A constelação de Andrômeda é visível no céu noturno desde o final do verão até o início do inverno no Hemisfério Norte. É melhor visualizado em novembro, quando atinge seu ponto mais alto no céu. A constelação tem o nome da princesa mitológica Andrômeda, que foi acorrentada a uma rocha como sacrifício a um monstro marinho. Ela foi resgatada pelo herói Perseu, que matou o monstro e libertou Andrômeda.
Andrômeda é uma grande constelação que cobre uma área de 722 graus quadrados. É a 23ª maior constelação do céu. Andrômeda contém várias estrelas brilhantes, incluindo Alpheratz, Mirach e Sirrah. Alpheratz é a estrela mais brilhante da constelação e está localizada no topo de Andrômeda. Mirach é a segunda estrela mais brilhante da constelação e está localizada na cintura de Andrômeda. Sirrah é a terceira estrela mais brilhante da constelação e está localizada aos pés de Andrômeda.
Andrômeda também abriga várias galáxias, incluindo a Galáxia de Andrômeda (Messier 31), a Galáxia do Triângulo (Messier 33) e a Galáxia Catavento (Messier 101). A Galáxia de Andrômeda é a grande galáxia mais próxima da Via Láctea e está a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância. A Galáxia do Triângulo é a terceira maior galáxia do Grupo Local de galáxias e está a cerca de 2,7 milhões de anos-luz de distância. A Galáxia Catavento é uma galáxia espiral que fica a cerca de 21 milhões de anos-luz de distância.
Andrômeda é uma constelação linda e fascinante que vale a pena explorar. É o lar de algumas das estrelas, galáxias e nebulosas mais brilhantes do céu.