Ao longo dos anos, eu possuo, demo, revisei e vendi provavelmente centenas de conjuntos de fones de ouvido. Mas apenas alguns realmente deixaram uma impressão em mim, e menos ainda, realmente entraram na minha coleção.
Como audiófilo, sou apaixonado por garantir que a experiência sonora que as pessoas tenham ao ouvir sua música seja a melhor.
É uma expectativa pessoal de que meu hardware me comove e também uma expectativa de que eu possa ajudar os outros a experimentar a sensação que o áudio de qualidade real oferece a você.
Escolha do Editor
Beyerdynamic DT-1990-Pro
Os Beyerdynamic DT-1990-Pro são os fones de ouvido mais versáteis e honestos da minha coleção no momento. Eles caíram de preço significativamente ao longo do tempo e valeram o preço original na minha opinião. Nada é inflado ou esculpido e o palco sonoro geral e a assinatura sonora são excelentes. VEJA NA AMAZON Veja na Beyerdynamic Leia nossa análise completa
Cerca de 10 anos atrás, quando comecei a Headphones Canada, meu objetivo era, na verdade, possuir um conjunto de monitores intra-auriculares Shure SE846. E percebi, em vez de apenas gastar o dinheiro, que lancei um desafio pessoal para criar uma maneira de financiar essa compra.
Esse foi o nascimento da Headphones Canada, que fez tanto sucesso que nem me incomodei em comprar o SE846 no final. E o pináculo IEM que eu busquei foi um conjunto de monitor intra-auricular personalizado.
Se começarmos no começo, provavelmente voltaríamos para 2004 ou 2005, quando ganhei meu primeiro conjunto de fones de ouvido Etymotic, o ER-4 (ainda um conjunto incrível de fones de ouvido e agora modelos ER4SR e XR).
A Etymotic era tradicionalmente uma empresa de audição, uma empresa especializada em audição, mas começou a produzir fones de ouvido neutros de som incrivelmente bonito, semelhantes a monitores intra-auriculares na década de 1990. Eles tinham uma pequena ponta de espuma... eles ainda têm... que você aperta, coloca no ouvido e ouve sua música. Só me lembro que foi uma das primeiras experiências com fone de ouvido que realmente me impressionou.
O próximo conjunto de monitores intra-auriculares que eu possuía e com o qual fiquei realmente impressionado foi o Shure E2c, que era quase um precursor ou um pré-corredor da série SE, como o SE215, SE535, SE846, etc.
O E2c também tinha fones de ouvido grandes que você amassava e colocava o fone de ouvido no ouvido, e então o selo os tornava uma experiência de áudio incrivelmente auto-isolante e deliciosa. Eu passava muito tempo viajando naqueles dias, especialmente no metrô de Londres, então isso tornava a viagem muito mais agradável.
Isso ainda está em um momento da história em que os monitores intra-auriculares audiófilos não eram tão amplamente fabricados quanto agora e havia muito menos marcas.
Avance um pouco e começamos a usar os fones de ouvido.
E como alguém que estava viajando muito pela Europa, eu realmente queria um conjunto decente de fones de ouvido com cancelamento de ruído ativo, mas na época não tinha um orçamento enorme. Meu, o que eu acho que foi Audio-Technica ATH-ANC9 que eu comprei na época foi exatamente o que o médico receitou.
Eles não eram muito caros, mas o cancelamento de ruído ativo era adequado e suficiente para minhas necessidades, e a qualidade do som era perfeitamente aceitável.
Eles percorreram um longo caminho desde então e criaram alguns fones de ouvido realmente impressionantes. Mas o que realmente os tornou os favoritos foi que, por esse preço, eu poderia obter cancelamento de ruído ativo com qualidade de áudio aceitável, uma duração decente da bateria e não ter que pagar uma fortuna absoluta.
Estes foram substituídos pelos Bose QC15s. E os Bose QC15s subiram de nível, novamente.
Os Bose QC15s foram ótimos em seu tempo, mas nunca foram meus favoritos. Eu gostei deles, mas eu odiei o estilo. O cancelamento de ruído foi ótimo, mas eu realmente não consegui me apaixonar pela assinatura sonora. Então eles não entraram no meu suporte de fones de ouvido favorito.
O QC35, no entanto, que eu possuía muitos anos depois, tornou-se um companheiro inabalável para qualquer viagem que eu fizesse que envolvesse trens, aviões ou automóveis. Meu trabalho na época exigia voos de longa distância, o mais longo dos quais era uma viagem sem escalas de 17 horas e meia de Auckland a Dubai e depois um voo de quase oito horas de lá para Londres Heathrow.
Eu estava no top 1% dos viajantes globais neste momento, por distância, e meus Bose QC35s foram um apoio absoluto durante esses tempos. Embora eu não tenha me apaixonado originalmente pela assinatura sonora, eles eram leves, confortáveis, a duração da bateria era excelente e não deixavam meus ouvidos quentes nessas longas jornadas.
Eles eram flexíveis o suficiente para que eu pudesse dormir de lado e usar um fone de ouvido. E, eventualmente, descobri como enrolar meu travesseiro de viagem de cabeça e pescoço para cortar o fone de ouvido para que eu pudesse dormir de lado com os dois fones de ouvido.
O Bose QC 35 e depois o QC 35ii, e agora o Bose QC 45, na minha opinião, podem não oferecer a todos a experiência audiófila que desejam. Mas para mim, pessoalmente, prefiro muito mais sua assinatura sonora ao Sony WH-1000XM4.
Contendor
Fones de ouvido ANC sem fio Bose QC 45
A atualização do QC 35 para o QC 45 é um acéfalo para mim. Adoro a luminária, o fato de não esquentar, a longa duração da bateria e o estojo é um dos meus melhores itens de transporte para o plano. Ele lida com meu passaporte, caneta e cabos. A assinatura sonora é algo que eu realmente aprecio, apesar de não ter certeza de começar. IMO – melhor que Sony, melhor que B&W, melhor que Apple. VEJA NA AMAZON Veja na Bose View na Best Buy
A assinatura de som da Sony, para mim, é um pouco pesada e lanosa demais na extremidade inferior, enquanto eu acho a assinatura de som e o palco da Bose muito mais agradáveis de ouvir, especialmente por longos períodos. A fadiga auditiva é realmente baixa.
O Sennheiser 598, comprei por um bom negócio. Mas enquanto eles eram excelentes fones de ouvido, eu definitivamente acho que o passo para o Sennheiser HD 650 foi um avanço significativo. Os Sennheiser HD 650s são fones de ouvido de 300 ohms, então você definitivamente quer algo para alimentá-los.
O parceiro que escolhi primeiro, o amplificador de fone de ouvido portátil FiiO A3, foi trocado por uma pilha de áudio Schiit – DAC e amplificador de fone de ouvido. O HD 800 e o HD 800 S me impressionaram, mas não senti a necessidade de passar dos anos 650 para um fone de ouvido de palco aberto e de ponta aberta.
Para mim, o aumento do custo não valeu a pena.
Agora, sem dúvida, um dos meus fones de ouvido favoritos de todos os tempos… que ainda é meu grampo, embora, infelizmente, uma das molas do fone de ouvido esquerdo esteja quebrada… é o meu Fostex TH-X00 que eu comprei da Drop.
Eles têm um final bonito, natural, mas cheio de fundo, muitos médios e agudos, e me fazem sentir o mais próximo possível do Hi-Fi para uma unidade que custava apenas US $ 400 na época.
Em uma viagem ao Japão, passei muito tempo em Akihabara demonstrando alguns dos fones de ouvido magnéticos Planar disponíveis na STAX e HiFiMan, mas nunca me apaixonei pela assinatura de som magnético Planar.
Enquanto eu comecei a história falando sobre monitores intra-auriculares, não vou passar pelos meus monitores intra-auriculares favoritos para os propósitos deste artigo de opinião. Vou ficar com os fones de ouvido e realmente concluir com o que provavelmente é meu fone de ouvido favorito de todos os tempos, até hoje.
Por diferentes razões, comecei com o Beyerdynamic 770 PRO, que achei uma incrível relação custo / benefício, som incrível e lindamente neutro. Mas, quando entrei no Beyerdynamic DT 1990 PRO, sabia que provavelmente havia alcançado o auge atual da minha experiência pessoal com fones de ouvido até hoje.
Na época, eles haviam lançado por mais de mil dólares, e a Beyerdynamic me enviou um par para revisar, o que eu não fazia há algum tempo. Quando finalmente consegui, e realmente passei um tempo decente com esses fones de ouvido, fiquei impressionado com a incrível representação de alcance desde a extremidade inferior até os agudos.
Qualquer coisa que eu jogasse nesses fones de ouvido me fazia sorrir.
Qual é minha linha de fones de ouvido atual?
Neste momento, meu Fostex TH-X00 tem um lugar na mesa do escritório. Meu Beyerdynamic DT 1990 PRO, uso para edição de vídeo e para ouvir áudio em casa.
Meu monitor intra-auricular atual é difícil de escolher no momento, e meu Bose QC 35 acabou de morrer após 5 anos de uso extensivo - eu os emprestei a alguém e eles voltaram indispostos.
E assim, felizmente, é hora de experimentar o Bose QC 45 e ver como eles funcionam.
Com a abertura das viagens novamente, definitivamente estou ansioso para experimentá-los em um longo voo para algum lugar com sol, praias e Pina Coladas.
Você tem um fone de ouvido favorito? Deixe-me saber nos comentários abaixo. Eu adoraria ouvir o que você gosta.