>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> telescópios

Por que você consegue ver estrelas que talvez não existam mais?

A velocidade da luz é finita. Isso significa que quando você olha para uma estrela, você vê a luz que foi emitida pela estrela há algum tempo. Este atraso de tempo é proporcional à distância até a estrela. Por exemplo, se uma estrela está a 100 anos-luz de distância, você está vendo a luz que foi emitida pela estrela há 100 anos.

Como resultado da velocidade finita da luz, podemos ver estrelas que podem não existir mais. Se a estrela estiver a 100 anos-luz de distância, ainda poderemos ver a luz que foi emitida pela estrela há 100 anos, mesmo que a estrela já tenha morrido.

Este fenômeno é chamado de “tempo de retrospectiva”. É a quantidade de tempo que passou desde que a luz foi emitida pela estrela e o tempo que vemos a luz.

O tempo de retrospectiva pode ser usado para estudar a história do universo. Ao observar estrelas que estão a distâncias diferentes de nós, podemos ver como o universo mudou ao longo do tempo.

O tempo de retrospectiva também é um lembrete de que vivemos no passado. Estamos vendo o universo como era no passado e não como é no presente.