Em 19 de setembro de 2012, a Apple lançou o Apple Maps.
Tendo experimentado tanto sucesso com o iPhone e outros dispositivos, parecia que a Apple era imparável. Mas, no lançamento do Apple Maps, as críticas contra o aplicativo foram tão duras que até Tim Cook teve que se desculpar pelo quão mal ele foi executado.
Isso já faz quase 10 anos e nos encontramos em uma era em que, ainda assim, o Apple Maps não é considerado o principal aplicativo de orientação em dispositivos móveis.
A Apple fez a coisa certa e abriu seus aplicativos de software para permitir que as pessoas escolhessem outros aplicativos de mapas de sua preferência, sendo o mais óbvio o Google Maps, e desde que o Waze também está incluído nessa lista, também de propriedade do Google.
via GIPHY
Não há nada particularmente errado com o Apple Maps até hoje. Tem uma interface atraente. É simples. Tem tudo o que você precisa para chegar onde você precisa ir.
Os dados do mapa parecem ser precisos o suficiente, mas há uma coisa sobre o Apple Maps que me impede de usá-lo como meu dispositivo de mapeamento.
Parece óbvio usar o Apple Maps, pois estou profundamente inserido no ecossistema da Apple.
A capacidade de dizer “Ei, Siri, abra o Apple Maps” torna as coisas mais fáceis. E se você tiver o CarPlay, parece mais natural usar o Apple Maps por padrão, mesmo que você possa usar o Google Maps e o Waze.
Na verdade, para qualquer dispositivo CarPlay que eu entre e uso, a primeira coisa que instalo é o Google Maps porque confio nos dados de tráfego mais do que em qualquer outro software de GPS que usei.
Esta não é uma declaração particularmente objetiva, pois não conheço os detalhes científicos finos de como o Google e a Apple coletam seus dados de tráfego, mas estou bastante confiante no Apple Maps.
Não posso dizer quantas vezes me atrasei para um voo ou tentei atravessar o país ou uma grande cidade onde o Google me permitiu chegar na hora. E para ser sincero, nunca perdi um voo e agradeço ao Google por isso.
Agora, eu poderia dizer a mesma coisa sobre a Apple se eu a estivesse usando, mas minha reclamação número um é essa. Se você estiver dirigindo em uma cidade ou em uma área densa e densamente povoada, ou mesmo em uma estrada aberta, a grande desvantagem do Apple Maps é que ele é lento.
E quando digo lento, quero dizer que minha posição no mapa sempre parece um pouco atrás de onde estou no mundo físico. Esta sempre foi a minha reclamação nos últimos 9 anos e meio, e ainda não mudou.
Com o Google, quando estou navegando em uma cidade ou para um destino, sinto que a rua que devo ativar parece exatamente na tela quando chego a essa rua.
Com a Apple, parece um pouco com os primeiros dias dos primeiros Garmin e TomTom, onde você chega à rua, mas o mapa não o alcançou, então você não tem 100% de certeza se é realmente onde você deve virar . E um atraso de um momento significa que você perdeu aquele cruzamento e perdeu aquela curva.
Eu gostaria que o Apple Maps parecesse um pouco mais rápido e um pouco mais preciso para permitir que eu me sentisse mais confiante quando estou dirigindo em situações estressantes, sem saber para onde virar e como virar.
Seria justo dizer que se eu o usasse todos os dias, provavelmente me acostumaria com isso como parte do Apple Maps, mas a ansiedade indevida que pode me causar quando estou viajando por uma cidade de 10 milhões de pessoas dirigindo na lado errado da estrada em um carro alugado me deixa com a sensação de que o Google Maps ainda é minha primeira escolha.
Apple, se você está lendo isso, eu ficaria feliz em usar o Apple Maps se você pudesse melhorar esse recurso, o que eu só poderia explicar como um atraso na velocidade da minha localização no mapa.
E se você está perguntando, quando o Apple Maps será melhor que o Google? Não é pior agora, é apenas o atraso na interface que me mata.
Se alguém tiver pensamentos sobre isso, eu os receberia nos comentários abaixo.