Comprimento de onda é uma medida da distância entre dois picos ou vales sucessivos de uma onda. Geralmente é medido em metros ou nanômetros (nm). O comprimento de onda de uma onda é inversamente proporcional à sua frequência, o que significa que quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência.
O comprimento de onda é uma característica importante das ondas porque determina como elas interagem com os objetos. Por exemplo, o comprimento de onda da luz determina a cor que vemos. Quanto menor o comprimento de onda, maior será a energia da luz e mais azul ela parecerá. Quanto maior o comprimento de onda, menor será a energia da luz e mais vermelha ela parecerá.
O comprimento de onda também desempenha um papel nas ondas sonoras. O comprimento de onda de uma onda sonora determina seu tom. Quanto menor o comprimento de onda, maior o tom. Quanto maior o comprimento de onda, mais baixo será o tom.
Em geral, o comprimento de onda é uma medida útil do tamanho e comportamento das ondas. É usado em uma ampla variedade de aplicações, desde óptica até acústica.