>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> telescópios

Como podem as observações sobre o Universo ser tão exactas quando praticamente toda a luz necessária para fazer estas observações estava a menos de 200 anos de distância no momento em que a observação cuidadosa começou?

O universo é muito, muito maior do que a distância que a luz percorreu desde o início de observações cuidadosas. A luz viaja a uma velocidade finita, então a luz que vemos de objetos distantes já viaja há muito tempo. Por exemplo, a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar até nós, e a luz da estrela mais próxima, Proxima Centauri, leva cerca de 4,2 anos para chegar até nós.

Usando telescópios, os astrônomos podem ver objetos que estão muito mais distantes. Os objetos mais distantes que podemos ver são os quasares, que são alimentados por buracos negros supermassivos. Alguns quasares estão tão distantes que a sua luz viaja há milhares de milhões de anos.

Embora não possamos ver diretamente o universo desde o início dos tempos, podemos aprender muito sobre a sua evolução estudando a luz de objetos distantes. Isto ocorre porque a luz que vemos destes objetos foi emitida há muito tempo e, portanto, pode nos informar sobre as condições do universo no momento em que foi emitida.

Ao estudar a luz de objetos distantes, os astrônomos aprenderam muito sobre o universo. Sabemos que o universo está se expandindo e evoluindo e que vem passando por uma série de mudanças ao longo do tempo.