Na maioria dos casos, não é possível saber exatamente de qual computador veio a mensagem. Quando você envia uma mensagem pela Internet, seu computador a envia para uma série de roteadores, que são dispositivos que encaminham mensagens de uma rede para outra. Cada roteador encaminha a mensagem para o próximo roteador, até que a mensagem chegue ao seu destino.
O caminho que uma mensagem percorre pela Internet pode ser diferente cada vez que você envia uma mensagem. Isso ocorre porque a Internet é uma rede dinâmica e as rotas que as mensagens percorrem podem mudar a qualquer momento. Além disso, muitos computadores estão configurados para usar um servidor proxy, que é um computador que fica entre o seu computador e a Internet e encaminha mensagens em seu nome.
Existem alguns casos em que pode ser possível saber de qual computador veio a mensagem. Por exemplo, se o remetente de uma mensagem incluir seu endereço IP na mensagem, você poderá usar uma ferramenta chamada pesquisa reversa de IP para encontrar a localização aproximada do computador que enviou a mensagem. No entanto, os endereços IP podem ser falsificados, portanto este não é um método infalível.
Outra maneira de saber de qual computador veio uma mensagem é observar os cabeçalhos da mensagem. Os cabeçalhos de uma mensagem contêm informações sobre o remetente, o destinatário, a data e hora em que a mensagem foi enviada e o caminho que a mensagem percorreu na Internet. No entanto, os cabeçalhos de uma mensagem também podem ser falsificados, portanto este também não é um método infalível.
Em geral, não é possível saber exatamente de qual computador veio a mensagem. Porém, existem alguns casos em que pode ser possível encontrar a localização aproximada do computador que enviou a mensagem.