Imagem térmica funciona detectando a radiação infravermelha emitida por todos os objetos com temperatura acima do zero absoluto. A intensidade da radiação infravermelha é proporcional à temperatura do objeto, o que significa que imagens térmicas podem ser utilizadas para visualizar distribuições de temperatura em tempo real.
O princípio básico da imagem térmica é que a temperatura da superfície de um objeto é diretamente proporcional à quantidade de energia infravermelha que ele emite. Isso significa que um objeto com temperatura superficial mais alta emitirá mais energia infravermelha do que um objeto com temperatura superficial mais baixa.
As câmeras termográficas usam uma lente para focar a energia infravermelha emitida por um objeto em um detector. O detector é composto por muitos pequenos pixels, cada um dos quais gera um sinal elétrico proporcional à quantidade de energia infravermelha que recebe. Esses sinais elétricos são então convertidos em uma imagem térmica, mostrando a distribuição de temperatura do objeto que está sendo visualizado.
A imagem térmica tem uma variedade de aplicações, incluindo:
- Encontrar pessoas ou animais desaparecidos
- Encontrar pontos quentes em sistemas elétricos
- Inspecionar edifícios quanto à eficiência energética
- Diagnosticar condições médicas
- Aplicações militares e de segurança