Galáxias são vastos sistemas de estrelas, gás, poeira e matéria escura que são mantidos unidos pela gravidade. Nossa galáxia, a Via Láctea, é uma entre bilhões de galáxias no universo. As galáxias vêm em uma variedade de formas e tamanhos e são classificadas de acordo com sua aparência visual.
O tipo mais comum de galáxia é a galáxia elíptica. As galáxias elípticas são redondas ou ovais e têm uma distribuição suave e uniforme de estrelas. O próximo tipo mais comum de galáxia é a galáxia espiral. As galáxias espirais têm um bojo central brilhante de estrelas rodeado por um disco plano e giratório de estrelas e gás. A Via Láctea é uma galáxia espiral.
Outros tipos de galáxias incluem galáxias irregulares, que não têm forma regular, e galáxias anãs, que são pequenas galáxias que contêm apenas alguns bilhões de estrelas.
As galáxias não estão distribuídas uniformemente por todo o universo. Eles são frequentemente encontrados em aglomerados e superaglomerados, que são grandes grupos de galáxias mantidas unidas pela gravidade. A Via Láctea faz parte do Grupo Local de galáxias, que também inclui a Galáxia de Andrômeda e a Galáxia do Triângulo.
O universo está em constante expansão e as galáxias estão se afastando umas das outras a uma taxa cada vez maior. Isto significa que o Universo está a tornar-se menos denso e que as galáxias estão a tornar-se mais distantes umas das outras ao longo do tempo.
Os astrónomos acreditam que o Universo tem cerca de 13,8 mil milhões de anos. As primeiras galáxias formaram-se cerca de 1 bilhão de anos após o Big Bang, que foi o evento que criou o universo. As galáxias têm evoluído desde então e continuarão a evoluir até o fim dos tempos.