As galáxias não estão estacionárias, elas estão se movendo pelo espaço. O universo está se expandindo e as galáxias estão se afastando umas das outras. Esta expansão está a acelerar, o que significa que as galáxias estão a afastar-se umas das outras a um ritmo crescente.
O movimento das galáxias não é aleatório. As galáxias estão se movendo em grupos e aglomerados, e esses grupos e aglomerados estão se movendo em superaglomerados maiores. As maiores estruturas do universo são filamentos de galáxias, que são vastas paredes de galáxias que se estendem por bilhões de anos-luz.
O movimento das galáxias é influenciado pela gravidade. As galáxias são atraídas umas pelas outras pela gravidade, e esta atração faz com que se movam em grupos e aglomerados. A expansão do universo também é influenciada pela gravidade, e pensa-se que a expansão do universo é impulsionada por uma força misteriosa chamada energia escura.
O movimento das galáxias é um fenômeno complexo e fascinante. É uma área chave de investigação em astrofísica e está a ajudar-nos a compreender a natureza do universo.