Quem não ama a ideia de deixar de lado o clássico
Guitar Hero controlador e se tornar um herói da guitarra de verdade? (Que estranho é que
Guitar Hero é tão antigo que é retrô?)
Mas não importa quantos anos eu tenha, ainda sinto uma sensação de magia toda vez que ouço um guitarrista particularmente bom. Há apenas algo sobre o fato de que bastam alguns movimentos dos dedos para liberar todo um mundo de brilho musical que nunca deixa de me encher de alegria.
Como muitos de vocês sabem de muitos dos meus outros artigos, como monitores intra-auriculares e acessórios para guitarra, eu sou um guitarrista.
Acho que bons músicos sempre fazem parecer sem esforço, mas se você está apenas começando ou procurando melhorar seu jogo, coisas como mudar o tom com um capo, ou como o capo funciona ou qual você deve escolher, podem parecer impossíveis.
A frustração pode matar sua paixão por jogar – e isso parte meu coração.
Então, vamos esclarecer o que são os capos e o que os melhores capos de guitarra podem fazer por você.
Capo 101
Para quem não sabe, um capo é um grampo preso ao braço do seu violão para apertar algumas cordas, aumentando assim o tom das notas que você toca. Isso permite que os guitarristas toquem músicas em diferentes tons com maior facilidade. Se você acha que isso soa muito parecido com o que as porcas na cabeça da sua guitarra deveriam fazer, é porque é – um capo é basicamente uma porca móvel para tornar esse processo de mudança de tecla ainda mais fácil.
Uma coisa que tenho visto muitos guitarristas iniciantes ficarem confusos, no entanto, é se isso mudará o tom das teclas sem trastes. A resposta é não, eles são apenas para chaves com trastes.
Outra coisa que você deve observar é combinar capos arredondados com escalas planas. Se você não for cuidadoso, isso pode produzir um zumbido indesejado. Para evitar isso, você deve certificar-se de que o traste escolhido se encaixa no braço da guitarra.
Também direi que você precisa prestar atenção extra à ergonomia – ou, para cortar o jargão chique, a “sensação” dos trastes e do capo juntos. Muito de tocar música é ter a “sensação” certa e até mesmo o menor desconforto pode atrapalhar os intrincados movimentos dos dedos que você precisa para tocar como um profissional.
Não vá barato em capos, também. Há uma diferença entre “barato” e “barato”, e é tudo uma questão de qualidade.
Finalmente, há o fator legal muito importante! Capos são mais uma chance de mostrar sua personalidade e personalizar seu instrumento acústico legal ou poderoso machado de metal! Eu sou totalmente individualista, e a música também!
Os cinco melhores Capos de guitarra
1. G7th Performance 3 ART Capo
Vamos tirar isso do caminho agora – esses capos não vêm sem pagar um bom centavo. É verdade que US $ 55 não é muito no grande esquema das coisas, mas já que você pode obter um capo por apenas US $ 10, por que optar por este?
Simplificando, eles estão entre os melhores. Você paga pela qualidade e é difícil encontrar capos de alta qualidade para superar minha escolha G7th Performance aqui. Um dos maiores pontos de venda desses capos é a tecnologia Adaptive Radius, que - para cortar um monte de jargão - basicamente significa que eles se encaixam na curvatura de seus trastes para que você não
tem para se preocupar. Diga adeus aos ajustes e zumbidos desajeitados, porque esses capos se encaixam como uma luva. Ele pode segurar todas as seis cordas ao mesmo tempo, dando a você uma sensação uniforme nas cordas, permitindo que você aumente o tom em cada uma delas sem ter que pensar duas vezes sobre isso.
Isso é o que é realmente necessário para tocar como um verdadeiro herói da guitarra. De roqueiros a reis do país, equipes de blues e além, estrelas da guitarra de todos os tipos parecem fáceis e naturais porque não se preocupam com as pequenas coisas. Eles sabem que podem contar com seus capos como contam com suas habilidades – e você também quer poder contar.
Eu também adoro que esses capos sejam leves e muito acessíveis, tornando-os muito mais fáceis de prender em sua guitarra e usar.
2. Capo de corda de aço Shubb C1
Eu amo como esses capos são magros (tanto que eu possuo um e faço há anos). Capos levantados não são necessariamente problemáticos em si, mas são apenas mais uma distração e, na verdade, quem precisa disso enquanto joga? Esses capos permitem que você esqueça que os capos estão lá para que você possa realmente se perder na música, e é exatamente isso que um bom capo deve fazer.
Além disso, por US $ 15, não há como negar que eles são altamente acessíveis.
Melhor ainda, é fácil prender este capo ao braço da guitarra. Esta não é uma tarefa complicada, mas se você usa capos regularmente, você sabe que quer soltá-los com facilidade para que você possa colocá-los em outros pontos da guitarra para mudar o tom e as teclas com muito mais facilidade, ou para removê-los completamente. Felizmente, este é um modelo que torna incrivelmente fácil fazer exatamente isso. Tudo o que você precisa fazer é girar a alavanca e travar o capo no lugar e depois fazer o mesmo ao contrário para removê-lo. Sem barulho, sem bagunça e com toda a conveniência do mundo.
Todo o processo leva cerca de 20 segundos, o que, se você já usou capos antes, pode achar que é muito tempo. Você estaria certo, outros modelos são mais rápidos. Mas ainda é um curto espaço de tempo no grande esquema das coisas, este modelo é rápido e fácil de operar, e isso combinado com sua construção de qualidade e acessibilidade facilmente ganham um lugar aqui.
3. Planet Waves D'Addario NS Capo Pro
A coisa que eu mais amo neste modelo é que ele tem um bom design ergonômico. Você sabe o quanto eu me importo com a “sensação” de uma combinação guitarra-capo quando se trata de facilidade de tocar, e este capo de D'Addario faz um bom trabalho em capturar isso. É fino, discreto e, melhor ainda, você pode movê-lo para cima e para baixo no braço do violão com facilidade, permitindo que você permaneça totalmente imerso na “sensação” do momento da música sem ter que parar para mover o capo. Também é bastante leve, então você também não precisa se preocupar com o peso do topo da sua guitarra.
Dito isto, este modelo é destinado a guitarras com escalas arredondadas e não guitarras clássicas. Ainda assim, se você gosta deste modelo, o D'Addario oferece uma variante que também os cobre. Contanto que você saiba que este não é um capo de tamanho único e está bem com o fato de ser de plástico em vez de algo um pouco mais resistente ou mais elegante, este é um capo que pode mantê-lo no ritmo.
4. Dunlop Trigger Capo
Por outro lado, este modelo da Dunlop é bom para uso em guitarras clássicas e elétricas, então se você quiser tocar alguns adágios espanhóis ou AC/DC ou qualquer coisa entre eles, você está pronto para ir.
Este é um capo que honestamente esteve no quarteirão uma ou duas vezes antes. Não é um novo modelo, mas sim uma atualização de seu design antigo. Você pode decidir por si mesmo se valoriza esse tipo de confiabilidade ou se o vê como uma notícia antiga e deseja passar para algo novo.
Ainda assim, o próprio fato de estar aqui na minha lista dos cinco principais deve dar uma ideia de onde estou. Pode ser um pouco mais antiquado em comparação com alguns dos outros capos nesta lista, mas os clássicos nunca saem de moda, e isso é verdade no capo de gatilho da Dunlop. Tudo o que você precisa fazer é apertar o gatilho deste capo com mola para abri-lo de volta para que você possa trocar as chaves. Esse tipo de conveniência é sempre bem-vinda.
Este é outro modelo que se destina apenas a fretboards com raio, e existem opções mais avançadas por aí. Still, if you want something that’s dependable and durable, you usually can’t go wrong with Dunlop’s music offerings, and that includes this capo.
5. Ernie Ball Axis Capo
The model from Dunlop is facing stiffer competition than usual. The reason for this can be said in two words:Ernie Ball. There is a lot to love about this capo, starting with the fact that it can be used with radiused as well as classical and flat fretboards. What’s more, it remains tightly in place until you squeeze the trigger to move it up, allowing you to move it one-handed mid-song without losing that all-important “feel” for your music. If you’re looking for a more versatile capo, this is it.
Add to that its affordable price, and the wave of enthusiasm for Ernie Ball becomes clear.
There is a lot to love about these capos, and any one of them could make for a rocking selection. Which one you choose is really down to what kind of guitar you have and what type of guitar player you are and want to be – and that’s how it should be.
Music is all about expressing your individuality, and these capos represent distinct choices that can allow you to play on with distinction!
Ant questions? Just let me know in the comments below.