Compramos o Sony WH-1000XM4 para que nosso revisor especialista possa testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. Os fones de ouvido Sony WH-1000XM4 tinham alguns sapatos bem grandes para preencher, e não me refiro a um concorrente. Estou falando literalmente da versão 1000XM3 que foi lançada apenas alguns anos atrás. Juntamente com a linha Bose QuietComfort, os principais fones de ouvido Bluetooth com cancelamento de ruído da Sony são realmente a façanha mais impressionante da tecnologia de áudio do consumidor.
O 1000XM4 adota uma abordagem refrescante para uma próxima geração - especificamente, eles simplesmente não tentam adicionar muito. Eles parecem tão premium e sofisticados quanto o 1000XM3, e sua qualidade de som é praticamente idêntica. Isso também é ótimo, porque quando analisei a terceira geração do Lifewire no ano passado, descobri que esses são os melhores fones de ouvido Bluetooth ANC possíveis que você pode comprar para a maioria das pessoas. Mas, como um verdadeiro revisor de tecnologia, não podia deixar essa nova versão passar por mim, então peguei um par de XM4s em preto e os testei para tentar determinar quais atualizações significativas foram feitas.
Design:maravilhosamente familiar
O design elegante e simples empregado pela Sony é algo que a maioria dos usuários achará bastante agradável. Quando a Bose lançou os fones de ouvido da série 700, a empresa o fez com uma séria atualização de design. A Sony, por outro lado, decidiu imitar os WH-1000XM3s do ano passado e manter o design de uma cor com o único toque de cor de destaque semelhante ao cobre (nas portas de microfone ANC e estampado no logotipo da Sony nos fones de ouvido).
Os fones de ouvido não são completamente redondos, mas os cantos são um pouco arredondados, permitindo que eles se misturem mais naturalmente com a curva oval de sua cabeça do que com fones de ouvido totalmente redondos. Medindo pouco mais de duas polegadas de espessura (da parte que toca sua orelha até a parte de trás do copo), eles também são muito mais finos no perfil do que alguns outros fones de ouvido ANC de primeira linha. Essa elegância é o nome do jogo aqui para a Sony, porque esses fones de ouvido devem ser levados com você em seu trajeto, usados em sua mesa de trabalho ou usados em um voo.
Em outras palavras, eles precisam parecer profissionais e despretensiosos, mas também sofisticados o suficiente para justificar o preço. A linguagem de design também é transportada para o estojo rígido coberto de tecido, até o zíper em tons de cobre. Em suma, eles parecem tão bons quanto você poderia esperar de um par de fones de ouvido.
Conforto:destinado a longo prazo
As opções de material nos WH-1000XM4s contribuem bastante para torná-los entre os fones de ouvido mais confortáveis disponíveis no mercado. O material de couro super macio que cobre os copos é apenas desgastado o suficiente para descansar delicadamente contra o lado de sua cabeça sem sentir
muito frágil. A espuma usada nesta geração é a mesma do ano passado e é ótima, ficando em algum lugar entre a espuma elástica e a espuma de memória verdadeira. Ele oferece muito suporte, mas também de ajuste de forma. Pode ser minha imaginação, mas acho que os pads são um pouco mais grossos que os XM3s, e isso é ótimo para suporte adicional. O mesmo material é usado na faixa de cabeça robusta e ajustável.
Toda a construção, embora leve, parece substancial, e o acabamento fosco do plástico também parece a peça.
Tudo isso contribui para um par de fones de ouvido com um objetivo:praticamente desaparecer da sua cabeça depois de colocá-los. Além disso, com cerca de 250 gramas, esses fones de ouvido são um pouco mais leves do que você poderia esperar. Consegui usá-los para dias de trabalho completos com intervalos mínimos, sessões pesadas de audição de música e tudo mais. Como muitas outras latas over-ear, elas ficam um pouco suadas depois de longos períodos, mas realmente não são piores do que qualquer outra coisa que eu tentei.
Durabilidade e qualidade de construção:a maioria dos toques certos
A Sony fez ótimas escolhas aqui para fazer com que pareçam fones de ouvido premium. A primeira coisa que você notará é o plástico de toque suave usado na maioria das caixas dos fones de ouvido. O objetivo aqui é fazer com que o chassi geral seja muito parecido com as almofadas de couro, e acho que a Sony conseguiu. Toda a construção, embora leve, parece substancial, e o acabamento fosco do plástico também parece a peça
Quando você usa muitos materiais mais macios como esse para servir ao lado do conforto da equação, o infeliz inverso disso é que você pode não ter durabilidade. Para ser justo, os materiais mais macios do lado de fora dos XM4s provavelmente serão propensos a alguns arranhões e arranhões físicos (embora não impressões digitais como alguns outros plásticos de alto brilho). No entanto, achei os ossos dos WH-1000XM4s muito resistentes. Mais importante ainda, a faixa interna ajustável dos fones de ouvido é um metal resistente com um mecanismo firme e deslizante.
Isso deixa pouca preocupação de que a banda se desgastaria com o tempo. É importante observar que não há resistência oficial à água/poeira, pois não há classificação IP atribuída. Este é o caso da maior parte do mercado ANC over-ear, por isso não é realmente um problema contra a Sony nesses fones de ouvido, mas não espere usá-los na chuva. Devido à vedação desses fones de ouvido, também não recomendaria usar esses fones de ouvido na academia ou na corrida, pois o suor provavelmente degradará o tecido macio. O case que acompanha os fones de ouvido é um ótimo complemento para o pacote, pois é muito rígido e segura os fones de ouvido bem suspensos em um interior de feltro.
Qualidade de som e cancelamento de ruído:excelente e ainda mais preciso
A esse preço, não é muito surpreendente que os Sony WH-1000XM4s tenham uma resposta sonora incrivelmente completa e incrivelmente rica. O detalhe proporcionado por estes auscultadores deve-se, em parte, ao fantástico isolamento que os auscultadores proporcionam, mesmo sem o cancelamento de ruído ativo em utilização. Você ficará surpreso com o quanto de sua música você pode ouvir com eles.
A folha de especificações coloca a resposta de frequência (quando conectado) em 4Hz-40kHz, o que significa que esses fones de ouvido cobrem um pouco mais do que a faixa de audição teórica para o ser humano médio. A história muda um pouco ao operar via Bluetooth na taxa de amostragem de 44,1k, colocando o alcance em 20Hz-20kHz (exatamente o alcance teórico da audição humana). Tudo isso é esperado para um par de fones de ouvido premium, e é bom ver muita cobertura aqui. A sensibilidade de 105dB realmente parece muito alta, e acho que isso se deve principalmente aos drivers do tipo domo de 1,57 polegadas. Esses alto-falantes grandes fornecem uma boa quantidade de suporte para os graves do som.
Muito disso é apenas jargão, então quero passar um tempo falando sobre a experiência auditiva verdadeira e anedótica. Os XM3s do ano passado pareciam muito uniformes, mas talvez tivessem um pouco mais de potência na parte baixa a média do espectro, confundindo as coisas, mas também fornecendo espessura em músicas mais densas. Os XM4s, por algum motivo, parecem um pouco mais lisos na resposta e um pouco mais como fones de ouvido de estúdio. Isso não é comum para fones de ouvido de consumo, porque, embora essa resposta de frequência forneça uma boa referência uniforme para música, ela não acentua as 40 melhores mixagens. Na verdade, eu realmente gosto da resposta uniforme dos XM4s, mas alguns podem achar um pouco carente de graves (embora você possa personalizar isso um pouco com o aplicativo, que falarei mais tarde).
Outra diferença importante entre as duas gerações é o cancelamento de ruído. A Sony promete que os XM4s oferecerão ANC aprimorado, o que inicialmente achei surpreendente, considerando o quão bons os XM3s eram nesta categoria. Mas o cancelamento de ruído parece melhor, quase sufocante. Isso provavelmente se deve ao que a Sony chama de “otimizador NC pessoal” e ao impressionante processador de cancelamento de ruído QN1 HD.
A otimização discutida na descrição de marketing da Sony é, na verdade, um recurso que visa medir a pressão sonora dentro dos fones de ouvido no que se refere especificamente ao formato da orelha e da cabeça, tudo para otimizar melhor a forma como cancela o ruído. Uma coisa que é realmente impressionante sobre esses fones de ouvido é como eles lidam com música
enquanto ANC está ativado. Com alguns fones de ouvido, o cancelamento de ruído ativo pode tornar o som muito estéril, mas os M4s fazem um bom trabalho apenas limpando o piso de ruído para que sua música brilhe.
Com alguns fones de ouvido, o cancelamento de ruído ativo pode tornar o som muito estéril, mas os M4s fazem um bom trabalho apenas limpando o piso de ruído para que sua música brilhe.
Vida útil da bateria:tão boa quanto o esperado
Correndo o risco de soar como um disco quebrado aqui, vou dizer novamente:esses fones de ouvido são tão bons quanto a última geração quando se trata de duração da bateria. Ao usar esses fones de ouvido em todo o seu potencial, com cancelamento de ruído ativado e alternando ocasionalmente entre o modo de transparência, enquanto ouve música em um volume razoável, você pode esperar 30 horas de bateria. No entanto, eu estava tendendo mais para os vinte e poucos anos, porque estava testando todos os recursos que podia para minha revisão.
Se você costuma usar o cancelamento de ruído ativo com moderação, terá uma vida útil da bateria muito melhor, perto de 40 horas de audição contínua. Esses totais são objetivamente excelentes para esta categoria de produto, e definitivamente não há nada que valha a pena ficar desapontado aqui. O carregamento USB-C também é bastante rápido, com uma quantidade decente de suco usando uma simples carga rápida de 20 minutos. Levará cerca de três horas para completar, mas isso é esperado para uma bateria tão grande.
Conectividade e codecs:aprofundando a tecnologia da Sony
Uma das poucas (mas muito importantes) diferenças entre a terceira e a quarta geração deste par de fones de ouvido é a presença de opções de codec de terceiros. Nos XM3s havia a funcionalidade Qualcomm aptX, permitindo uma melhor compressão do seu áudio pelo protocolo Bluetooth. Nos XM4s, a Sony removeu completamente isso em favor do AAC e SBC de baixa definição e das opções LDAC usadas com menos frequência.
Isso pode, a princípio, parecer um downgrade e, se você se inscrever no que a Qualcomm fez com o aptX (especialmente quando se trata de latência), isso pode ser um contra para você obter os 1000Xs mais recentes. Mas parece que a Sony fez essa concessão intencionalmente para permitir que sua tecnologia DSEE Extreme melhorasse o áudio compactado assim que ele chegasse aos fones de ouvido.
A Sony está claramente confiante em seus truques de software aqui e, na maioria das vezes, achei a qualidade bastante sólida. Isso também pode ser graças aos recursos de áudio de alta resolução da Sony. Em outras palavras, você está contando com o polimento de linha final da Sony, em vez de um formato de compactação com menos perdas no front-end. Embora seja importante observar que há
ligeiramente mais latência de vídeo para som do que com o aptX.
Há Bluetooth 5.0 integrado (em comparação com o Bluetooth versão 4 encontrado na última geração) com uma banda de transmissão de 2,4 GHz. Isso permite cerca de 30 pés de conectividade de linha de visão, no papel e, na prática, fiquei impressionado com o quão bem esses fones de ouvido mantinham uma conexão. E como agora você pode usar o Bluetooth 5.0 para conectar dois dispositivos ao mesmo tempo para uma comutação perfeita, a experiência é muito boa.
Um pequeno soluço que encontrei com esses fones de ouvido foi tentar emparelhá-los com três dispositivos diferentes. É bastante simples colocá-los no modo de emparelhamento (basta segurar o botão liga / desliga na posição desligada pelo tempo necessário para informar que você está no modo de emparelhamento). Mas, quando tentei forçá-los a emparelhá-los dessa maneira com um MacBook, foram necessárias algumas tentativas para conectar corretamente. Este é provavelmente um efeito colateral de quão sólida é a conexão com os dispositivos lembrados do XM4s, tornando mais difícil forçá-lo no modo de emparelhamento. É um problema menor, mas estava lá.
Software e recursos:tudo menos a pia da cozinha
A principal vantagem da maioria dos fones de ouvido da Sony é que eles vêm com uma quantidade impressionante de recursos personalizáveis - quase ao ponto de paralisia de escolha. Esse é certamente o caso dos WH-1000XM4s. Eu já passei pela tecnologia de upscaling DSEE Bluetooth e pelo áudio de alta resolução pelos quais a Sony se tornou conhecida, mas essa não é toda a história no que diz respeito à tecnologia com esses fones de ouvido.
Há um novo truque de festa com o áudio de 360 graus incluído este ano, que usa um algoritmo de som surround projetado por software para ajudá-lo a espacializar o som nos fones de ouvido. Isso não é
real som surround, lembre-se, porque existem apenas dois alto-falantes, mas a Sony fez algo muito legal com o software aqui. Funcionou bem no áudio de teste fornecido, mas como não há muitos aplicativos que suportam esse tipo de funcionalidade de software proprietário logo de cara, é uma novidade.
Esses fones de ouvido também incluem uma série de recursos interativos que permitem que os fones de ouvido se integrem melhor ao seu dia-a-dia. Quando você olha para dentro do fone de ouvido esquerdo, vê um pequeno quadrado de aparência estranha. Na verdade, este é um sensor de proximidade que permite que os fones de ouvido detectem quando você os liga ou desliga (ou quando você apenas remove o fone de ouvido do ouvido, mas deixa o outro ligado). Isso pausará automaticamente a música porque a suposição é que você está tirando os fones de ouvido para conversar. Outro recurso útil para manter o ambiente em foco (quando você quiser) é ativar o modo “som ambiente”, que passa o ruído ambiente pelos microfones.
A principal vantagem da maioria dos fones de ouvido da Sony é que eles vêm com uma quantidade impressionante de recursos personalizáveis - quase ao ponto de paralisia de escolha.
E se você quiser ativar momentaneamente para iniciar uma conversa com um colega de trabalho, basta colocar a mão no fone de ouvido direito. Este fone de ouvido direito também é onde você controla sua música usando gestos de toque, deslizando para pular faixas e ajustes de volume. Um recurso realmente interessante nesses fones de ouvido é o recurso de falar para conversar que tenta sentir quando você começa a falar. Uma vez que ele capta sua voz, ele pausa automaticamente sua música por um período de tempo predeterminado e passa o som ambiente. Todos esses recursos podem ser úteis para certos usuários, mas também podem ser novos (na melhor das hipóteses) e irritantes (na pior das hipóteses) para outros. É bom ver truques premium em um dispositivo desse nível de preço.
E depois há o aplicativo da Sony que controla muitos dos recursos acima e mais alguns. Você pode fazer tudo, desde definir o limite de tempo de desligamento automático até escolher o que o botão “personalizado” faz (ele alterna o cancelamento de ruído por padrão). Muito disso é esperado, mas eu me vi usando o recurso mais mundano:o EQ.
Aqui você pode alterar muito a forma como os fones de ouvido soam, e é uma ótima maneira de aumentar a resposta de frequência padrão reconhecidamente plana que você obtém com o XM4s pronto para uso. Em geral, gosto de ter aplicativos para controlar fones de ouvido assim, porque permite muito menos botões nos próprios fones de ouvido. No geral, acho que a Sony faz um bom trabalho em geral, mas não espere entender todas as opções e recursos imediatamente; certamente há uma curva de aprendizado.
Preço:Não para os fracos de carteira
Este é um par premium de fones de ouvido ANC, não há dúvida sobre isso. A menos que você esteja olhando para fones de ouvido verdadeiramente audiófilos (você sabe, as latas com fio que você usa com um amplificador valvulado), isso é quase tão caro quanto você esperaria pagar por fones de ouvido de consumidor.
Assim como na geração passada, a Sony lançou o XM4s por US $ 348, o que certamente não é acessível, mas como você obtém a mesma incrível qualidade de construção, conforto e resposta sonora, vale a pena para o usuário certo. Vou colocar desta forma:a Sony dedicou um tempo para dar a todos os aspectos desses fones de ouvido a atenção que eles precisam para
sentir e
som Prêmio. Desde que você possa pagar desde o início, provavelmente não terá remorso do comprador.
Sony WH-1000XM4 x Sony WH-1000XM3
Caso não tenha ficado óbvio ao longo desta análise, pelo número de vezes que comparei as duas gerações mais recentes dos WH-1000XMs, acho que esses dois fones de ouvido da Sony são os concorrentes mais próximos um do outro. Embora a Bose tenha fortes concorrentes nesta categoria, e os Surface Headphones da Microsoft também sejam uma entrada exclusiva, os WH-1000XM3s já eram meus fones de ouvido favoritos, ANC, over-ear. Não é surpresa que eu ache que os XM4s são os novos melhores.
Você pode usar a série Bose 700 e encontrar recursos semelhantes, e normalmente uma nova geração de um fone de ouvido antigo da mesma marca terá atualizações modernas suficientes para tornar os antigos obsoletos. No entanto, neste caso, os XM3s eram tão bons que acho que são uma opção viável se você estiver em cima do muro. As principais diferenças são os fones de ouvido um pouco mais grossos, uma resposta de som um pouco mais natural e mais sinos e assobios de software com os XM4s. No entanto, você pode economizar um pouco com os XM3s e, se já tiver os XM3s, não recomendo atualizar, a menos que você queira apenas o mais recente que a Sony tem a oferecer.
Os 7 melhores fones de ouvido com cancelamento de ruído, testados pela LifewireFinal Verdict
O rei sem surpresa O melhor cancelamento de ruído, a qualidade de som mais plana e natural, a sensação um pouco mais confortável e a qualidade de construção testada e comprovada tornam o Sony WH-100XM4 um acéfalo se seus bolsos forem fundos o suficiente. Se você precisa de algo que seja confortável o suficiente para passar um dia de trabalho em casa ou quer algo que soe bem e apague o rugido de um avião, esses fones de ouvido são simplesmente fantásticos.
Produtos semelhantes que analisamos:
- Fone de ouvido sem fio Mpow 059
- Bose QuietComfort 35 II
Especificações
- Nome do produto WH-1000XM4
- Marca do produto Sony
- B0863TXGM3
- Preço $ 348,00
- Data de lançamento agosto de 2020
- Peso 8,9 onças.
- Dimensões do produto 7,3 x 3 x 9,9 pol.
- Cor Preto ou Prata
- Garantia de 1 ano
- Sem fio/com fio sem fio
- Alcance sem fio 30 pés
- Duração da bateria 30 horas (com ANC), 38 horas (sem ANC)
- Especificação do Bluetooth Bluetooth 5
- Codecs de áudio SBC, AAC, LDAC