Microsoft faz grandes avanços, é suficiente para vencer o chip M1?
M1 Macbook vs. Microsoft Surface. Qual deles sairá como o vencedor?
MacBooks e laptops de superfície são máquinas de ponta que ostentam uma variedade de recursos. Mas só pode haver um vencedor nesta batalha dos gigantes.
Ao longo dos anos, cada nova versão do Surface se aproxima da velocidade e do desempenho dos MacBooks. Mas agora a Apple lançou o chipset M1, que pode vir a ser um divisor de águas.
Preço
Em primeiro lugar, tanto o Macbook M1 quanto o Surface 4 custam o mesmo. Portanto, você não economizará muito dinheiro optando por qualquer modelo de laptop.
Ambos têm um preço inicial de cerca de um mil. Os preços aumentam com especificações aprimoradas, como maior RAM, mais núcleos de GPU e poder de processamento.
O Surface 4 top de linha tem 16 GB de RAM e SSD de 512 GB por cerca de US$ 1.700.
Mas o melhor modelo de Macbook M1 possui 16 GB de RAM e SSD de 1 TB por cerca de US$ 1.650.
Bottom Line – Os preços iniciais são mais ou menos idênticos. Mas com os modelos top de linha, o Macbook M1 ganha com seu SSD de 1 TB, que tem o dobro da capacidade do Surface 4 mais potente (SSD de 512 GB). O preço deste Macbook M1 também é $ 50 mais baixo, se isso importa.
Projeto
O Macbook e o Surface são laptops ultraportáteis que são notavelmente finos para sua potência. As molduras para ambos são justas o suficiente, mas poderiam ser mais finas.
O Macbook, assim como o Surface, possuem um chassi de alumínio premium. No entanto, o Surface oferece mais opções de cores do que o Macbook. Na compra de um Surface 4, pode escolher entre o vibrante tom Sandstone ou o acabamento Ice Blue. Se preferir, pode optar pelo suave e confortável deck Alcantara.
O Macbook, por outro lado, tem os acabamentos Prata, Cinza Espacial e Dourado. Os fãs gostariam de ver mais variedade. A Apple provavelmente adicionará mais opções de cores no próximo modelo de Macbook.
Pode-se concluir que o Surface possui um design melhor graças às suas opções de cores mais ricas.
Portas
Você encontrará 2 portas Thunderbolt no lado esquerdo do Macbook. No entanto, o Surface 4 não possui portas Thunderbolt.
Graças às suas portas Thunderbolt, o Macbook se destaca com seu poder de carregamento e taxa de transferência de dados incomparáveis.
O Thunderbolt possui capacidade de energia de 100 watts e taxa de transferência de dados de 40 Gb/s.
Isso é muito superior à porta USB 3.1 muito mais modesta do Surface 4.
O Macbook é o vencedor claro no que diz respeito às portas.
Exibir
O Surface e o Macbook têm telas maravilhosas que fornecem imagens vívidas de tirar o fôlego, esteja você assistindo a filmes, jogando ou navegando na web.
A tela do Macbook mede 13,3 polegadas com uma tela retina de resolução de 2560 x 1600 e uma proporção de 16:9.
A tela do Surface 4, por outro lado, mede 13,5 polegadas combinada com uma resolução de 2256 x 1504 e proporção de 3:2.
Claramente, o Macbook tem melhor resolução e sua tela Retina é de primeira classe. No entanto, alguns podem ter preferência pela proporção 3:2 do Surface 4.
Se você não tiver problemas com a proporção de aspecto 16:9 bastante desatualizada do MacBook, esse modelo se destaca com sua resolução mais alta e tela Retina.
Mas o Surface tem um excelente recurso que o Macbook não possui. A tela é habilitada para toque. Há também uma caneta para maior precisão ao usar a tela sensível ao toque altamente responsiva do Surface 4.
Por algum motivo conhecido por si mesma, a Apple se recusa a implantar telas sensíveis ao toque em MacBooks.
Touchpad e teclado
Os fãs da Apple podem suspirar de alívio que o duvidoso teclado Butterfly foi substituído pelo testado e testado teclado estilo Chiclet.
No entanto, o Surface 4 ainda possui um teclado mais confortável.
O clique altamente tátil do teclado do MacBook certamente é bom. No entanto, as teclas do Macbook parecem mais rígidas do que as teclas do Surface. As teclas do MacBook requerem uma força de atuação maior em comparação com o Surface.
Quase não há diferença no deslocamento da chave. Ambos são aproximadamente iguais.
Você encontrará resultados ligeiramente melhores para o Surface em testes de digitação, graças às suas teclas saltitantes e força de atuação mais leve. Portanto, você pode concluir que o Surface tem o melhor teclado.
O Macbook tem um touchpad de tamanho grande de 4,7 x 3,2 polegadas. A superfície do trackpad é suave e sedosa, devido à qual você tem um bom controle. O touchpad responde com precisão a gestos e toque.
Você pode dizer mais ou menos o mesmo para o Surface, exceto que seu touchpad é um pouco menor em 4,5 x 3 polegadas. O touchpad do Surface é igualmente suave, preciso e responsivo.
Graças ao teclado mais confortável que requer menos força de atuação, o Surface aqui supera o MacBook.
Desempenho
O chipset M1 é realmente um divisor de águas. Quando a Apple anunciou que o chipset M1 seria o mais rápido e econômico do mercado, eles não estavam exatamente brincando. O incrível poder de processamento e velocidade do M1 é verdadeiramente sem precedentes. Mas, apesar de seu processamento, ainda não requer um ventilador para resfriamento.
O pessoal da Apple estava certo quando afirmou que o M1 não é uma atualização, mas sim um avanço.
Como você já deve ter adivinhado, o M1 supera o Surface Intel i7 por uma grande margem. A pontuação Geekbench 5 do Surface está em cerca de 4800. Em contraste, o M1 deixa o Surface na poeira com sua pontuação Geekbench 5 de 7600.
O Macbook é o vencedor claro na frente de desempenho. Veja como essa vantagem de desempenho se traduz em aplicativos do mundo real.
Enquanto o Surface requer cerca de 17 minutos para converter um vídeo de 4K para 1K, o MacBook leva pouco mais de 9 minutos para fazer o mesmo trabalho.
O SSD Surface pode ser mais rápido que as versões anteriores do modelo de laptop. Mas mesmo assim, não é nem de longe tão rápido quanto o MacBook. O Surface SSD pode duplicar arquivos multimídia de 25 GB a mais de 560 MBps. No entanto, o MacBook Air SSD tem 2800 MBps extremamente rápidos.
Ambos os modelos fazem uso de gráficos integrados. Quando testados para Civilization VI:Gathering Storm, ambos os laptops foram iguais. O MacBook conseguiu 37 quadros por segundo muito decentes na configuração gráfica de 1440 × 900, enquanto o Surface atingiu 30 quadros por segundo com resolução de 1K.
Bateria
Ambas as baterias têm tempos de bateria muito respeitáveis. Mas a bateria do MacBook está em uma liga própria. Ao navegar na Internet usando Wi-Fi com brilho de 150 nits, a bateria do MacBook dura mais de quatorze horas e meia.
O Surface, por outro lado, consegue mais de dez horas e meia, o que é bastante bom.
Apesar do desempenho decente da bateria do Surface, fica claro que o MacBook está muito à frente.
Veredicto
Parece que o MacBook é o vencedor claro com sua velocidade de processador estelar, duração da bateria, velocidade do SSD, melhores gráficos e portas Thunderbolt.
Não é que o Surface seja lento. Em vez disso, é bastante rápido e funciona de acordo com as expectativas, assim como um laptop premium deveria. Mas o MacBook supera as expectativas por uma margem enorme.
Por que o MacBook vence
O segredo do sucesso do MacBook é seu chipset M1 desenvolvido internamente. Esta fantástica peça de hardware é mais do que apenas outro chipset marginalmente mais rápido no mercado. É pura magia.
Isso pode parecer um exagero, mas a verdade é que o M1 está em uma liga própria. Nenhum outro chipset pode chegar perto, muito menos igualar seu desempenho.
A Apple disse que o M1 MacBook não é uma atualização. Em vez disso, é um avanço. O M1 representa um salto gigante no universo da Apple. Ele interrompeu completamente o mercado de PCs com seu desempenho superior.
Os fãs da Apple estão animados e satisfeitos em executar seus aplicativos para iPad e iPhone diretamente em seus Macs. A grande vantagem aqui é que os fãs da Apple finalmente obtêm visualização de desktop para seus aplicativos iOS. A boa notícia é que a maioria desses aplicativos iOS suporta o uso do trackpad e do mouse. Eles também têm outros recursos desejáveis embutidos, como a barra de menus e janelas redimensionáveis. Esses são apenas alguns dos benefícios que o chip M1 oferece ao público da Apple. Mas os benefícios não terminam aqui; eles estão apenas começando.
O chipset M1 é conhecido como SOC ou sistema único em um chip. Isso significa que todos os chips, incluindo os de processamento, memória e segurança, são integrados em uma plataforma física. Antes disso, esses chips eram separados.
Essa integração ou unificação levou a aumentos sem precedentes no desempenho, velocidade e duração da bateria. E o mais incrível é que o consumo de energia é baixo, apesar da imensa potência. A Apple se gaba de que o chip M1 consome apenas um quarto da energia que os chips comuns consomem para fornecer o mesmo nível de energia.
A Apple conseguiu empacotar incríveis 16 bilhões de transistores no M1 SoC. Este é de longe o maior número que a Apple já colocou em seus chips.
A arquitetura de memória unificada é responsável pela memória de baixa latência e alta largura de banda. Na verdade, a Apple reinventou o conceito de como as RAMs funcionam para aumentar o desempenho.
Os gráficos são um fator chave a considerar ao comprar um laptop. No M1, o chipset integrado gerencia todas as operações gráficas em uma plataforma. O benefício óbvio disso é que não há mais a necessidade de um processador separado que consumirá muita energia. Esse fator confere ao M1 um enorme aumento de desempenho em relação a outros chips de ponta.
O mecanismo neural contido no M1 é outra maravilha de se ver. Dizer que seu desempenho é excelente seria um eufemismo. O mecanismo neural esmaga 11 trilhões de operações a cada segundo, o que é muito superior aos 5 trilhões de operações por segundo do chipset iPhone 12. Isso significa que o desempenho de aprendizado de máquina do M1 é incomparável.
Como os geeks de computador sabem muito bem, o poder de processamento excepcional pode vir à custa da vida útil da bateria. Mas o M1 também se destaca nessa frente. O SoC altamente integrado oferece alto desempenho enquanto consome muito menos energia.
A saída de calor é tão baixa que o M1 possui um design sem ventoinha. Isso soa incrível, considerando o alto desempenho de processamento.
O M1 supera os Macs anteriores com tecnologia Intel. Há uma diferença marcante no desempenho entre os laptops Apple baseados em M1 e Intel, como mostrado pelo Geekbench e outras pontuações de benchmark de desempenho.
O que diferencia o M1 é seu design exclusivo baseado em RISC que se baseia no conjunto de instruções ARM. Isso implica que o M1 está muito mais próximo dos chips ARM encontrados em tablets e smartphones do que os chips usados em laptops e computadores de mesa. Este fato torna o M1 bastante incomum.
O M1 não é apenas o processador que você está acostumado. Em vez disso, é um sistema abrangente em um chip. Ao contrário de outros computadores, todos os componentes do M1 são integrados em uma plataforma unificada. Isso contrasta com computadores comuns onde componentes individuais são instalados em diferentes partes da placa-mãe. Assim, o M1 integra perfeitamente o processador de sinal de imagem, controlador SSD, enclave seguro e a memória unificada em um chipset.
Desmontando o Macbook M1
O M1 tem os seguintes componentes especializados instalados nele.
- Unidade Central de Processamento – Este processador alimenta a maior parte do código encontrado em aplicativos e no sistema operacional.
- Unidade de processamento gráfico – Gerencia todas as tarefas relacionadas a gráficos, como jogos 3D e os gráficos da interface do usuário do aplicativo.
- Unidade de processamento de imagem – Acelere várias tarefas comumente executadas por aplicativos de processamento de imagem.
- Processador de sinal digital – Executa tarefas matematicamente intensivas, como descompactar arquivos multimídia.
- Unidade de processamento neural – Este processador exótico é um componente chave em smartphones premium de última geração que funcionam com processamento de câmera, reconhecimento de voz e outras tarefas de IA.
- Codificador/decodificador de vídeo – Executa conversões de arquivos multimídia com alta potência e eficiência
- Enclave seguro – Gerencia segurança, autenticação e criptografia.
- Memória unificada – Facilita a troca rápida de informações entre GPU, CPU e núcleos restantes em alta velocidade e eficiência.
Resumo – M1 MacBook vs Surface
O MacBook ganha com seu desempenho incomparável. O dispositivo exótico possui uma arquitetura única que mudou para sempre a face da computação. Outros computadores ainda não são páreo para ele.