Quando você está usando um telefone sem fone de ouvido, a possibilidade de obter qualidade de áudio sem perdas é quase impossível. A única solução é um AMP DAC portátil com o tamanho de um dongle. Esses pequenos gadgets podem não parecer muito, mas estão repletos de tecnologia e oferecem uma experiência de áudio superior aos fones de ouvido básicos. Além disso, você pode construir um DAC/amp portátil barato sozinho.
Como criar um DAC AMP portátil
Vamos construir um modesto amplificador de fone de ouvido faça você mesmo. Não é o projeto mais simples concebível, pois foi desenvolvido com foco em tamanho e desempenho. O melhor DAC/amp portátil deve ter uma corrente de saída máxima de 90 mA a 7 volts RMS.
- Ferramentas necessárias
- Ferro de solda
- Pasta de solda
- Multímetro
- Pinças (não magnéticas).
- Lupa ou microscópio
- Álcool
Fora isso, você precisará de alguns capacitores micro F e pequenas resistências. Obtenha um conector USB de boa qualidade, interruptor de alimentação e dois amplificadores operacionais.
Leia mais: Melhores fones de ouvido para jogos com abertura traseira - com e sem microfone
Colocando os componentes
Para facilitar seu trabalho, você deve montar todos os ICs primeiro na caixa de metal para fazer o melhor amplificador de fone de ouvido portátil. Depois disso, você precisa lidar com todos os grandes componentes, um por um.
Conector USB
Como a conexão é o aspecto mais desafiador do projeto, é um excelente ponto de partida. Aplique um pouco de pasta de solda nas almofadas ou, se estiver usando fio de solda, pré-tinte as almofadas com a menor quantidade de solda possível.
Estágio de ganho
Depois de montar cuidadosamente a conexão de alimentação, começarei com o estágio de ganho, pois é o componente principal da placa e contém a maioria dos recursos. O estágio de ganho aumenta o sinal. Além disso, ele filtra o ruído do sinal que pode causar mau funcionamento do dispositivo, como as frequências de rádio.
Você deve começar posicionando o amplificador operacional, garantindo que ele esteja orientado corretamente. Embora a soldagem por arrasto seja geralmente a maneira mais simples para os CIs, o passo dos pinos desses amplificadores operacionais é grande o suficiente para que a soldagem de um pino de cada vez seja simples.
Estágio de buffer
O estágio de buffer pega o sinal aprimorado do estágio de ganho e o alimenta nos fones de ouvido. Em essência, é um amplificador de ganho zero. Como resultado, não pode dar ganho de tensão, mas pode gerar um ganho de corrente. Isso é particularmente crítico ao utilizar fones de ouvido de baixa impedância.
Cada canal certamente tem um estágio de buffer que consiste em dois amplificadores operacionais paralelos. Devido à operação paralela dos amplificadores operacionais, o amplificador pode gerar mais corrente para os fones de ouvido do que um amplificador operacional mono.
Energia e interruptor de alimentação
Depois de completar a rota do sinal, é hora de enfrentar a parte de energia. Você deve começar com o LED de indicação [D1] e o resistor que é um resistor limitador. Na minha experiência, LEDs com uma corrente nominal de 20 mA normalmente são muito brilhantes.
Por fim, há o interruptor de alimentação. Isso deve ser instalado por último, pois é um componente de orifício e as pernas podem fazer com que a placa oscile após a instalação.
Leia mais: Sony LinkBuds WF-L900:Aqui está o que o TWS vazado em forma de rosquinha é tudo
Imagens:iFi Audio