Está mais fácil do que nunca ouvir música em movimento, mas e em casa? Como você pode configurar um sistema de música em casa (ou sistema de home theater) que permite compartilhar sua música com seus amigos e familiares? A verdade é que, com um pouco de planejamento, você pode construir um sistema de alto-falantes estéreo incrível em sua casa por menos dinheiro do que você imagina.
Comece descobrindo quanto você pode gastar
Antes mesmo de começar a procurar, a primeira coisa que você deve fazer é descobrir quanto está disposto a gastar. Há tanto por aí, incluindo alguns achados incríveis de segunda mão, que você pode construir um sistema de som surround decente com qualquer orçamento, mas precisa saber com o que está trabalhando antes de começar a procurar.
Ao planejar seu orçamento, certifique-se de obter equipamentos com aproximadamente o mesmo nível de qualidade. Por exemplo, você não quer comprar os alto-falantes mais caros que encontrar e emparelhá-los com um toca-discos completo ou um receptor estéreo barato. Tente manter a consistência para obter a melhor qualidade de som dos alto-falantes estéreo.
Novo, usado ou antigo?
Fonte:canva.com
É tentador pensar que equipamentos de som pouco usados ou vintage não valem a pena, mas a verdade é que a maioria dos equipamentos antigos foi construída de forma sólida e projetada para durar décadas. Se você encontrar uma peça decente a um bom preço, pegue-a e trabalhe-a em sua configuração, especialmente se estiver tentando manter um orçamento apertado. Tenha em mente, porém, que quanto mais velha a peça, mais difícil será o reparo, pois as peças não estão prontamente disponíveis.
Há muitos equipamentos novos disponíveis, mas você não terá tantas opções. O novo equipamento vem com garantias e suporte ao usuário, e é mais provável que funcione perfeitamente com dispositivos modernos, como smartphones e tablets.
Você pode misturar e combinar equipamentos, no entanto. Por exemplo, se você tiver um toca-discos vintage, poderá usá-lo com alto-falantes modernos. Apenas certifique-se de comprar de um vendedor respeitável para saber que está recebendo o melhor serviço, seja comprando novo ou usado.
O Equipamento
Algumas pessoas se perguntam por que precisam de um sistema estéreo doméstico, já que existem tantos alto-falantes Bluetooth por aí, mas os sistemas estéreo domésticos reais criam uma experiência muito melhor. Aqui estão as peças essenciais para sistemas estéreo domésticos:
Amplificador
Os amplificadores recebem sinais sonoros, os amplificam e os enviam para os alto-falantes. Os sinais podem vir de praticamente qualquer dispositivo, incluindo iPhones, CD players, toca-discos, toca-fitas ou rádio AM/FM.
Oradores
Fonte:canva.com
Uma coisa importante a considerar sobre os alto-falantes é seu tamanho. Algumas pessoas têm espaço e orçamento para grandes alto-falantes estéreo com woofers de 18 polegadas, enquanto outros podem querer algo menor, como um alto-falante de estante.
Não se preocupe se você não tiver muito espaço de sobra. Há uma abundância de pequenos alto-falantes de alta qualidade especializados para lidar com sons de baixa frequência. Quando emparelhado com um subwoofer, resista aos maiores.
Pré-amplificadores de fone
Algumas pessoas juram que a música soa melhor em vinil. Se você tem um toca-discos, você precisa de um pré-amplificador phono. Os toca-discos enviam sinais um tanto fracos quando comparados a outras fontes de música. Um pré-amplificador phono aumenta o sinal fraco para melhorar o som e é uma adição extremamente acessível à configuração do seu sistema de áudio.
Toca-discos
Você já pode ter um toca-discos ou pode estar apenas começando sua coleção de vinil e precisa adicionar um à sua nova configuração. Se você estiver olhando para novos modelos, a maior diferença é que eles são de acionamento direto em vez de acionados por correia. Embora possam ser um pouco mais barulhentos, eles também são mais confiáveis e construídos para durar muito tempo.
Dito isto, se você já possui um modelo antigo bem conservado, use-o. Apenas lembre-se de que você provavelmente precisará de um pré-amplificador phono e o cinto eventualmente precisará ser substituído à medida que se esticam ao longo do tempo.
Existem alguns toca-discos all-in-one de baixo custo que podem ser tentadores, mas eles não oferecem o mesmo tipo de qualidade que você pode esperar de um toca-discos tradicional. Se você não pode pagar nada além de um all-in-one barato, talvez pense em pular um toca-discos completamente.
Cartuchos Fono
Fonte:canva.com
Se você estiver comprando um toca-discos usado ou preparando o seu para uma nova configuração, talvez seja necessário atualizar algumas coisas. O cartucho é o dispositivo que contém a agulha, que é a única parte do toca-discos que entra em contato com o vinil. Existem dois tipos principais de cartuchos, ímã móvel e bobina móvel, portanto, certifique-se de saber qual deles é compatível com o seu toca-discos. Eles geralmente não são intercambiáveis.
Cabos e Conectores
Conectar tudo pode ser um pouco complicado, especialmente se você estiver usando uma mistura de equipamentos antigos e novos. Alguns dispositivos digitais precisam apenas de um cabo simples de ⅛ polegadas para conectá-los a um amplificador ou receptor.
Outros dispositivos não possuem saídas analógicas, então você terá que investir em um conversor digital para analógico ou DAC. Os DACs oferecem um som muito melhor do que o encontrado na maioria dos computadores ou produtos digitais e são extremamente acessíveis.
Ao comprar cabos e conectores, é sempre melhor comprar mais do que você precisa. Having extra is never a bad thing, and if you got the wrong connector, there’s a chance you might already have what you need on-hand.
Home Stereo Systems:Better than a Bluetooth Speaker
Look, Bluetooth speakers are great. They produce an amazing sound that’s much better than the old tinny music that used to come out of small CD and cassette players. They’re perfect for the office or to take with you to a hotel room or when camping. If you want the best possible sound for listening to music at home, building a home stereo system is the way to go. There are so many options out there, both new and used, that you won’t have to spend an obscene amount of money to get a great sound.
Source of featured image:canva.com