Os astrônomos falam sobre olhar para trás no tempo ao observar galáxias distantes porque a luz que detectam dessas galáxias viaja pelo espaço há milhões ou até bilhões de anos. Isto significa que a luz que os astrónomos observam hoje foi emitida por essas galáxias há muito tempo, pelo que estão essencialmente a ver um instantâneo da galáxia tal como existia naquela altura.
Por exemplo, se um astrónomo observa uma galáxia que está a 10 milhões de anos-luz de distância, a luz que está a detectar foi emitida por essa galáxia há 10 milhões de anos. Como resultado, o astrônomo está vendo a galáxia como ela era há 10 milhões de anos, dando um vislumbre do passado.
Este conceito é um princípio fundamental em astronomia e cosmologia e permite aos cientistas estudar a evolução das galáxias, das estrelas e do universo como um todo. Ao observar galáxias distantes, os astrónomos são essencialmente capazes de olhar para trás no tempo e estudar as várias fases da história cósmica, fornecendo informações sobre a formação e desenvolvimento do Universo.