Se você está tentando decidir qual configuração de alto-falante obter para o seu sistema de home theater, pode estar travado debatendo entre uma barra de som e um som surround. As barras de som são uma atualização popular para um sistema de alto-falantes de TV de tela plana padrão, mas elas podem realmente competir com uma verdadeira configuração de som surround?
Os audiófilos lamentarão a escolha de uma barra de som acreditando que você nunca terá a mesma experiência de áudio quando comparado a um sistema de som surround. Há alguma verdade nisso, mas se você estiver olhando para uma barra de som, é uma boa escolha se:
- Você tem uma sala pequena que não pode acomodar alto-falantes de som surround
- Você tem uma sala, como uma sala/cozinha em plano aberto, que não tem lugar para colocar alto-falantes de som surround
- Você não tem aprovação WAF
- Você não pode passar fio de alto-falante pela sala e as opções de surround sem fio ainda são um pouco limitadas
- Você não tem orçamento para nada além de uma barra de som
- Você não leva muito a sério o home theater, o áudio doméstico e só quer melhorar o som da sua TV.
Você deve saber que existem algumas barras de som realmente impressionantes disponíveis (incluindo aquelas com Dolby Atmos) no mercado.
Pessoalmente, sou um grande fã de som surround se você puder fazê-lo funcionar, mas custa mais (geralmente) fazer isso direito e você precisa de espaço, especialmente se estiver olhando para uma configuração completa de alto-falante Dolby Atmos e talvez até tem um projetor para combinar.
Vamos dar uma olhada mais de perto na barra de som versus o som surround para ver o que é bom e ruim em cada um para ajudá-lo a determinar qual configuração é a correta para o seu home theater.
O que é uma barra de som?
Uma barra de som é um tipo de alto-falante longo e largo, capaz de projetar áudio com mais eficiência do que um alto-falante de televisão padrão. Como o próprio nome sugere, as barras de som são muito mais largas do que altas, o que significa que são fáceis de montar acima ou abaixo de uma televisão. Uma barra de som é essencialmente vários alto-falantes alojados em um gabinete conveniente, capaz de criar um efeito de som surround. Eles geralmente vêm com um subwoofer separado para adicionar ainda mais profundidade ao efeito geral.
As barras de som se tornaram cada vez mais populares desde que as TVs de tela plana se tornaram a norma e tudo se tornou muito mais elegante e menor. Os alto-falantes embutidos na maioria das TVs de tela plana não são muito eficazes se você estiver procurando por um som semelhante ao de um cinema, e uma barra de som ajuda a preencher essa lacuna de maneira compacta.
Prós:
- As barras de som são fáceis de instalar e conectar à sua TV de tela plana existente.
- Eles têm um design moderno e elegante que combina com o restante dos componentes eletrônicos da sua configuração.
- Eles são extremamente eficazes em espaços menores.
- Quando configurados corretamente, eles recriam muito bem a experiência de som surround.
Contra:
- Eles não recriam bem o som surround em grandes espaços.
- Talvez seja necessário investir em um subwoofer adicional.
- A experiência não é uniforme em toda a sala, pois há pontos ideais perto de onde o bar está instalado.
O que é som surround?
Fonte:canva.com
O som surround é uma maneira de enriquecer a profundidade do som usando vários alto-falantes colocados estrategicamente ao redor da sala, cercando o ouvinte. As configurações de som surround variam, mas a mais comum usa seis alto-falantes – um na frente da lista; uma à esquerda e à direita do ouvinte a 60 graus; e um à esquerda e à direita do ouvinte em 100 a 120 graus. Geralmente, há um ponto ideal bem no centro, mas os efeitos são bastante impressionantes, desde que você esteja posicionado no centro da configuração.
Prós:
- Você pode colocar os alto-falantes conforme necessário para melhorar a acústica.
- Os graves são muito superiores a uma barra de som.
- Esta configuração recria uma verdadeira experiência de som surround, como em um cinema.
Contra:
- A configuração é complicada, pois a maioria dos alto-falantes precisa ser conectada ao receptor. Existem opções sem fio, mas são limitadas.
- O som surround é significativamente mais caro do que uma barra de som.
- Há muitos equipamentos envolvidos, que ocupam muito espaço.
Qual é melhor?
A verdade é que tanto as barras de som quanto o som surround têm seu lugar, então não é realmente uma pergunta justa perguntar qual é o melhor. Em vez disso, pergunte a si mesmo o que é melhor para você. O número de alto-falantes necessários para uma configuração de som surround adequada pode não ser realista para um espaço menor, mas uma barra de som é perfeitamente capaz de aumentar a qualidade do som de sua configuração muitas vezes.
Barra de som x som surround
Fonte:canva.com
Se você está tentando comparar diretamente uma barra de som e um sistema de som surround, nem sempre é fácil de fazer. Existem algumas especificações a serem consideradas ao determinar qual é o melhor para o seu home theater, incluindo:
Sensibilidade
A sensibilidade refere-se à eficácia dos alto-falantes na conversão de potência em volume. Quanto mais sensíveis forem os alto-falantes, menos energia eles precisam para produzir um som de alta qualidade e vice-versa. Simplificando, quanto maior a sensibilidade, mais alto e mais claro o som.
Resposta de Frequência
Os humanos podem ouvir frequências entre 20 e 20.000 Hz. Sons na extremidade inferior, digamos, menos de 40 Hz ou mais, são os sons que você pode sentir mais do que pode ouvir, como um baixo baixo que vibra seu assento. Idealmente, o alcance que um alto-falante cobre deve informar se ele produz ou não um som realista, mas a verdade é que não é tão simples assim. Uma ampla faixa é ideal, mas não é a única coisa que influencia a qualidade do som.
Impedância
Todos os alto-falantes têm uma classificação de impedância, que informa o quão difícil é ligar o alto-falante. Quanto menor a impedância, mais eficiente é o alto-falante na produção de som. Dito isso, não se prenda muito a isso. Se o alto-falante é de seis, oito ou 10 ohms, essa classificação é apenas uma linha de base. A impedância realmente flutua muito. O que você deve focar, porém, é se a classificação de impedância do alto-falante corresponde ao receptor ou amplificador.
Como escolher
Uma barra de som não produz os mesmos efeitos que um verdadeiro sistema de som surround, e não há como esperar que isso aconteça. O som surround é muito mais envolvente com vários alto-falantes colocados estrategicamente ao redor da sala. Uma barra de som é um banco longo e amplo de alto-falantes que é fácil de montar perto de sua TV.
Mas isso não significa que uma barra de som não seja uma escolha extremamente eficaz nas circunstâncias certas. Se você tem uma sala de estar pequena ou média e deseja uma experiência de som melhor do que aquela que vem dos alto-falantes da sua TV de tela plana, uma barra de som é a escolha perfeita. Nesse caso, um sistema de som surround provavelmente será um pouco demais para o espaço.
Por outro lado, se você tiver uma sala grande, o áudio de uma barra de som provavelmente se perderá. Neste caso, uma configuração de som surround é o caminho a percorrer. Com um espaço maior, é mais fácil colocar os alto-falantes adequadamente para aprimorar a experiência sem produzir um som que sobrecarregará a sala.
Se você tiver dúvidas, envie-as para mim nos comentários abaixo e eu adoraria ajudar ou discutir mais.
Fonte da imagem em destaque:canva.com