patterns. In that case, you’ve got a few options so being prepared beforehand is extremely helpful.

Here are some options:
  • Use a speaker adapter ring or plastic plate.
  • Use self-tapping screws and a cordless drill to easily add screws through sheet metal with the new car speaker’s mounting holes.



Self-tapping screws can make your installation work a lot faster and easier as they avoid the need to drill holes or change drill bits. You get the benefit of both drilling a hole and a screw at the same time!

3. Factory speakers built into a frame or in a non-standard mount




Some factory speakers can’t be replaced directly or easily because they’re mounted in a plastic frame or housing. Some are even built into it and when they’re removed you’ll have a hole that’s too large for your new ones!



Be prepared – check to find out if you’ll need a car speaker installation adapter.

These are typically made of ABS plastic and provide a standard size opening along with mounting holes to match stock speaker measurements.

Some are made of medium density fiberboard (MDF) or you can even make your own out of MDF or wood. I recommend buying ready-made adapters as it’s a lot less time and effort for only a few dollars.

4. Tweeters that are too tall for factory grills




This is an especially big problem for many trucks with dash speakers, pillar speakers, and in some cars or other vehicles as well. Just as you’ll find aftermarket speakers with a taller height &bigger magnet than the originals, many also have a better quality tweeter but a taller height.

The problem with that is sometimes it’s impossible to put the original speaker cover or speaker grill back in place due to too little space. Be sure to check the originals and the grill clearance vs the speakers you’re considering buying.

How to use a different size speaker in place of the originals




There’s some great news if you’d like to (or have to) install a different car speaker size than the originals. A speaker adapter will make this easy in most cases.

These fit in place of the original speaker (often with the same screw hole dimensions) and provide a standard car speaker size hole to mount your replacement speakers. Some also include additional openings that can be scored with a utility razor and cut in case you’re using a different size.

What if the originals aren’t a standard speaker size?


In that case you’ve got a few options:
  • Use a regular speaker adapter and mount it in place of the originals by using self-tapping screws or brackets as needed. That’s because the original hole spacing is usually different.
  • Speaker spacing rings can be used to help make up the difference if it’s close. You may need brackets to mount them.

More great articles you’ll love

  • Here’s more info about what coaxial speakers are.
  • Here’s my highly popular guide for how to hook up an amp to front and rear speakers.
  • Find out how speakers work here with excellent diagrams, images, and clear info.
  • A detailed guide to coaxial vs component speakers.
  • Learn more about tweeters:What tweeters are and what they do.