Compramos o Sennheiser HD 600 para que nosso revisor especializado pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. Apesar do que é visto no espaço de fones de ouvido do consumidor, o Sennheiser HD 600 é um dos poucos fones de ouvido com qualidade de estúdio voltados para profissionais, músicos e audiófilos. O campo fica ainda menor quando você lista apenas fones de ouvido abertos, em vez das latas totalmente fechadas com as quais você está acostumado. A história curta sobre o HD 600 é que eles são nada menos que notáveis, e você ficará surpreso com a quantidade de detalhes que eles capturam. Continue lendo para ver como eles se saíram em nossos testes.
Processo de design e configuração:grande e volumoso, com toques tradicionais
A aparência dos fones de ouvido de estúdio é quase sempre secundária. Durante décadas, esses tipos de produtos foram construídos para parecerem:profissionais e utilitários. Na verdade, muitos dos mais famosos, como a linha Sony MDR e a linha Sennheiser HD, nem foram atualizados significativamente desde o início dos anos 2000.
A primeira coisa que você provavelmente notará no HD 600 é o exterior de malha transparente na parte externa dos fones de ouvido gigantes. Isso permite uma visão do funcionamento interno dos drivers internos. Este não é apenas um visual legal (embora seja um efeito colateral feliz), isso ocorre porque os Sennheisers são projetados como fones de ouvido abertos. Falaremos mais sobre isso na seção de qualidade de som, mas isso serve para deixar o áudio e seu palco sonoro “respirar” um pouco.
O HD 600 é semelhante ao HD 650 mais caro em design, exceto por uma coisa importante - a casca azul/cinza salpicada nas partes plásticas. A Sennheiser chama isso de “azul de aço”. Aos nossos olhos, este não é o melhor visual para um par de fones de ouvido profissionais, pois sai um pouco datado, mas se você não é fã de cinzas e pretos sólidos e planos, esse pode ser um recurso bem-vindo para vocês.
O HD 600 é semelhante ao HD 650 mais caro em design, exceto por uma coisa importante - a casca azul/cinza salpicada nas partes plásticas.
Os gigantescos fones de ouvido medem cerca de 4,5 polegadas de diâmetro em seu ponto mais grosso e não são particularmente modernos. Eles se sentam em um ângulo de inclinação para trás para dar mais sensação de movimento. O logotipo da Sennheiser é estampado em prata na parte superior da faixa de cabeça e a marca “HD 600” está em azul brilhante logo acima de cada fone de ouvido. As almofadas têm pouco mais de meia polegada de espessura e são cobertas de veludo preto, e há quatro pequenas almofadas de espuma ao longo do interior da faixa de cabeça.
Finalmente, como os fios se conectam independentemente em cada lado do fone de ouvido, você tem fios saindo de ambos os lados da cabeça. A maioria dos toques de design são padrão para esta classe, mas se você não gosta de algo mais padrão e utilitário, isso pode não funcionar para você.
A configuração é simples. Conecte os dois cabos nos fones de ouvido, conecte o HD 600 à sua fonte de entrada de áudio e pronto. Obviamente, para obter uma boa experiência, você precisará de um conversor digital-analógico (DAC) e um amplificador de fone de ouvido.
Conforto:apertado e aconchegante, com forro de pelúcia
Um dos fatores mais importantes em um par de fones de ouvido de estúdio é o nível de conforto. A qualidade do som e a resposta de frequência são primordiais, mas se os fones de ouvido machucarem sua cabeça, seus ouvidos ou, com modelos mais pesados, seu pescoço, você não poderá usá-los por tempo suficiente para apreciá-los. O Sennheiser HD 600 está bem no meio do pacote para conforto. Por um lado, eles se encaixam perfeitamente na caixa, o que é bom para selar os ouvidos, mas não tão bom se você tiver uma cabeça grande. Eles provavelmente vão afrouxar um pouco com o tempo, mas é uma observação importante a ser lembrada.
Com pouco mais de meio quilo (a Sennheiser calcula isso em 0,57 libras), esses não são os fones de ouvido de monitor de estúdio mais pesados nem os mais leves que tentamos. Mas o que é impressionante é que os fones de ouvido são tão grandes, o ajuste é justo e uniforme, permitindo que você carregue o peso de uma maneira muito mais dispersa. Isso significa que, do ponto de vista da fadiga, o peso não será um fator importante.
O que vai ser um fator é a firmeza da espuma que a Sennheiser usou para encher as almofadas. Embora gostemos do tecido aveludado usado para cobrir os fones de ouvido (é uma reminiscência da versão icônica dos fones de ouvido da Beyerdynamic), a espuma interna parece ter uma maquiagem firme e densa. Isso contribui para o ajuste apertado, mas também não oferece muito perdão para a área fora das orelhas. No geral, daremos marcas de aprovação do HD 600s na frente de conforto com o cuidado de que você pode começar a sentir desconforto após um longo período de uso.
Qualidade de construção:construção decente, equilibrando peso e robustez
A qualidade de construção é extremamente importante, especialmente quando você está pagando algumas centenas de dólares por fones de ouvido de estúdio. Você tem que imaginar que vai colocá-los e tirá-los repetidamente durante as sessões, e se essas sessões durarem muito durante a noite, você estará colocando muita pressão sobre elas.
A Sennheiser fez um bom trabalho aqui, focando o material de construção onde importa e deixando os toques cosméticos leves para reduzir o peso. Onde mais vemos isso é na gaiola de metal que cobre a maior parte da construção do fone de ouvido - um recurso projetado para cuidar bem dos drivers sensíveis no interior. Embora a Sennheiser tenha usado plástico para a maior parte da faixa de cabeça e da caixa para reduzir o peso, o plástico é grosso e substancial, por isso temos confiança de que haverá algum abuso.
A Sennheiser fez um bom trabalho aqui, focando o material de construção onde importa e deixando os toques cosméticos leves para reduzir o peso.
A desvantagem na faixa de cabeça é o braço de ajuste de metal fino e a “oscilação” dos fones de ouvido nesta parte de metal. A maioria dos fones de ouvido gira horizontalmente em uma dobradiça giratória para se ajustar melhor a diferentes variedades de ângulos de orelha. O HD 600 não gira totalmente, apenas muda de posição para acomodar. Esta é uma boa solução para o conforto vestível, mas faz com que a conexão pareça um pouco fraca.
Finalmente, chegamos aos componentes de fiação e driver. Como os drivers internos são tão grandes e parecem ter algumas camadas de coberturas protetoras, estamos confiantes de que esses fones de ouvido durarão muitas sessões de audição antes de começar a mostrar artefatos sonoros. Também adoramos que a Sennheiser tenha escolhido cabeamento destacável em cada fone de ouvido, o que significa que um fio desgastado não o forçará a substituir toda a unidade de fone de ouvido. O cabo também parece bastante resistente. Não há razão para que você não consiga obter vários anos de uso do HD 600.
Qualidade de som:líder do setor, mas muito específica
A qualidade do som de um par de fones de ouvido de última geração como o HD 600 é um tópico complicado que envolve muitos fatores. O primeiro, e sem dúvida o mais importante, é a impedância, que é uma medida de quanta energia é necessária para acionar os fones de ouvido. Esses fones de ouvido usam impressionantes 300 ohms, o que é muito mais alto do que você veria em fones de ouvido de consumidor que são na maioria inferiores a 50 ohms. Isso significa que os fones de ouvido podem lidar com graus mais altos de amplificação, mas é uma faca de dois gumes. Você precisa de um amplificador ou pelo menos um dispositivo de reprodução que produza uma boa quantidade de energia para aproveitar ao máximo os fones de ouvido de alta impedância. Basicamente, você não terá muito volume e uma faixa dinâmica muito mais limitada se apenas conectá-los ao seu smartphone.
Isso não é surpreendente, considerando que o HD 600 deve ser usado como monitores profissionais de referência de estúdio. Além da suposição de que você os conectará a um amplificador ou interface de áudio, isso também significa que o espectro de frequência é muito mais plano do que algo como um par de fones de ouvido Beats com seus graves ultra acentuados ou fones de ouvido destinados a chamadas telefônicas com agudos para reforçar a voz falada.
Para o usuário médio, o HD 600 provavelmente é muito exigente e não soará muito bem em aplicações não amplificadas.
Especificamente, o HD 600 cobre de 12 a cerca de 39.000 Hz de frequência, e o faz de maneira muito verdadeira e honesta. Isso é ótimo para os produtores porque significa que o que você ouve nos fones de ouvido é o que sua mixagem real é. É importante ter em mente que o alcance é exagerado quando você considera que o alcance da audição humana é apenas teoricamente de 20 a 20.000. Claramente, a Sennheiser queria uma cobertura abrangente.
Curiosamente, esses fones de ouvido soaram muito limpos e claros quando usados no ambiente certo (em casa, em uma sala silenciosa, conectados a um amplificador de fone de ouvido). Para o usuário médio, o HD 600 provavelmente é muito exigente e não soará muito bem em aplicações não amplificadas.
Preço:um bom equilíbrio entre premium e alcançável
O HD 600 não é o monitor de referência mais caro da Sennheiser (veja o HD800 para isso), mas pode servir como uma alternativa mais acessível. O preço de tabela da Sennheiser é de US$ 399,95, mas na maioria das vezes você os verá na Amazon por pouco menos de US$ 300. Isso está de acordo com a concorrência e até um pouco mais acessível do que as opções comparáveis. Você pode obter uma construção mais versátil se aumentar o preço, este é um bom meio termo entre o exorbitantemente caro e o nível intermediário de monitores profissionais e abertos.
Concorrência:apenas algumas marcas a serem consideradas
Sennheiser HD 650: O 650 amplia um pouco o espectro de frequência e oferece uma qualidade de construção um pouco melhor, mas você terá que pagar um pouco mais.
Beyerdynamic DT990: Com copos de veludo semelhantes e opções para uma classificação de ohms comparável, você pode chegar perto do desempenho do HD 600 com o DT990. Também é um pouco mais acessível.
Sony MDR-7506: Estes são o padrão da indústria para fones de ouvido fechados e são muito mais baratos com uma classificação de ohm mais baixa. Mas eles não fornecem tantos detalhes em comparação com o HD 600 (desde que você esteja usando um amplificador de fone de ouvido).
Produtos semelhantes que analisamos:
- Sennheiser HD 650
- Sennheiser HD1 grátis
- Sennheiser PXC 550
Especificações
- Nome do produto HD 600
- Marca do produto Sennheiser
- UPC 615104044654
- Preço $ 399,95
- Peso 0,57 libras.
- Dimensões do produto 6,5 x 3,75 x 8 pol.
- Cor Azul Aço
- Com fio/sem fio Com fio
- Resposta de frequência 12–39000 Hz
- Impedância 300 ohms
- Garantia de 2 anos