>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> night Vision

O que é comparação com o céu cinza?

Comparação com céu cinza , uma invenção do artista japonês Katsushika Hokusai, é um fenômeno no qual a intensidade da sombra percebida varia com o brilho do solo circundante. Em outras palavras, quanto mais escuro o solo, mais brilhante parece ser a sombra. Este efeito pode ser visto em muitas das paisagens de Hokusai, nas quais as sombras projetadas pelas árvores e edifícios parecem ser muito mais brilhantes do que as sombras projetadas pelos mesmos objetos em ambientes mais escuros.

A razão para este efeito é que o nosso cérebro percebe o brilho de um objeto em relação ao brilho do seu entorno. Quando a área circundante está escura, o nosso cérebro compensa isso percebendo o objeto como sendo mais brilhante do que realmente é. Por outro lado, quando a área circundante é clara, o nosso cérebro compensa percebendo o objeto como sendo mais escuro do que realmente é.

O efeito Comparação de céu cinza pode ser usado para criar uma sensação de profundidade e perspectiva em uma pintura de paisagem. Ao escurecer o solo, Hokusai conseguiu fazer com que as sombras parecessem mais próximas do observador, criando uma sensação de profundidade e atmosfera.

Aqui está uma analogia simples para ilustrar o efeito:
1- Apague as luzes do seu quarto.
2- Sente-se em sua mesa e coloque a mão na sua frente. Sua mão deve estar na frente de um fundo escuro, criado pela sua sala.
3- Agora, levante a mão em direção ao teto e segure-a contra o fundo mais claro do teto branco.

Quando sua mão estiver na frente do fundo escuro, ela parecerá mais escura do que quando estiver na frente do fundo claro. Isso ocorre porque seu cérebro compensa a diferença de brilho percebendo a mão como mais brilhante quando está na frente do fundo escuro e mais escura quando está na frente do fundo claro.

Comparação Gray Sky é um fenômeno óptico interessante e útil que pode ser usado para criar uma sensação de profundidade e perspectiva na pintura de paisagem.