>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> fones de ouvido

Melhor configuração para audiófilos iniciantes – começando sua jornada sonora


Com o advento do streaming, a maioria das pessoas não está prestando atenção à qualidade (ou fidelidade) do som que está sendo transmitido através de seus fones de ouvido ou alto-falantes. No entanto, alguns de nós ainda apreciam a pura alegria que o áudio de alta qualidade pode trazer.

Se você se enquadra nessa categoria de seres raros que não estão apenas satisfeitos com o som que seu par médio de fones de ouvido pode oferecer e estão dispostos a experimentar, este artigo é para você. Junte-se a mim enquanto eu o conduzo pelo que considero uma configuração de som iniciante para audiófilos.

Mas, uma ressalva antes de começar. Este artigo não pretende ser um guia completo para uma configuração audiófila de nível básico. Estou apenas tentando dar sugestões práticas aos novatos e o que eles podem esperar alcançar com um orçamento limitado.

Fonte


O aspecto mais crucial da sua jornada audiófila começa aqui. Esta é a fonte do seu som. Se você tem uma fonte de áudio ruim, mesmo um sistema de alta fidelidade não pode salvar o som. Da mesma forma, serviços de streaming como Spotify e Amazon Music não serão suficientes se você estiver procurando pela fonte de áudio da mais alta qualidade.

Para a representação mais precisa da gravação em estúdio, você provavelmente terá que confiar em masters digitais, mas eles são difíceis de obter e não são acessíveis a ouvintes comuns. Então, o que você faz como audiófilo iniciante para tirar o melhor proveito de sua fonte de áudio?

Bem, dependendo do seu orçamento, listei três opções.

1:Discos de vinil


Vamos começar com a escolha mais popular entre os audiófilos e também um pouco complicada. Muitos puristas dirão que esta é a única maneira de realmente ouvir música. Não tenho certeza se concordo com esse sentimento, mas posso dizer por experiência própria que há algo mágico em ouvir seu álbum favorito em vinil.

No entanto, há algumas coisas que você precisa considerar antes de iniciar sua coleção. O mais importante é a condição do próprio registro. Você vai querer garantir que seja o mais próximo possível da condição de hortelã.

Outra coisa a ter em mente é o peso do registro. Muitos audiófilos dirão que um disco de vinil pesado é melhor que um padrão. O raciocínio por trás disso é que os vinis pesados ​​são menos propensos a deformar e, portanto, são menos propensos a danificar sua agulha.

A próxima coisa que você precisa é de um bom toca-discos. Eu recomendaria algo básico como o Audio-Technica AT-LP120 USB. É um ótimo toca-discos para iniciantes que fará um excelente trabalho girando seus discos. Este também possui um pré-amplificador embutido que é necessário para amplificar o sinal fraco do cartucho fonográfico do toca-discos, para que seus alto-falantes possam reproduzi-lo em um volume razoável.

Suponha que você escolha um toca-discos sem um pré-amplificador phono embutido. Eu recomendaria algo como o Schiit Magni Heresy, que é um ótimo pré-amplificador de orçamento.

2:CDs


Se você ainda não está disposto a investir em um vinil, sua próxima melhor aposta seriam os CDs. Eles são mais fáceis de armazenar e manusear do que o vinil e oferecem uma qualidade de som muito boa. Eles também são mais acessíveis do que os discos de vinil.

A única desvantagem é que eles podem ser caros se você quiser construir uma coleção decente. Mas, ao iniciar sua configuração de audiófilo iniciante, recomendo comprar alguns de seus álbuns favoritos em CD.

A melhor maneira de reproduzir seus CDs é através de um CD player dedicado. Eu recomendaria algo como o CD Player Sony CDP-CE500 5-Disc Change. É um ótimo player de nível básico que fará um excelente trabalho ao reproduzir seus CDs.

3:streaming sem perdas


A última e provavelmente mais conveniente opção é usar um serviço de streaming sem perdas. O áudio sem perdas é basicamente áudio com qualidade de CD que foi compactado para que possa ser transmitido mais facilmente. Os dois serviços de streaming sem perdas mais populares são Tidal e Qobuz. Ambos os serviços oferecem fluxos de áudio de alta qualidade a um preço muito acessível.

A única desvantagem é que você precisa de uma boa conexão com a Internet para transmitir áudio sem perdas sem soluços. Eu também recomendaria usar uma conexão com fio em vez de Wi-Fi para evitar possíveis interrupções no sinal.

Se você quiser levar sua configuração audiófila de nível básico um passo adiante, você pode conectar seu dispositivo de streaming a um DAC (Digital to Analog Converter). Existem muitos por aí, mas eu recomendaria o Schiit Modi 3A se você estiver com orçamento limitado.

Players de áudio digital


A opção final da nossa lista é para aqueles que querem levar sua música para onde quiser. Se você está procurando a melhor qualidade de som em um formato portátil, deve procurar um reprodutor de áudio digital (DAP).

Existem muitas ótimas opções por aí, mas a que eu recomendaria para iniciantes é o Fiio M11. É um DAP de ótima sonoridade com um amplificador embutido e suporta arquivos de áudio de alta resolução. Você também pode emparelhar o Fiio M11 com um bom par de monitores intra-auriculares (IEMs) ou fones de ouvido e obter uma excelente qualidade de som.
SAIBA MAIS SOBRE ESSA? Leitor de Áudio Digital Fiio M11 Ver Preço

Saídas


Agora que discutimos a fonte, o próximo passo da sua configuração audiófila de nível básico é descobrir a saída. Muito depende desta etapa do processo também. Um bom conjunto de alto-falantes ou fones de ouvido pode fazer muita diferença na sua experiência auditiva.

Oradores


Se você quiser usar alto-falantes, precisará descobrir qual sistema de alto-falante deseja. Existem dois tipos principais:

Alto-falantes ativos:são alto-falantes amplificados que vêm com seu próprio amplificador embutido. Eles são ótimos para configurações de audiófilos iniciantes porque são fáceis de configurar e não requerem muito equipamento adicional. Eu recomendaria algo como o Edifier R1280T Powered Bookshelf Speakers.

Alto-falantes passivos:Alto-falantes passivos requerem um amplificador externo para alimentá-los. Estas são uma ótima opção se você quiser atualizar seu sistema mais tarde. Mas, para iniciantes, eu recomendaria obter alto-falantes ativos. No entanto, se o seu coração estiver em um alto-falante passivo, recomendo obter algo como um alto-falante passivo de estante Audioengine HDP6.

Amplificadores


Se você decidir optar por um sistema de alto-falante passivo, o próximo equipamento necessário é um amplificador. O amplificador é responsável por pegar o sinal da sua fonte e amplificá-lo para que seus alto-falantes ou fones de ouvido possam reproduzi-lo em um volume mais alto.

Existem muitos tipos diferentes de amplificadores, mas os dois tipos principais são amplificadores de estado sólido e amplificadores valvulados.

Amplificadores de estado sólido:Amplificadores de estado sólido são o tipo mais comum de amplificador. Eles são tipicamente mais acessíveis do que os amplificadores valvulados e oferecem excelente qualidade de som. Eu recomendaria algo como o Audioengine D1 se você estiver procurando por um amplificador de estado sólido econômico e com ótima sonoridade para seus alto-falantes ou fones de ouvido.

Amplificadores valvulados:Os amplificadores valvulados são menos comuns que os amplificadores de estado sólido, mas oferecem um som mais quente e natural. Eles são mais caros, mas valem a pena se você deseja a melhor qualidade de som. Eu não recomendaria isso para sua configuração de audiófilo iniciante, pois você deseja emparelhá-los com equipamentos de qualidade muito melhor para tirar o máximo proveito deles.

Fones de ouvido


Se os alto-falantes não são sua escolha preferida, as próximas melhores coisas são um sólido par de fones de ouvido audiófilos. Se você quiser usar fones de ouvido, você tem algumas opções. Você pode obter fones de ouvido de tamanho normal, fones de ouvido ou monitores intra-auriculares (IEMs).
SAIBA MAIS SOBRE ESSA? Beyerdynamic DT-1990 Pro Ver Preço
Fones de ouvido de tamanho normal:Estes são o maior tipo de fones de ouvido e oferecem a melhor qualidade de som. Eles também são os mais confortáveis ​​de usar por longos períodos. Eu recomendaria algo como o Sennheiser HD 600 se você estiver procurando por um ótimo par de fones de ouvido em tamanho real. Ou um Beyerdynamic DT 770 PRO se você estiver com um orçamento mais apertado.

Fones de ouvido:os fones de ouvido são menores que os fones de ouvido e ficam em cima dos ouvidos, em vez de ao redor deles. Eles não oferecem a mesma qualidade de som dos fones de ouvido, mas são mais portáteis e podem ser usados ​​por longos períodos sem causar muito desconforto. Eu recomendo algo como o Sony MDR7506 se você quiser um ótimo par de fones de ouvido.

Monitores intra-auriculares:Os monitores intra-auriculares (IEMs) são o menor tipo de fone de ouvido e se encaixam diretamente no canal auditivo. Eles oferecem excelente qualidade de som e são incrivelmente portáteis. Eles são minha escolha pessoal quando se trata de ouvir minhas músicas favoritas, pois acredito que são ideais para uma experiência de áudio imersiva. Para sua configuração audiófila de nível básico, recomendo algo como o Shure SE215 se você estiver procurando por um ótimo par de IEMs de menos de US $ 100.

O IEM também é um segmento de fones de ouvido onde as marcas Chi-Fi (Chinese Hi-fi) brilham. Alguns dos melhores IEMs de nível básico nesta categoria seriam o CCA C-12 ou o Tin Audio T2.

Amplificadores de fone de ouvido


Dependendo dos fones de ouvido escolhidos, alguns podem ter melhor desempenho quando conduzidos usando um amplificador de fone de ouvido dedicado. Isso é particularmente verdadeiro para fones de ouvido de tamanho normal, que exigem mais energia para alcançar o som ideal. Mas você também pode extrair mais qualidade de som do seu IEM menor, conduzindo-os com um amplificador de fone de ouvido.

Alguns bons amplificadores de fone de ouvido são o FiiO BTR5 e o Schiit Vali 2+ Tube Amp.

Cabos


Cabos de qualidade são o último equipamento que você precisará para sua configuração de audiófilo iniciante. Os cabos são necessários para conectar todos os seus equipamentos juntos. Existem muitos tipos de cabos, mas os dois tipos principais são cabos de interconexão e cabos de alto-falante.

Cabos de interconexão são usados ​​para conectar sua fonte ao seu amplificador. Para isso, recomendo algo como o cabo de interconexão SKW Audiophile. O segundo tipo são os cabos de alto-falante, que conectam seu amplificador aos alto-falantes. Eles vêm em vários comprimentos e podem ser simples ou balanceados. Eu recomendo algo como o cabo de alto-falante coaxial (Mogami 3082) se você estiver procurando por um ótimo cabo de alto-falante.

Você também pode atualizar os cabos existentes em seus IEMs para uma versão prateada ou dourada, como Moondrop Autumn Moon (Gold Plated) ou o FiiO LC-RC (Silver Plated).

Então, aí está, seu próprio guia de configuração para audiófilos iniciantes. Agora que você tem todas as informações de que precisa, é hora de sair e experimentar!

Mas lembre-se, nem sempre é apenas sobre o equipamento. A experiência de audição é o que conta. Então, o que quer que lhe dê a melhor experiência de audição de música, vá para essa configuração e atualize lentamente ao longo do tempo. Dessa forma, você se divertirá ao máximo em sua jornada audiófila!