>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> Microscópios

É possível testar um diodo com multímetro?

Sim, um multímetro pode ser usado para testar um diodo. Aqui estão as etapas sobre como testar um diodo usando um multímetro:

1. Coloque o multímetro no modo de teste de diodo. Este modo geralmente é indicado por um símbolo que lembra um diodo (um triângulo com uma linha atravessando-o).
2. Conecte a ponta de prova positiva do multímetro ao ânodo do diodo e a ponta de prova negativa ao cátodo do diodo. O ânodo é o terminal do diodo conectado ao semicondutor tipo P, e o cátodo é o terminal conectado ao semicondutor tipo N.
3. O multímetro exibirá uma leitura de tensão. Esta leitura de tensão deve ser aproximadamente igual à tensão de polarização direta do diodo. Se a leitura da tensão for muito superior ou inferior ao valor esperado, pode indicar que o diodo está danificado.
4. Inverta as pontas de prova e conecte a ponta de prova positiva do multímetro ao cátodo do diodo e a ponta de prova negativa ao ânodo. O multímetro deve exibir uma resistência muito alta ou uma leitura “OL”. Isso indica que o diodo está polarizado reversamente e não conduz corrente.

Seguindo estas etapas, você pode usar um multímetro para testar um diodo e determinar se ele está funcionando corretamente.