O enorme desvio para o vermelho dos quasares diz-nos que se estão a afastar de nós a velocidades extremamente elevadas. O desvio para o vermelho é uma medida de quanto a luz de um objeto é deslocada em direção à extremidade vermelha do espectro e é causado pelo efeito Doppler. O efeito Doppler afirma que o comprimento de onda da luz de um objeto que se afasta de nós é esticado, fazendo com que pareça mais vermelho.
O desvio para o vermelho dos quasares é tão grande que só pode ser explicado se eles se afastarem de nós a velocidades próximas da velocidade da luz. Na verdade, alguns quasares têm desvios para o vermelho que indicam que estão se afastando de nós a velocidades superiores à velocidade da luz. Isto não é possível de acordo com a teoria da relatividade, que afirma que nenhum objeto pode viajar mais rápido que a velocidade da luz. No entanto, pensa-se que o desvio para o vermelho dos quasares pode ser causado pela expansão do Universo, que está em aceleração.
A expansão do universo está fazendo com que a distância entre as galáxias aumente com o tempo. Isto significa que a luz das galáxias distantes é esticada, fazendo com que pareça mais vermelha. Pensa-se, portanto, que o desvio para o vermelho dos quasares é o resultado da expansão do Universo e diz-nos que os quasares estão localizados muito longe de nós.